Sony divulga detalhes da interface do PS5 em vídeo; assista

A Sony divulgou um vídeo que mostra a aparência e as funcionalidades das interfaces do Playstation 5.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A Sony revelou, nesta quinta-feira (15), um vídeo que mostra como será a interface do Playstation 5 (PS5). A empresa realizou mudanças significativas em relação ao menu do Playstation 4 (PS4), e focou em oferecer um visual agradável e prático, que dê muitas opções ao usuário sem que ele tenha que sair do jogo para isso.

Leia também: Jogos do PS5: veja os games exclusivos anunciados para o console

Interface principal do Playstation 5. (Foto: Divulgação/Sony)
Interface principal do Playstation 5. (Foto: Divulgação/Sony)

"Sala de controle" do PS5

As interfaces foram mostradas por Sid Shuman, diretor de comunicação da Sony. Ele usou o jogo Sackboy: A Big Adventure, como exemplo de “jogo de fundo”. Ao pressionar o botão “Playstation”, a “Sala de controle” é exibida com um carrossel de cartões que mostram diversas funcionalidades, sem que o jogo precise ser fechado para isso.

Por esse menu é possível acessar capturas de tela recentes, notícias publicadas pelas desenvolvedoras dos jogos, e as atividades, que o diretor considera uma das grandes novidades. Elas foram feitas para “remover barreiras de gameplay”, e servem como atalhos para que o jogador mude as fases, desafios e objetivos do jogo que está executando no momento.

"Sala de controle" do PS5, que é exibida com o jogo em execução. (Foto: Divulgação/Sony)
"Sala de controle" do PS5, que é exibida com o jogo em execução. (Foto: Divulgação/Sony)

Esses cartões de atividade também mostram o progresso do jogador em tempo real, com os objetivos que já foram cumpridos, o que falta para conseguir um troféu e uma estimativa de tempo para isso.

Também existe um menu inferior para acesso rápido às opções do sistema, como gerenciamento de downloads, configurações de preferência, configurações do controle, multimídia, entre outros.

A comunicação com outros jogadores ganhou foco neste vídeo, com chats que ficam ativos durante o jogo e podem ser usados entre o PS5 e PS4, e até mesmo pelo aplicativo para celular da empresa.

O usuário pode assistir seus amigos jogando enquanto joga o próprio jogo. (Foto: Reprodução/Playstation 5)
O usuário pode assistir seus amigos jogando enquanto joga o próprio jogo. (Foto: Reprodução/Playstation 5)

Será possível assistir aos jogos seus amigos estão jogando sem nem sequer ter que sair do seu game atual, graças ao modo "Picture in Picture" que cria uma pequena janela da transmissão, e o usuário pode reposicioná-la para onde quiser. O PS5 terá um sistema bem prático de capturas de fotos e vídeos, esses que podem ser gravados em 4K.

Interface principal

Para finalizar o vídeo, ele mostrou como será a interface principal que os usuários terão acesso antes de iniciarem um jogo. Nela podemos ver atalhos de jogos com informações do progresso de cada um, DLCs, notícias, vídeos, entre outras coisas. A opção “Explore” mostrará notícias relacionadas ao consoles e jogos que o usuário tem, incluído conteúdo da comunidade.

Além disso, a interface também mostra o atalho para a loja de jogos, atalhos para ver a galeria de fotos e vídeos capturados, atalhos para configurações do sistema, controle, e outras opções.

O Playstation 5 será lançado no dia 19 de novembro aqui no Brasil, e custará a partir de R$ 4.499 em sua versão mais barata e sem entrada para mídia física. A edição com leitor de discos é vendida por R$ 4.999.

Com informações: Playstation Blog

Leia também: