Duas mãos masculinas segurando um PSP preto em close

PSP: preço e análise para você saber se ele vale a pena em 2021

O PSP, console portátil com mais de 15 anos, ainda chama a atenção de quem procura um videogame para levar aonde quiser

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Está procurando um videogame portátil para levar seus jogos com você aonde quiser? Existem algumas boas opções no mercado, e com certeza você já ouviu falar no PlayStation Portable, popularmente conhecido como PSP. O console foi lançado em 2004 e, com mais de 15 anos de mercado, tinha como concorrento direto o famoso Nintenso DS.

O PSP tem os gráficos semelhantes aos do PS2 e possui recursos como Wi-Fi, toca áudios em MP3 e vídeos em MP4 e Universal Media Disc (UMD). A tela do aparelho é de 4,3 polegadas, widescreen e possui boa definição e uma luminosidade que permite boa visualização da tela mesmo em ambientes ensolarados.

Estima-se que foram vendidos 80 milhões de unidades pelo mundo, e o console portátil ainda está no radar de muitas pessoas que procuram um videogame para levar consigo. Mesmo com PS Vita lançado como sucessor em 2012, quer saber se adquirir um PSP ainda vale a pena? Confira na nossa análise a seguir!

PSP: preço

PSP preto e cabo em mesa de madeira
PSP Go é versão tela retrátil, uma das cinco lançadas pela Sony (Foto: Divulgação/Shutterstock)

A principal desvantagem de se ter um videogame antigo já sabemos: não se tem um catálogo atualizado de jogos. Porém, há uma recompensa: o preço. O tempo deixa o videogame mais barato, o que nem sempre é uma regra, devido à atual alta do dólar, mas geralmente os valores costumam a ser amigáveis.

Outro fator é que, em tempos de alta nos valores dos produtos eletrônicos, as condições financeiras podem não estar favoráveis para aquisição de um console mais atual, então resta a recorrer a boas opções mais antigas.

PSP: versões

Devido ao tempo de mercado, o PSP possui diversas versões. A primeira delas foi a de lançamento, conhecida como PSP 1000 que é a única versão com 16GB de memória RAM. Em 2007, foi lançado o PSP 2000, que é mais fino e mais leve que a primeira versão e tem 32GB de memória RAM, assim como as versões posteriores.

Em 2008, veio o PSP 3000 e, em 2009, o PSP Go. A última versão a ser lançada foi o PSP E1000 em 2011. Apenas as versões Go e E1000 possuem memória interna de 16GB. Os modelos 1000, 2000 e 3000 são compatíveis com Memory Stick Duo e PRO Duo de até 64GB, enquanto só no PSP Go é possível utilizar o Memory Stick Micro M2 de até 16GB.

Jogos de PSP

Pilha com sete jogos de PSP
A mídia utilizada no PSP é a UMD (Universal Media Disc) e foi criada exclusivamente para o portátil (Foto: Shutterstock)

O PSP tem uma lista de jogos memoráveis e alguns que entraram no hall de clássicos exclusivos da Sony como o Metal Gear Solid: Peace Walker e God of War: Chains of Olympus. Segue uma lista de jogos para PSP que valem a atenção:

  • Kindgom Hearts: Birth by Sleep;
  • Monster Hunter Freedom;
  • Gran Turismo;
  • Patapon;
  • Crisis Core: Final Fantasy VII;
  • Grand Theet Auto: Liberty City Stories.

O acesso à PlayStation Store (PSN) foi encerrado em março de 2016, então é preciso ter mente que todos os jogos precisam ser adquiridos em versão física.

Conclusão

Pode parecer estranho adquirir um console que já foi lançado há mais de 15 anos, mas, sendo o console um portátil e com uma boa biblioteca de jogos disponíveis, ainda vale a pena, dependendo do preço. O PSP tem recursos interessantes ainda hoje, como a conexão Wi-Fi, por exemplo. Com o alto preço dos produtos eletrônicos atualmente, vale considerar comprar videogames mais antigos para garantir horas de diversão.

Mesmo com o PS Vita lançado depois, o PSP não deixou de ser uma boa opção, visto que a lista de jogos é boa e conta com alguns que viraram clássicos das franquias da Sony. Se você está procurando um console portátil para curtir no transporte ou nas horas de folga fora de casa, o PSP ainda é uma boa opção.