Xbox Series X: lançamento e preço do novo console da Microsoft

O novo console da Microsoft contará com 12 teraflops e rodará jogos em 8k.

Xbox Series X: lançamento e preço do novo console da Microsoft
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O Xbox Series X será o representante da Microsoft na nova geração de videogames. O console é sucessor do Xbox One e Xbox One X e promete entregar um alto poder de processamento gráfico com 12 teraflops em sua GPU. A data de lançamento e o preço do novo console ainda não foram revelados pela empresa. Por isso, quem está ansioso para comprar precisará esperar mais um pouco até o aparelho chegar ao Brasil.

Para diminuir a ansiedade, o Zoom reuniu as informações que já foram divulgadas sobre o Xbox Series X desde a revelação do console no The Game Awards 2019. Confira, a seguir, a ficha técnica, detalhes da retrocompatibilidade e o possível preço do videogame no mercado brasileiro.

Leia também: Dia do Consumidor 2020: PS4, Xbox One e Switch podem ficar mais baratos

Ficha técnica do Xbox Series X: processador AMD, SSD e 12 teraflops de poder gráfico

A Microsoft continuará trabalhando em parceria com a AMD, que produziu um processador exclusivo para o Xbox Series X baseado na arquitetura Zen 2 e Radeon RDNA 2. Outro ponto importante é o uso de SSD NVME no console, que deixa aspectos como inicialização (tanto do videogame quanto nos jogos) e carregamento de mapas ainda mais rápidos que o normal.

O SSD também abre portas para a nova função, chamada “Resumo rápido” (Quick Resume, em inglês). Ela permitirá que você saia de um jogo, vá para outro e volte quando quiser, retomando de onde parou. Isso tudo deve acontecer de forma bem rápida, pois o estado do jogo anterior será “guardado”, semelhante a forma como funciona a hibernação de computadores.

Xbox Series X terá 12 teraflops de poder gráfico e função de “resumo rápido” (Foto: Divulgação/Microsoft)
Xbox Series X terá 12 teraflops de poder gráfico e função de “resumo rápido” (Foto: Divulgação/Microsoft)

Como citado anteriormente, o Xbox Series X terá 12 teraflops de poder de processamento gráfico. O teraflop é a medida usada para determinar a quantidade de operações de ponto flutuante que o processador em questão consegue calcular por segundo. Cada “tera” diz respeito a um trilhão de operações, então este console será capaz de calcular 12 trilhões de operações por segundo. A nível de comparação, o Xbox One X possui 6 teraflops, enquanto que o Xbox One possui 1,3 teraflops.

A tecnologia de Ray Tracing, que simula o trajeto de raios de luz, também estará presente aqui. Além dela, também podemos esperar uma tecnologia de VRS (Variable Shading) própria, que irá priorizar efeitos individuais em personagens ou outros elementos importantes da cena, o que resulta em mais estabilidade de imagem e melhor resolução final. O Xbox Series X rodará jogos em até 8k e terá taxa de quadros de até 120 FPS em jogos, o que comprova o quão potente o console será.

Retrocompatibilidade no Xbox Series X

Para a alegria de quem já possui um console da Microsoft ou quem apenas também deseja jogar lançamentos de gerações anteriores do Xbox, o Xbox Series X terá retrocompatibilidade, então você poderá rodar títulos do seu Xbox One ou até mesmo de modelos anteriores sem nenhum problema.

A empresa também estará lançando a função “Entrega Inteligente (Smart Delivery)”, que identifica se o jogo em questão possui algum tipo de melhoria no Xbox que você estiver usando, e se tiver, essa será executada automaticamente. Isso garante que você jogue a versão correta do jogo no console em que ele estiver sendo executado. A tecnologia estará disponível para todos os desenvolvedores e será garantida em títulos exclusivos da Microsoft.

Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red, receberá uma versão melhorada para o Xbox Series X (Foto: Divulgação/CD Projekt Red)
Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red, receberá uma versão melhorada para o Xbox Series X (Foto: Divulgação/CD Projekt Red)

Possível data de lançamento e preço no Brasil

Sem data de lançamento prevista, vários especialistas e entusiastas esperam que o Xbox Series X seja lançado no mês de novembro, seguindo a “tradição” da Microsoft em seus lançamento da linha. O preço também não foi divulgado, mas é provável que seja bem salgado no bolso dos brasileiros, considerando que o Xbox One X no momento está custando a partir de R$ 2199. Fontes: Techradar, The Verge, Digital Trends

Leia também: