Zoom indica em Console de Video Game

Xbox 360 x Playstation 3

Veja qual console de vídeo game vence essa disputa.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançados há mais de 5 anos, o Playstation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, são peças de engenharia sofisticadas, dedicadas não apenas a jogos, mas também a uma cadeia de entretenimento completa. Possibilitam assistir filmes, vídeos, guardar fotos, baixar temas, conteúdos diferenciados, expansões de games, explorar novos jogos, conectar periféricos e muito, muito mais. Mas quando colocados lado a lado a pergunta que aparece é: qual desses consoles é o melhor?

 

Sony Playstation 3

Microsoft Xbox 360

Hardware

 

 

Armazenamento

 

 

Gráficos

 

 

Conectividade

 

 

Controles e bateria 

 

 

Jogos e conteúdo

 

Hardware

Em seus modelos mais recentes, ambos os consoles contam com processadores de 3.2 Ghz, mas o PS3 ganha a dianteira ao usar um com sete núcleos capaz de alcançar 230 Gflops (unidade que mede o desempenho total), contra os três núcleos do Xbox que só atingem 77 Gflops.

Armazenamento

É possível encontrar o X360 Slim de até 250 GB de capacidade, enquanto que o PS3 Slim, 320 GB. É possível comprar versões de console com HDs menores e trocá-los mais tarde. Neste caso, o PS3 sai na frente: é possível trocar com facilidade seu disco rígido por um HD comum de notebook. Já o X360 usa um disco proprietário da Microsoft, que normalmente sai mais caro. O mecanismo de troca de disco é essencialmente o mesmo nos dois casos.

Gráficos

Em termos de placas de vídeo e memória Ram, apesar de uma arquitetura completamente diferente, os dois consoles são bem equivalentes. No caso, o Xbox possui um pouco mais de memória, enquanto o PS3 é ligeiramente mais rápido. As diferenças são bem pequenas para causar um impacto real em termos de gráficos.

Os dois consoles são capazes de gerar imagens em alta resolução total (Full HD, 1080 p), ou seja, a maior definição de imagem hoje disponível. Mas os dois consoles também são compatíveis com TVs antigas. Basta conectar o cabo de vídeo composto, de menor qualidade de imagem. Vale mencionar que a Microsoft exige apenas que os jogos desenvolvidos para o console suportem uma resolução de 720p, fazendo com que o PS3 tenha mais jogos em resolução alta (1080 p).

Conectividade

O X360 mais novo, o Slim, conta com suporte a rede wireless N, o padrão mais recente e mais rápido de rede sem fio. Se você tem um roteador Wi-Fi bem recente em casa, pode ser que você consiga velocidades mais rápidas de transferência de dados com o Xbox 360, que é um pouco superior ao PS3 nesse quesito. Já se você tem um roteador com fio, os dois consoles têm uma porta Ethernet para conexão à rede de internet convencional, com cabo.

O PS3 leva, de novo, uma leve vantagem por contar com o protocolo Bluetooth, compatível com diversos tipos de acessórios, como headsets sem fio, controles remotos e teclados, por exemplo.

Os dois consoles são capazes de reconhecer pen drives. O modelo mais recente da Microsoft tem 5 entradas USB, mas são mal localizadas. O PS3 Slim tem 2 entradas USB frontais.

Tanto PS3 Slim quanto X360 Slim conseguem transmitir os mais recentes sinais de vídeo e áudio e são compatíveis com os últimos home theaters. Ou seja, se você tem uma configuração de entretenimento pessoal de última geração, vai conseguir aproveitar tudo o que o console pode oferecer. Mas se você tem um equipamento mais modesto, também pode conectar os consoles sem problemas. No entanto, o PS3 é o único que consegue reproduzir áudio de última geração em 7 canais (7.1) com os formatos mais avançados de transmissão de som sem compressão: DTS-HD e Dolby True HD. Estes dois padrões são usados nos Home Theaters mais recentes e possuem uma qualidade de som inigualável. Ponto para o PS3.

Controles e baterias

O controle do Xbox 360 é alimentado por duas pilhas AA. Já o Dualshock 3, o controle do PS3, se comunica com o console via Bluetooth e sua bateria é recarregada via USB. O tempo de uso de bateria no caso do PS3 é menor, enquanto no X360 você precisa de um recarregador de pilhas. Mas certamente é bem mais prático recarregar o controle do PS3 no próprio console do que esperar o recarregamento de pilhas para o X360.

A diferença ergonômica dos controles dos consoles não é grande: os dois possuem um design excelente. Dá pra jogar por muito tempo sem cansar as mãos e os dedos.

Jogos e conteúdo

A oferta de jogos nos dois consoles é muito parecida e tem o público mais gamer e adulto como alvo. Os títulos mais "bombados" são lançados simultaneamente para as duas plataformas. Contudo, existem exclusividades, ou seja, séries de jogos e personagens que são criados apenas para PS3 (Infamous, por exemplo) ou Xbox (a famosa série HALO).

Uma vantagem para o console da Sony é que, além de tocar DVDs, CDs, e outros tipos de discos, o PS3 é um Blu-Ray player. Ou seja, ele é um multitocador de mídia, capaz de reconhecer os principais formatos de discos. Além disso, o console da Sony é o único compatível com imagens 3D.

Os dois sistemas conseguem ler os principais formatos de vídeo, fotos e arquivos audiovisuais, como MPG, JPG e MP3. Dá pra transferir o conteúdo do seu PC para os dois consoles com a ajuda de pen drives, ou então passar os dados pela rede sem fio. Os dois consoles conseguem reproduzir música, fotos e vídeos online sem necessidade de download (streaming), com o auxílio do computador.

Rede e compartilhamento digital

Para uma experiência completa, o videogame precisa estar conectado à Internet. Ele precisa da rede para poder obter atualizações, fazer download de jogos e, principalmente, encontrar outros jogadores para partidas online. E dá também para achar pacotes de expansão, além de vídeos, avatares, temas e muito, mas muito conteúdo extra.

A Sony possui sua própria rede online, a Playstation Network (PSN), que se estende também ao portátil PSP. Pela PSN, dá para jogar gratuitamente online e adquirir jogos. Já na Xbox Live, a rede online do Xbox 360, só se joga online mediante pagamento, mas possui um excelente acervo de jogos e conteúdos complementares a serem baixados, como fases e personagens extras para os jogos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game