Produtos e novidades em Console de Video Game

Google Stadia: Google anuncia plataforma de streaming de jogos

Serviço funciona como Netflix e Spotify e pode ser acessado por TVs Smart ou pelo navegador Chrome

Google
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Google anunciou sua nova plataforma de streaming de jogos: a Stadia. O anúncio foi feito durante a Game Developers Conference (GDC), feira anual de desenvolvimento de jogos, na terça-fera (19).

Google Stadia vai rodar em vários dispositivos

O serviço funciona como um Spotify ou Netflix e promete acesso a uma grande biblioteca de games e alta capacidade de processamento de dados em uma nuvem, sem a necessidade de ter um console. Será possível jogar via web, em smartphones, tablets, smart TVs e via Chromecast (em TVs não-smart), com uma fácil transição entre as plataformas.

Google

O Stadia chega ainda em 2019 para Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa, mas não tem previsão de lançamento no Brasil.

De acordo com o vídeo de apresentação, o serviço terá capacidade de rodar jogos em 4K usando a tecnologia HDR a 60 frames por segundo (FPS). Como resultado, os games da plataforma serão bem fluidos, nítido e vão rodar em boa resolução. Isso será  possível porque cada servidor do serviço conta com:

  • GPU AMD com memória HBM2, que se traduz em uma conversa mais veloz com o computador, com tempo menor de resposta, menos gasto de energia e maior capacidade de armazenamento;
  • Processamento gráfico de 10,7 teraflops, permitindo processar mais de 10 trilhões de operações e cálculos por segundo;
  • Memória RAM de 16 GB que performa a 484 GB/s, ou seja, arquivos que demandam maior memória para leitura serão processados e abertos de forma mais rápida;
  • CPU x86 rodando com hyperthread a 2.7 GHZ, isto é, o núcleo do processador é capaz de processar instruções de forma mais rápida e realizando tarefas mais complexas;

 

No geral, essas especificações são mais poderosas do que PS4 Pro (4.2 teraflops) e Xbox One X (6 teraflops), últimos lançamentos da Sony e Microsoft, respectivamente. Ambos são considerados consoles tops de linha no que tange resolução e processamento. O Google garante que o Stadia receberá upgrades frequentes e se tornará mais potente, chegando a rodar jogos em 8K no futuro.

Google Stadia vem com botões dedicados para compartilhamento

O serviço traz ainda novidades para criadores de conteúdo e espectadores. O Crowd Play, por exemplo, tornará possível que o streamer jogue partidas ao vivo junto com os seguidores. Já a State Share é uma função que permite que o jogador entre em uma fase específica, a partir de um vídeo, em menos de 10 segundos.

A Stadia também ganhou um estúdio, comandado por Jade Raymond, produtora de diversos títulos da Ubisoft, como Splinter Cell: Blacklist e Watch Dogs. Além disso, foi anunciado um controle específico para o serviço, o Google Stadia Controller, mas já foi dito que joysticks que se conectem via USB poderão ser usados.

Streaming de jogos requer boa conexão com a internet

Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, o serviço de streaming tem na baixa velocidade de conexão o seu maior problema por aqui. Isso porque a velocidade de conexão recomendada para rodar vídeo em 4K por streaming é de pelo menos 25Gb/s, para serviços como o Netflix e Amazon Prime. O Google ainda não divulgou quais serão os requisitos para usar o Stadia.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game