Xbox One vale a pena em 2020? Analisamos jogos, consoles e serviços

Diferenças entre Xbox One S e X, biblioteca de jogos, Xbox Game Pass e preços no Brasil foram levados em conta.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Ainda vale a pena comprar um Xbox One em 2020? A primeira coisa a saber é que uma nova geração do console vai chegar ao mercado no final de 2020, o Xbox Series X, mas se você quer um bom videogame agora (em especial nestes tempos de pandemia) tem alguns bons motivos para apostar nesta compra.

Nós aqui do Zoom fizemos uma análise completa para você não errar na sua compra. Comparamos versões diferentes do console, estudamos a biblioteca de jogos, o Xbox Game Pass e, por fim, avaliamos o custo-benefício. Confira cada ponto, a seguir, e tome a melhor decisão.

Leia também: Melhores jogos de Xbox One: 10 games para se divertir na quarentena

<em>Confira se ainda vale comprar um Xbox One em 2020. (Foto: Divulgação/Microsoft)</em>
<em>Confira se ainda vale comprar um Xbox One em 2020. (Foto: Divulgação/Microsoft)</em>

Xbox One S vs Xbox One X

Qual é a melhor opção?

Se você acompanha notícias e comparativos entre consoles aqui no Zoom, talvez já tenha visto que comparamos o Xbox One X e o Xbox One S para te ajudar a escolher o melhor console da Microsoft. Se ainda não viu, fique tranquilo que vamos resumir.

Em relação ao design, biblioteca de jogos e acessórios, não há muito o que comparar. São dois consoles bastante parecidos e que usam os mesmos acessórios. A diferença mesmo está na parte de dentro.

<em>Console tem o design bonito e moderno, em versões preta e branca. (Foto: Divulgação/ Microsoft)</em>
<em>Console tem o design bonito e moderno, em versões preta e branca. (Foto: Divulgação/ Microsoft)</em>

Enquanto o Xbox One S tem uma performance próxima à do Xbox One original, com um processador octa-core de 1,75 GHz e 8 GB de memória RAM DDR3, o Xbox One X promete até quatro vezes mais poder de fogo que o antecessor, com um processador de 2,3 GHz e 12 GB de memória RAM GDDR5. Há melhorias também na GPU (unidade de processamento gráfico).

O que tudo isso quer dizer? Um desempenho muito mais fluído, gráficos bem mais impressionantes, e personagens, texturas, sombras e cenários muito mais realistas.

Além disso, o Xbox One X trem gráficos renderizados em 4K nativo com taxas de atualização estável de até 60 frames por segundo (FPS), o que garante animações naturais, e poucos borrões em cenas de ação. O Xbox One S, por sua vez, processa as imagens em resolução Full HD e faz Upscaling para 4K, simulando texturas mais avançadas, em até 30 FPS.

Biblioteca de jogos

Games para todos os gostos!

O Xbox One tem uma biblioteca de jogos bem bacana, com títulos do mais variados, dos mais diferentes gêneros e ainda com retrocompatibilidade. Ou seja, o Xbox One roda os jogos do Xbox 360 e do primeiro Xbox. A página de catálogo de jogos na internet lista 1.839 jogos, então você vai poder se divertir literalmente por milhares de horas sem precisar repetir os títulos.

O Zoom ainda dá uma ajudinha para você escolher! O Just Dance 2020 é ideal para quem quer se exercitar ao som de uma boa música, o Minecraft é diversão garantida para as crianças (e também para os adultos, por que não?), o Forza Horizon 4 é para quem curte muita velocidade sobre quatro rodas e o Gears 5 é um jogo de tiro e ação com gráficos que impressionam.

Ainda tem mais: confira a nossa lista com os melhores jogos para o Xbox One para se divertir na quarentena.

C:\Users\Jarbas\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\marvels avengers.jpg
<em>Marvel´s Avengers é um novo game que ainda está em pré-vendas (Foto: Divulgação/ Microsoft)</em>

Novos jogos ainda estão chegando e gerando bastante expectativa. Um exemplo é o Marvel's Avengers, que só chega às lojas no mês de setembro, mas já está em pré-vendas.

Se você está preocupado em não ter novas opções quando o Xbox Series X chegar, não se preocupe. A Microsoft prometeu que todos os jogos lançados nos dois primeiros anos do Series X também rodarão no Xbox One sem problemas.

Xbox Game Pass

Serviço garante jogos de graça por meio de assinatura

Outro ponto bem bacana do console é o acesso ao Xbox Game Pass, um serviço da Microsoft que oferece uma rende variedade de títulos para donos de Xbox One e também para PCs. São mais de 100 jogos para jogar à vontade.

Funciona assim: o usuário escolhe um plano, ganha acesso à plataforma e pode baixar os jogos que estão lá enquanto a assinatura estiver paga. Mas atenção, a biblioteca de jogos do Xbox Game Pass é rotativa, então se você estiver jogando um game que foi retirado, perderá o acesso a ele.

O serviço conta com três planos, para consoles, para PCs e o Xbox Game Pass, que também dá acesso ao Xbox Live Gold, uma comunidade em que o usuário recebe gratuitamente novos jogos a cada mês, possui descontos para jogos na Microsoft Store e ainda encontra outros gamers do mundo todo para melhorar a experiência com os jogos.

Preços no Brasil

Alta do dólar e pandemia elevaram o custo

Como era de se esperar, o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus fez com que a procura pelos consoles da Microsoft aumentasse. Quando há mais procura, o preço também aumenta. Além disso o preço dólar subiu bastante em 2020 e isso também teve impacto nos custos.

Aqui no Zoom, no dia 4 de junho, o Xbox One S podia ser encontrado em várias lojas com preços próximos aos dois mil reais. Já o Xbox One X podia ser encontrado por cerca de três mil reais.

<em>Apresar do preço um pouco maior, o Xbox One ainda é um bom negócio em 2020 (Foto: Divulgação/ Microsoft)</em>
<em>Apresar do preço um pouco maior, o Xbox One ainda é um bom negócio em 2020 (Foto: Divulgação/ Microsoft)</em>

Definitivamente, mesmo com o preço em alta, ainda vale a pena comprar um Xbox One, seja qual for a versão escolhida. É um console moderno, com biblioteca de jogos muito legal e recursos que fazem qualquer gamer satisfeito.

Antes de fechar o negócio, contudo, procure pacotes com o console e alguns jogos, já que isso pode gerar a economia de uns bons reais. E não se esqueça que pesquisar aqui no Zoom é sempre uma boa ideia. Comece agora:

Confira o canal do Zoom no YouTube!

Leia também: