PS5 pode ter retrocompatibilidade com PS3, PS2 e PS1, aponta rumor

Rumores indicam que o PS5 pode usar tecnologia de máquina virtual para rodar jogos das gerações mais antigas.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

A Sony já revelou vários detalhes sobre o seu novo console, o Playstation 5 (PS5), incluindo informações técnicas, características do seu novo controle e até mesmo uma lista de jogos novos exclusivos que serão lançados para ele. No entanto, parece que as novidades ainda não acabaram, pois rumores indicam que o novo videogame da empresa pode oferecer retrocompatibilidade com jogos do PS1, PS2 e PS3.

Leia também: Jogos do PS5: veja os games exclusivos anunciados para o console

Playstation 5 é o novo console da Sony. (Foto: Divulgação/Sony)
Playstation 5 é o novo console da Sony. (Foto: Divulgação/Sony)

O rumor veio de um usuário do Twitter, chamado Renka_schedule, que publicou uma patente registrada pela Sony que mostra que jogos dos consoles antigos da fabricante poderão ser emulados via nuvem.

A publicação está em japonês, mas várias pessoas já traduziram os pontos mais importantes, por exemplo a parte em que é citado que “um grande número de jogos do PS1/PS2/PS3 e várias gerações de consoles podem ser armazenadas e usadas pela biblioteca de jogos em nuvem”.

De acordo com a patente, a Sony iria realizar essa retrocompatibilidade por emulação em máquina virtual, um processo que consiste no console conseguir emular todas as configurações e ambiente de códigos dos modelos anteriores, mesmo sem ter um hardware específico para eles. A ideia é que, como descrito no documento, “os games executem em uma máquina virtual que imita o sistema operacional associado a cada console”.

Desenho dos consoles antigos sendo emulados em diferentes telas. (Foto: Divulgação/Twitter/Renka_schedule)
Desenho dos consoles antigos sendo emulados em diferentes telas. (Foto: Divulgação/Twitter/Renka_schedule)

Caso seja verdade, o PS5 irá melhorar um dos pontos que foi duramente criticado pelos fãs, principalmente ao comparar com o Xbox Series X, que terá retrocompatibilidade com todos os jogos do Xbox One e títulos do Xbox 360 e Xbox que rodem no One. Ao anunciar o PS5, a Sony revelou que ele será compatível com pelo menos 100 jogos, mas apenas do PS4.

A empresa ainda não se manifestou sobre os rumores dessa nova tecnologia de retrocompatibilidade. O PS5 será lançado no natal de 2020, mas ainda sem preço ou uma data exata divulgada.

Leia também: