Quarto gamer com PC, monitor rodando um jogo, teclado e caixas de som

Quarto gamer: veja dicas e produtos para montar o setup completo

Reunimos dicas para você montar o setup gamer perfeito na sua casa. Confira as nossas dicas para montar quarto gamer dos sonhos

Murilo TunholiJornalista especializado em tecnologia e jogos. Formado pelo Centro Universitário IBMR. Atua nas editorias de Informática e Games.

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Os lançamentos do PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X|S em 2020, inauguraram a nona geração de videogames. Para receber os novos consoles com estilo, nada melhor que montar um quarto gamer completo com todos os aparelhos necessários para se divertir por horas.

Quer saber tudo que você precisa para montar um setup gamer? Nas linhas a seguir, nós selecionamos os melhores produtos para você equipar o seu quarto gamer, incluindo as melhores cadeiras gamer, mesa, PC, monitor, periféricos e até a TV ideal para PS5 e Xbox Series.

Leia também: Melhor notebook gamer em 2021: 7 modelos para rodar jogos

O que é setup gamer?

Se você não está tão familiarizado com o universo gamer, mas quer surpreender alguém querido que é fã, talvez esteja se perguntando o que diabos é um setup gamer. Mas calma que a gente explica e o significado é bem simples.

Na verdade, a própria tradução já é uma explicação em si. O termo gamer ser um termo impossível de ser traduzido, já que o mais próximo disso, que é jogador, tem múltiplas interpretações por aqui e não serve apenas para quem gosta de videogame. Por outro lado, setup significa configuração, em inglês.

Isso significa que se trata de uma configuração gamer. Ou seja, a maneira como um ambiente para jogar está disposta. Complementando, nada mais é do que a forma como os itens de um quarto gamer se apresentarão. Uma configuração de quarto gamer simples pode ter apenas um console, um monitor ou TV, os controles e uma estante com jogos físicos, por exemplo.

Já um setup gamer completo pode consistir em um PC gamer de respeito – veja com a gente um exemplo de PC gamer completo! – com soundbars, headsets gamer, controles de videogame para PC e até mesmo um volante para jogos de corrida, entre outros itens. Incluindo a iluminação RGB que é item quase obrigatório para dar o tom futurista que o tema pede. Abaixo temos um exemplo de setup gamer simples que pode compor um cômodo para se divertir jogando.

Setup gamer simples com cadeira vermelha, PC gamer com teclado, mouse, monitor e headset, com sofá e TV ao fundo
A cadeira gamer e a mesa são itens essenciais em um setup gamer (Foto: Shutterstock/DC Studio)

Cadeira e mesa do quarto gamer

Cadeira gamer: ThunderX3 TGC12

Um quarto gamer precisa ser confortável, antes de tudo. Já que você vai passar horas jogando, nada mais justo que investir em uma cadeira gamer confortável para o seu setup gamer. A TGC12, da ThunderX3, pode ser um pouco mais cara, mas a qualidade do modelo compensa o custo.

Segundo a fabricante, a estrutura de metal da cadeira aguenta até 150kg. O assento e o encosto são revestidos em couro sintético com costuras de fibra de carbono que prometem ser confortáveis e resistente. Vale mencionar que esse modelo é indicado para pessoas com até 1,85m de altura.

Em outro artigo, nós selecionamos as melhores cadeiras gamer ThunderX3!

Confira abaixo mais listas com diversos tipos de cadeira para montar seu quarto gamer!

Mesa gamer Original

A mesa será o altar do seu setup gamer. Além de ter estilo, ela precisa ser resistente e aguentar o peso de todos os equipamentos. O modelo que vamos recomendar é essa mesa feita especialmente para colocar o seu computador.

Com bom custo-benefício, ela conta com suportes e tampo em MDP. Suas medidas são 74,5cm de altura, 160cm de largura e 53cm de profundidade, com o tampo medindo 127cm. Além disso, o estilo industrial é fácil de combinar com os eletrônicos, principalmente em cores mais escuras.

PC do quarto gamer

PC gamer por dentro, exibindo os componentes e com uma iluminação púrpura
O PC Gamer será o cérebro do seu setup gamer (Foto: Shutterstock/Mike_shots)

O protagonista de um quarto gamer é o PC. Como muitos usuários preferem montar PC gamer comprando as peças separadas, nós publicamos guias que ajudam a escolher os melhores componentes para equipar o computador.

Saiba como comprar:

Nós também já mostramos como montar um PC Gamer barato, caso você se considere mais um jogador de PC do que de consoles. No artigo que mfcencionamos acima, trazemos sugestões de peças com bom custo-benefício para rodar jogos menos exigentes com folga.

Agora, se você prefere comprar uma máquina já montada, recomendamos as máquinas da Dell, como o Dell XPS 8940, que já vem preparado para rodar os jogos mais atuais em boa qualidade. Assim, você não se preocupa com a compatibilidade das peças e a instalação.

Monitor do quarto gamer

Mesa de madeira com monitor LG ultrawide exibindo jogo de guerra, com controle, headset e um suporte ao lado
O LG Ultrawide 29UM69G é um dos melhores monitores para equipar o seu quarto gamer (Foto: Divulgação/LG)

Monitor gamer: LG Ultrawide 29UM69G (29 polegadas)

Os monitores ultrawide estão cada vezes mais populares entre os gamers. Por serem mais largas, essas telas exibem mais conteúdo tanto fora quanto dentro dos games. Isso significa que o jogador terá uma visão mais ampla, o que pode aumentar a imersão e até garantir um pouco de vantagem competitiva, em certos casos. Por consequência, esses monitores exigem um pouco mais da placa de vídeo.

O modelo que recomendamos para o quarto gamer é o 29UM69G, da LG. Ele tem 29 polegadas, resolução Full HD ultrawide (2560 x 1080 pixels), painel IPS, tempo de resposta de 1 milissegundo e suporte à tecnologia FreeSync, da AMD. Além disso, o monitor também tem dois alto-falantes integrados.

Dica: quer saber mais sobre monitores? Dê uma olhada nesse guia completo sobre monitor!

Periféricos do quarto gamer

Mesa cinza de quarto gamer mostrando headset, mouse e teclado mecânico da cor preta com detalhes em azul
Escolher teclado, mouse, headset e webcam de qualidade é essencial em um quarto gamer (Foto: Shutterstock/mapo_japan)

Teclado gamer: HyperX Alloy FPS

Por mais que existam diversas opções de teclados no mercado, os modelos mecânicos são os favoritos entre gamers e pro players. Nesses modelos, cada tecla tem um mecanismo individual chamado de "switch". Cada switch é diferente e indicado para tipos de jogos específicos.

O Alloy FPS, da HyperX, é um modelo com bom custo-benefício. O teclado está disponível em duas versões: uma com switch "Red", que é mais silencioso e rápido, e outra com switch "Blue", que é mais barulhento, mas garante resposta tátil maior nos cliques. Além disso, a iluminação RGB garante o estilo que todo quarto gamer pracisa.

Dica: confira também o artigo com os melhores teclados mecânicos para comprar em 2021.

Mouse gamer: Logitech G203

A escolha do mouse vai depender muito do tamanho da sua mão e o tipo de game que pretende jogar. Quem joga League of Legends (LoL), por exemplo, pode aproveitar melhor um mouse com mais botões de atalho na lateral. Já um jogador de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) costuma preferir periféricos mais leves para ter agilidade nos movimentos e precisão nos tiros.

A nossa recomendação vai ficar para um modelo mais balanceado: o G203, da Logitech. Esse mouse tem formato ergonômico, não é pesado e tem dois botões extras na lateral esquerda, além de iluminação RGB para estilizar o quarto gamer. Para saber mais sobre o modelo, veja nosso review completo do Logitech G203!

Dica: conheça a nossa seleção dos melhores mouses gamer para comprar em 2021.

Headset gamer: HyperX Cloud Stinger

Um headset gamer de qualidade é importante não só para ouvir o áudio dos jogos com clareza, mas também para se comunicar com os amigos pelo Discord ou qualquer outro bate-papo por voz.

O Cloud Stinger, da HyperX, é leve e confortável, ideal para não machucar a cabeça depois de horas jogando. O áudio é potente com boa definição e o microfone tem cancelamento de ruído. Além de funcionar no PC, esse headset também é compatível com todos os consoles do seu quarto gamer.

Veja nossa seleção com os melhores headsets gamer para comprar em 2021.

Webcam: Logitech C270

Como as livestreams estão cada vez mais comuns, nada mais justo que já equipar o setup gamer com uma webcam. O periférico também é essencial para se comunicar por vídeo no trabalho ou com amigos.

Como o foco principal desse artigo é o setup, e não as lives, vamos recomendar a Logitech C270, uma webcam mais barata, mas que ainda grava em resolução HD (1280 x 720 pixels). A qualidade da imagem pode melhorar bastante com uma boa iluminação no quarto gamer.

TV para jogos do quarto gamer

TV da LG mostrando jogo de robôs na tela
A LG NANO86 é a TV para jogos com o melhor custo-benefício para equipar o seu quarto gamer (Foto: Divulgação/ LG)

LG CX (55 polegadas)

Aqui trazemos uma TV capaz de rodar games em resolução de até 4K (3840 x 2160 pixels) e exibir imagens mais fluidas com taxas de quadros por segundos maiores. Esse item é opcional, mas que pode ser o desejo de muitos gamers, principalmente para os donos de PS5 e Xbox Series que preferem jogar em uma tela maior no quarto gamer.

A TV para jogos com melhor custo-benefício é a CX, da LG, lançada em 2020. A tela desse modelo tem frequência nativa de 120Hz, que é obrigatória para exibir 120 quadros na resolução 4K. Além disso, a CX tem quatro entradas HDMI, ou seja, você pode usar o PS5 e o Xbox Series X|S ao mesmo tempo sem precisar ficar trocando os cabos.

Dica: conheça também as melhores Smart TVs para comprar em 2021.

Iluminação do quarto gamer

Não economize nos LEDs RGB na hora de montar o seu quarto gamer dos sonhos. (Foto: Shutterstock/Gorodenkoff)
Não economize nos LEDs RGB na hora de montar o seu setup gamer dos sonhos (Foto: Shutterstock/Gorodenkoff)

Fitas de LED RGB

Um quarto gamer não é completo sem iluminação RGB. Aproveite os espaços livres atrás dos móveis e aparelhos eletrônicos para colocar fitas de LED e montar um verdadeiro show de luzes, mesmo que esteja apenas montando um quarto gamer smples.

Quanto custa um quarto gamer?

"Legal esses produtos, mas quanto eu vou gastar nessa brincadeira de montar setup gamer?", você deve estar se perguntando. E a gente nem vai mentir e dizer pra você que é superbaratinho, porque, na verdade, é supercarinho mesmo. Considerando que a plataforma de jogos será o PC gamer completo que indicamos ao longo do artigo e usaremos o monitor e não TV, o montante ficou em R$ 12.290.

Claro que os próprios produtos dessa lista sofrem variações de preço e podem encarecer ou baratear com o tempo, então podemos estimar aí que um quarto gamer vai custar em torno de R$ 10.000. Esse montante também pode mudar dependendo o setup gamer que escolher. Por exemplo, trocando o PC completo por um videogame e o monitor pela TV.

Mas vale lembrar que você não precisa e nem deve comprar tudo de uma vez. Não deixe de conferir o histórico de preço dos produtos que mostramos aqui e logo em seguida crie um alerta de preço para pegá-los por um preço menor do que eles estão no momento que você estiver lendo esse guia.

Vai dar trabalho e custar um bom dinheiro, mas a sensação de ter o seu cantinho para jogar e que está do seu jeito é sensacional!

Leia também: