Zoom indica em Console de Video Game

Qual o melhor Call of Duty: Modern Warfare 2 ou Black Ops?

A disputa entre duas versões do clássico de guerras.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A série Call of Duty tem acumulado sucesso atrás de sucesso na última década com seus jogos de tiro em primeira pessoa. Tendo primeiraramente apostado na Segunda Guerra Mundial como tema, desde 2007 vem se baseando em conflitos bélicos mais atuais para seus jogos, ainda que os enredos falem sobre guerras fictícias. Call of Duty: Modern Warfare 2 foi o segundo dessa nova fase, tendo gerado uma sequência que bateu recordes de vendas em 2009. 2010 foi a vez de Call of Duty: Black Ops quebrar o novo recorde.

  Call of Duty: Modern Warfare 2 Call of Duty: Black Ops
Enredo    
Jogabilidade    
Partidas Online    
Conteúdo Adicional    

Enredo

Call of Duty: Modern Warfare 2 continua o enredo do primeiro game. Em 2016, Rússia e Estados Unidos travam uma guerra que utiliza várias cidades do mundo como palco de batalha, inclusive o Rio de Janeiro, que é representado através de uma favela fictícia, onde você enfrenta traficantes. Já Black Ops acontece na década de 60, em plena Guerra Fria, também colocando as nações russas e estados-unidenses para se enfrentarem em locais como Cuba e Vietnã.

Modern Warfare 2 acaba, assim, se passando em um tempo fictício e sem personagens "reais", e por isso não impressiona ou gera uma identificação como os enredos de jogos anteriores da série. Ou mesmo de Black Ops, que revive conflitos reais e colocam em cena personalidades como Fidel Castro e John F. Kennedy.

Jogabilidade

Mesmo sendo desenvolvido por dois estúdios diferentes (Infinity Ward e Treyarch), não há grandes diferenças na forma de jogar entre um e outro game. Preste atenção no que seus companheiros dizem (se souber inglês), seja veloz no gatilho e tenha raciocínio rápido para montar estratégias de combate eficientes.

Os comandos se mantém basicamente os mesmos de todas as séries. Se você já jogou alguma versão do Call of Duty, não terá grandes dificuldades para se adaptar aos dois jogos.

Partidas online

Muitas pessoas criticaram a decisão de cortar em Modern Warfare 2 algumas ferramentas populares em jogos de tiro para PC, como os mods (que permitem usuários criar mapas) e o suporte a servidores dedicados administrado pelos próprios jogadores. Felizmente, essas funções voltam em Black Ops. Tudo isso continua ausente nas versões para consoles, no entanto.

Quanto às partidas em si, o grande destaque fica com Black Ops, que não só apresenta uma maior quantidade de mapas disponíveis para os combates, como traz de volta o famoso modo "zumbi", que fez sucesso em jogos antigos da série Call of Duty. Outra vantagem de Black Ops são as opções de personalização do seu time, permitindo a criação de símbolos e trocas de roupa.

Conteúdo adicional

Dezoito mapas para usar em partidas online podem ser comprados em Call of Duty: Black Ops, contra nove mapas de Modern Warfare 2. A diferença é grande, mas vale frisar que metade dos mapas do primeiro jogo são exclusivos para o novo modo "zumbi", onde você enfrenta mortos-vivos no lugar de soldados americanos ou russos.

Contudo, os mapas adicionais das duas séries são muito bons. Na prática, os jogos se equivalem aqui, já que os mapas "zumbi" são bem parecidos entre si, apesar de serem divertidos de se jogar.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game