Logo Buscapé
Logo Buscapé

Call of Duty é uma das séries de maior peso no mercado de games atualmente e talvez a franquia de jogos de tiro em primeira pessoa mais relevante da última década. Confira tudo sobre a origem da série, como será o seu próximo capítulo com a releitura de Call of Duty Modern Warfare 2 e relembre seus mais recentes títulos.

Caso queira conhecer mais games de tiro para jogar com amigos, confira nossa matéria com os melhores jogos de tiro para videogame ou sobre os melhores jogos disponíveis para PC.

Call of Duty é uma das séries mais populares dos games e terá um novo capítulo Call of Duty: Modern Warfare 2 em 2022 (Foto: Divulgação/Activision)

Origem da série Call of Duty

A história de Call of Duty começa em outra série popular de tiro: Medal of Honor, da Electronic Arts. A série da EA foi criada pela Dreamworks Interactive com envolvimento do diretor Steven Spielberg, que queria trazer os temas da Segunda Guerra Mundial em seu filme O Resgate do Soldado Ryan para os games.

Após dois títulos de sucesso pela EA, o terceiro game da série, Medal of Honor: Allied Assault, foi criado por uma equipe de 22 pessoas do estúdio "2015". Estes desenvolvedores, liderados por Vince Zampella, Grant Collier e Jason West, decidiram após o lançamento do jogo criar seu próprio estúdio, a Infinity Ward, e lançaram o primeiro Call of Duty em 2003, publicado pela Activision.

Os desenvolvedores de Medal of Honor: Allied Assault decidiram posteriormente fundar um estúdio que criaria a franquia Call of Duty (Foto: Reprodução/Moby Games)

O primeiro game da série tinha muito em comum com Medal of Honor em sua jogabilidade, mas trazia ambientes mais abertos e uma atmosfera mais realista. Enquanto em MoH o usuário era um exército de um homem só, em CoD o jogador era só mais um soldado, com companheiros de esquadrão e ordens a cumprir. Sempre havia muito acontecendo ao seu redor como tiros, bombardeios, granadas e gritaria dos soldados em conflito, de forma que era possível se sentir pela primeira vez em meio ao caos de uma guerra.

Desde este primeiro jogo, a popularidade da franquia só aumentou a ponto de se tornar uma febre com o lançamento de Call of Duty 4: Modern Warfare. Atualmente, há por volta de 36 títulos já lançados da série, contando com versões alternativas, coletâneas e remakes, com um novo título previsto para este ano., que vamos comentar a seguir.

No primeiro Call of Duty, jogadores sentiam como se fossem um soldado em um esquadrão no meio do caos da guerra (Foto: Reprodução/Moby Games)

Call of Duty: Modern Warfare 2 (2022)

O próximo game da saga será Call of Duty: Modern Warfare 2, com lançamento previsto para 28 de outubro de 2022 no PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One e PC, por meio das lojas digitais Battle.net e Steam. O novo game é uma sequência direta de Call of Duty: Modern Warfare de 2019 e também uma releitura do clássico Call of Duty: Modern Warfare 2 de 2009.

Call of Duty: Modern Warfare 2 promete trazer a abordagem realista da guerra moderna da Infinity Ward reimaginada (Foto: Divulgação/Activision)

Os jogos da série Modern Warfare trazem uma versão atual da guerra, na qual nem sempre os confrontos são sobre países se enfrentando, mas sobre conspirações terroristas. No papel da força-tarefa 141, jogadores acompanharão os passos de personagens como o Capitão John Price, sargentos Kyle "Gaz" Garrick e John "Soap" MacTavish, o tenente Simon "Ghost" Riley e o novo coronel Alejandro Vargas.

Juntos, eles viajarão por todo o mundo através de fases repletas de ação, enquanto seguem o rastro de terroristas que planejam um ataque aos Estados Unidos. Uma novidade de Call of Duty: Modern Warfare 2 é que a água terá bastante importância com mecânicas para o jogador se mover por ela nadando ou em veículos. O multiplayer online também retorna como um grande ponto de foco no jogo, além de integração com o game battle royale Call of Duty Warzone.

Quer um console para jogar Call of Duty: Modern Warfare 2? Confira nossas ofertas!

Aprenda tudo sobre como pagar menos em videogames nos guias do Buscapé!

Quais são os Call of Duty atuais?

Call of Duty: Modern Warfare (2019)

A releitura do clássico Call of Duty 4: Modern Warfare, de 2007, trouxe uma versão atualizada de um dos títulos mais populares da série, com novos visuais e jogabilidade modernizada para o PS4, Xbox One e PC. O game segue a força-tarefa 141 enquanto tentam evitar que uma facção terrorista provoque uma guerra entre a Rússia e a pequena nação do Uzbequistão.

Uma característica dos jogos da saga é que as cenas de ação são intensas e frenéticas, sempre com novos elementos que são apresentados para não deixar os combates monótonos.

A versão reimaginada de Call of Duty: Modern Warfare traz uma aboardagem realista da guerra contra o terrorismo (Foto: Divulgação/Activision)

Call of Duty Vanguard

Após alguns títulos com uma abordagem futurista como Call of Duty: Advanced Warfare e CoD: Infinite Warfare, a série retornou às suas origens na Segunda Guerra Mundial com Call of Duty: WWII e Call of Duty: Vanguard.

No game, usuários assumem o papel de Arthur Kingsley, um herói de guerra que irá liderar um grupo com alguns dos melhores soldados disponíveis em uma missão especial, a força-tarefa 1, ou Vanguard. Ao lado de uma sniper russa, um piloto, um especialista em demolição, entre outros, Arthur precisará destruir um projeto secreto nazista que pode mudar o rumo da guerra.

Call of Duty: Vanguard traz uma força-tarefa de soldados excepcionais para uma missão especial na Segunda Guerra Mundial (Foto: Divulgação/Activision)

Call of Duty: Warzone

A popularização do gênero battel royale com títulos como PlayerUnknown's Battlegrounds e Fortnite parece ter despertado o interesse da Activision. A empresa testou as águas com o modo Blackout em Call of Duty: Black Ops 4 em 2018, mas mergulhou de cabeça com Call of Duty Warzone, disponívelmente gratuitamente desde 2020.

Em Call of Duty: Warzone jogadores se enfrentam em grupos de até 150 pessoas para tentarem ser os únicos sobreviventes (Foto: Divulgação/Activision)

O jogo traz 150 competidores, mais do que os 100 tradicionais do gênero, lançados em uma ilha sem equipamentos, apenas com uma pistola. Usuários podem jogar em modo solo, duplas, trios ou quartetos, enquanto tentam ser os últimos sobreviventes em uma área de combate constantemente reduzida.

Um dos pontos mais interessante é que há pogressão compartilhada com outros games da série. Assim, armas, upgrades e experiência obtidos em outros jogos são usados também em CoD Warzone.

Confira em nossa matéria como baixar Call of Duty Warzone e veja também neste outro artigo sobre os requisitos mínimos se o seu computador é capaz de rodar o jogo.

Call of Duty: Mobile

A série levou seus populares modos multiplayer também para os smartphones e tablets com Call of Duty: Mobile no Android e iOS. O game traz o tradicional multiplayer da série com confrontos entre jogadores e também uma versão reduzida de Battle Royale com 100 participantes.

É possível usar um joystick para jogar, mas usuários serão pareados com outros competidores com controles também. Desta maneira, a competição fica mais justa em relação a quem usa os controles de toque pela tela do celular.

Call of Duty: Mobile traz as experiências do multiplayer online da franquia e modo Battle Royale para smartphones e tablets (Foto: Divulgação/Activision)

Call of Duty: todos os games lançados até então

Com mencionamos ao longo do artigo, a franquia já bateu a marca de mais de 30 jogos lançados em seus 19 anos de existência, com o primeiro Call of Duty lançado em 2003. Quer saber quais são estes jogos todos? Confira a lista completa logo abaixo!

  • Call of Duty (2003)
  • Call of Duty 2 (2005)
  • Call of Duty 3 (2006)
  • Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
  • Call of Duty: World at War (2008)
  • Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
  • Call of Duty: Black Ops (2010)
  • Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
  • Call of Duty: Black Ops 2 (2012)
  • Call of Duty: Ghosts (2013)
  • Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
  • Call of Duty: Black Ops 3 (2015)
  • Call of Duty: Infinite Warfare (2016)
  • Call of Duty: WWII (2017)
  • Call of Duty: Black Ops 4 (2018)
  • Call of Duty: Modern Warfare (2019)
  • Call of Duty Mobile (2019)
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (2020)
  • Call of Duty: Warzone (2020)
  • Call of Duty Vanguard (2021)

Melhores acessórios para jogar Call of Duty

Uma das partes mais populares da franquia Call of Duty está em suas partidas multiplayer, as quais são extremamente competitivas em todos os games da série. Um mouse com boa precisão e um teclado são essenciais, mesmo nos consoles PlayStation e Xbox, que possuem suporte a jogar com os periféricos. Para longas sessões de jogo é recomendável também ter uma cadeira gamer para ficar confortável em frente ao PC ou televisão.

Outro acessório essencial é o headset, seja para curtir com os amigos ou para organizar seu esquadrão em Call of Duty: Warzone. No battle royale, os headsets têm um papel ainda mais importante, pois é preciso escutar com atenção a direção dos tiros e o som de passos e outros ruídos dos oponentes para se antecipar a eles. Quanto melhor o headset, maior a vantagem em combates próximos.

Nos consoles, certifique-se de que o headset escolhido é compatível com seu videogame antes de comprar e tenha certeza também de que seu controle esteja bom e sem "drift", puxando sua mira para o lado errado.

Para conseguir os melhores acessórios para jogar Call of Duty com o melhor preço, baixe aqui a extensão do Buscapé para seu navegador Google Chrome. Ela permite verificar o histórico de preços, comparar valores e criar alertas para ser avisado quando um produto chegar no preço desejado. Veja como a ferramenta funciona no vídeo abaixo!

Confira mais opções de cadeiras gamer e headsets

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!