Xbox Series X: controle recebe melhorias e novidades; confira

Veja todas as mudanças e novidades que chegarão no controle do Xbox Series X, novo console da Microsoft.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Os Xbox Series X/S foram lançados em 2020 e receberam um controle novo. Ao contrário do DualSense, do PlayStation 5 (PS5), que recebeu uma repaginação completa no visual, o controle do Xbox Series X/S é muito parecido com o joystick do Xbox One. Contudo, o acessório ganhou melhorias na ergonomia, no D-Pad e nos botões traseiros de gatilho (RT e LT), além de um botão inédito "Share" para compartilhar vídeos e capturas de tela dos jogos.

Nas linhas a seguir, confira todas as recursos do Xbox Series X Controller e entenda a retrocompatibilidade dos controles de consoles antigos da Microsoft nos videogames novos.

Leia também: PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?

Design do controle do Xbox Series X. (Foto: Divulgação/Microsoft)
Design do controle do Xbox Series X (Foto: Divulgação/Microsoft)

Melhorias no controle

Controle mais ergonômico e D-Pad reformulado

Como dissemos anteriormente, a Microsoft não fez mudanças drásticas no controle do Xbox Series X, principalmente quando olhamos o seu design. No entanto, a empresa deu um foco maior a acessibilidade, melhorando a pegada do periférico para diferentes tamanhos de mãos, especialmente as menores. A ideia é oferecer um controle confortável tanto para uma criança que tem mãos pequenas quanto para um adulto com mãos maiores.

Isso foi feito arredondando os gatilhos bumpers, reduzindo e arredondando um pouco os gatilhos normais e esculpindo melhor os grips, que são aquelas borrachas que revestem o analógico do controle. Os gatilhos e grips também terão uma textura tátil em pontos, que faz com que os dedos dos usuários fiquem mais “firmes”, evitando escorregões no meio da jogatina.

Textura no gatilho do controle do Xbox Series X. (Foto: Divulgação/Microsoft)
Textura no gatilho do controle do Xbox Series X (Foto: Divulgação/Microsoft)

Além disso, o D-Pad do Xbox Series X Controller foi alterado para oferecer uma boa precisão de controle tanto para jogos que precisam de movimentação em direções padrões (cima, baixo, esquerda e direita) quanto para games que usam movimentação em diagonal, que combina duas direções. A ideia do D-Pad híbrido é oferecer boa jogabilidade e ergonomia com uma quantidade mínima de movimento.

Novo D-Pad. (Foto: Divulgação/Microsoft)
Novo D-Pad do Xbox Series X Controller (Foto: Divulgação/Microsoft)

Recursos novos

Adição do botão “compartilhar” e conexão com menos latência

O controle do Xbox Series X terá botão de compartilhar. (Foto: Divulgação/Microsoft)
O controle do Xbox Series X terá botão de compartilhar (Foto: Divulgação/Microsoft)

O controle do Xbox Series X também terá a adição do botão “compartilhar”, que dará mais praticidade para os usuários tirarem fotos de seus jogos, ou mesmo criarem e editarem pequenos clipes de jogadas ou alguma situação inusitada. De forma simples e rápida, será possível fazer isso e compartilhar o momento com os amigos.

A conexão sem fio do controle também foi melhorada para ficar mais estável e ter menos latência. Será usada a tecnologia DLI (Dynamic Latency Input) para que o dispositivo possa enviar informações com mais frequência ao console, combinando elas com os quadros de imagem exatos do jogo na tela, reduzindo a latência em alguns “milissegundos preciosos”, de acordo com Ryan Whitaker, design sênior do Xbox.

Retrocompatibilidade

Controles da geração One poderão ser usados no Series X

Outra notícia excelente, principalmente para quem já possui algum console da geração atual da Microsoft, é que todos os controles do Xbox One serão compatíveis com o Xbox Series X, sejam eles os convencionais, os adaptados para pessoas deficientes, modelos Elite Wireless e os controles Scuf, que são os modelos personalizados.

A notícia foi dada pela Microsoft pouco tempo depois de uma polêmica que a Sony gerou na comunidade ao falar que os controles do PS4 funcionarão no PS5, mas apenas nos jogos do próprio Playstation 4. Com isso, os games da próxima geração só poderão ser jogados com o DualSense, que será o controle do novo videogame da empresa.

Lançamento do Xbox Series X

Os Xbox Series X/S foram lançados em 10 de novembro de 2020 e inauguraram a nona geração de videogames. Enquanto o Series X é o console mais poderoso da linha com capacidade de rodar jogos em resolução 4K até 120 FPS, o Series S é um modelo mais barato, mas conta com especificações mais modestas.

Vai comprar um controle do Xbox Series X/S? Compare os preços no Zoom:

Ainda não tem um Xbox Series X/S? Veja as melhores ofertas:

Conheça o canal do Zoom no YouTube: