Imagem de pés correndo na esteira ergométrica em casa

Precisa de ajuda para comprar uma esteira ergométrica? Seja ela residencial ou profissional, é importante se atentar a alguns detalhes que fazem toda diferença durante o uso. Se você não sabe quais são eles, a gente te ajuda com um guia de compras completo. Ele foi feito, inclusive, com a ajuda do especialista Lucas Moreira, que é personal trainer e conhece bastante do assunto.

Vale lembrar que o segredo para aproveitar bem uma esteira ergométrica é escolher o equipamento que atende às suas necessidades e ser fiel à rotina, sem desculpas! Hoje, existem diversas opções de esteiras, das mais simples às mais tecnológicas. Mas, ao começar as buscas, tenha em mente os critérios listados abaixo!

Mulher correndo na esteira em casa
Uma esteira ergométrica pode ser comprada de acordo com alguns critérios (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A esteira é para corrida ou caminhada?

Segundo o especialista, o mais importante sobre como escolher e comprar uma esteira ergométrica é saber com qual objetivo ela será usada.

"Se for fazer caminhadas, uma esteira mais simples vai ser suficiente. Mas se o que almeja é uma corrida, você vai precisar de uma esteira melhor - e deve ter muita atenção com o sistema de amortecimento, potência do motor e funcionalidades extras", explica Lucas.

Assim, seguindo o conselho do personal, se você quiser usar a esteira ergométrica para caminhar, invista em uma mais simples como os modelos residenciais, com quilometragem menor. Agora, para corridas, o ideal é uma esteira mais robusta como os modelos profissionais. Algumas delas passam a velocidade 13 km por hora, ideal para quem quer treinar para uma maratona ou só se desafiar no exercício!

Esteira ergométrica profissional ou residencial: o que ficar de olho em cada uma

E por falar em esteiras ergométricas profissionais e residenciais, vale a pena destacar quais características procurar em cada uma.

  • Na esteira ergométrica residencial, que é mais usada para caminhada e corrida leve, tudo bem escolher um modelo com sistema de amortecimento mais simples. Isso porque nesse tipo de exercício não há um impacto tão grande das passadas. "Outra diferença é a potência do motor, já que em caminhadas não é necessário motores tão fortes que atinjam grandes velocidades", explica Lucas. No fim das contas, a prioridade é analisar a capacidade máxima de peso suportado e tamanho do equipamento.
  • Já na esteira ergométrica profissional, voltada para corrida, o oposto acontece. Na hora da compra, procure necessariamente por um bom sistema de amortecimento e motor mais potente. "Vale ver alguns recursos extras, como programas de treino pré-definidos, sistema de inclinação e monitoramento mais completo do treino", lembra o personal. Mas ele também ressalta: o que se deve considerar principalmente é o motor e o amortecedor.
  • Por fim, existe a esteira ergométrica semi profissional, que fica no meio termo entre as esteira profissional e a esteira residencial. Elas têm preço intermediário, podem ser um pouco mais robustas e podem suportar mais peso do que as residenciais. Além disso, o painel costuma ser mais completo e com mais funcionalidades como tempo, velocidade, distância, calorias, batimento cardíaco e programas de treino pré-definidos.

Esteiras ergométricas elétricas ou mecânicas?

Se você já começou a pesquisar opções de esteira ergométrica, já deve ter visto que elas podem elétricas ou mecânicas. Entenda abaixo as diferenças:

  • Esteira ergométrica elétrica: nela, a potência do motor gera força para impulsionar seu treino. Ou seja, uma vez ligada, a lona da esteira se move automaticamente, independentemente do seu esforço. Além disso, a esteira elétrica também permite que você escolha em qual velocidade quer treinar e algumas tem recursos como medição de batimentos cardíacos.
  • Esteira ergométrica mecânica: a esteira mecânica trabalha no ritmo que você dita conforme a sua passada. Ou seja, nela, a lona do aparelho não se move sozinha, sendo necessário que você comece a correr ou caminhar para que ela acompanhe a velocidade do seu corpo. Apesar dos modelos de esteira mecânica serem mais em conta, é uma esteira mais difícil de treinar, principalmente para quem não está acostumado.

Ainda assim, qualquer que seja o motor de sua escolha, não se esqueça de sempre respeitar seu corpo. Não vá além dos seus limites, nem na esteira elétrica, nem na mecânica! Outra dica importante é sempre pensar nos acessórios que irá usar durante os treinos.

Veja nosso infográfico sobre qual o tênis ideal para o seu tipo de pisada, para não ficar sofrendo depois!

Atenção para o amortecimento da esteira

Uma das vantagens de treinar na esteira é a capacidade maior de amortecer o impacto se comparado com a corrida de rua. Ao correr no asfalto, a pressão nos joelhos pode ser grande e causar lesões. Já na esteira, graças aos amortecedores, é possível se exercitar com mais segurança, diminuindo o risco de problemas e até de acidentes.

No entanto, fique atento: alguns modelos de esteira não têm sistema de amortecimento - e esses não são os mais indicados. Certifique-se de que o aparelho tenha um, afinal, é melhor comprar uma esteira com amortecedor. Em seguida, entenda qual opção te atenderá melhor. A quantidade e qualidade dos amortecedores - geralmente de 6 ou 8, idealmente - influenciam no conforto durante o uso

Que tal conhecer também os melhores tênis de corrida que vão ajudar a fugir de lesões durante a corrida? Clique no link e aproveite!

Fique de olho na velocidade máxima da esteira ergométrica

Você é do time que gosta de se desafiar na corrida ou que prefere o treino HIIT, de alta intensidade? Então, fique de olho na velocidade máxima da esteira ergométrica que deseja comprar. Alguns modelos residenciais mais indicados chegam a mais de 15km/h - como no caso da Esteira Elétrica EP16K da Polimet, que é uma boa opção, por sinal!

Essas são as mais indicados para um treino intenso. Por outro lado, quem não precisa de tanta velocidade nos exercícios pode apostar em aparelhos que entreguem menos velocidade sem comprometer o desempenho da esteira.

Medição da frequência cardíaca é um aspecto importante

Pode parecer besteira, mas a medição da frequência cardíaca é um ponto que merece atenção ao comprar a esteira. Segundo o profissional, essa função é importante, em especial, para aqueles que já tenham algum problema cardíaco diagnosticado. No entanto, ela também pode e deve ser usada por pessoas saudáveis para acompanhamento da atividade física.

"Através deste equipamento, o indivíduo pode verificar em tempo real se está ocorrendo alterações importantes nos batimentos durante o exercício - como estar fazendo uma atividade de baixa intensidade e ter alto batimento, ou o contrário, uma atividade impactante com batimentos baixos. Neste caso, é recomendável a procura de um médico cardiologista para maiores investigações", explica.

Mas nem só para isso o monitor de batimentos pode ser usado, viu? Lucas lembra que ele também pode ajudar a melhorar a qualidade do exercício. Existem, inclusive, vários tipos de treinamento que usam a frequência cardíaca como parâmetro. Nesses casos, vale ter sempre o acompanhamento de profissionais de educação física na elaboração e acompanhamento da atividade.

Mulher usando esteira com visor para acompanhar detalhes da corrida
É possível acompanhar o ritmo cardíaco na esteira ergométrica (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Confira as medidas da lona e capacidade de peso

A lona da esteira (ou seja, a parte em que você pisa) deve ter o tamanho ideal para a sua caminhada - não podendo ser nem muito estreita, nem muito larga. De maneira geral, o tamanho ideal de uma esteira ergométrica é 40cm de largura. Essa medida vai te dar mais conforto e segurança para realizar as atividades.

Além disso, outro detalhe que não pode ser ignorado é a capacidade máxima de peso da esteira ergométrica. O normal é encontrar opções residenciais e semi profissionais com capacidade de 110 a 120kg, mas esse número pode aumentar nas diferentes versões de esteira profissional.

Observe a potência do motor da esteira ergométrica

Na hora de comprar a esteira ergométrica elétrica, dê uma olhada na ficha técnica e procure pela potência do motor. Isso influencia diretamente no desempenho da esteira e, consequentemente, no quanto seu treino irá render.

Em geral, o número do motor é medido em cavalos de potência (ou seja, ao lado do número terá a sigla HP). A dica para certar é:

  • Para caminhadas leves, procure uma esteira ergométrica com motor de 1,5 HP ou mais. Isso já será suficiente;
  • Para corridas, dê preferência para a esteira ergométrica com motor a partir de 2 HP para conseguir correr com mais facilidade.

Veja quais são as funcionalidades do painel da esteira ergométrica

O painel da esteira ergométrica pode ser um ótimo aliado para controle total do seu exercício. Na hora da compra, investigue quais são as funcionalidades da esteira, e tenha em mente que as principais são:

  • contagem do tempo
  • velocidade (geralmente em km/h)
  • distância percorrida
  • contagem de calorias gastas no exercício
  • medidor de frequência cardíaca
  • funções já pré-definidas de treinos
A esteira ergométrica deve ser escolhida de acordo com a sua necessidade (Foto: Reprodução/Shutterstock)
A esteira ergométrica deve ser escolhida de acordo com a sua necessidade (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Procure por opções de esteira com botão de emergência

Esse é um item que muita gente vai deixar passar, mas é preciso ter atenção a presença do botão de emergência no painel da esteira. Ele pode ser um botão ou um ímã que, uma vez desconectado do painel, irá acionar a parada automática do motor. Parece só um detalhe, mas esse recurso dá mais segurança ao seu treinamento, podendo travar a esteira caso algum problema aconteça.

Melhor prevenir, né? Então, confira aqui algumas esteiras com recurso de emergência!

Opte entre a esteira ergométrica com inclinação mecânica ou automática

Uma boa maneira de turbinar a corrida ou caminhada é adicionando algumas 'dificuldades' no percurso, como a inclinação, por exemplo. Esse recurso pode ser encontrado em diferentes tipos de esteira, variando apenas a maneira como a inclinação será feita - se de forma mecânica ou automática.

No caso da inclinação mecânica, é preciso ajustar manualmente a altura e os pés da esteira antes do treino. Já na inclinação automática, o ajuste é feito por um botão que sobe ou desce a estrutura da esteira. Isso pode facilitar seu treino, já que algumas séries de exercícios exigem esse ajuste durante a corrida ou caminhada.

Compare os preços

É sempre importante avaliar o custo-benefício de cada produto. Uma esteira mais barata pode não oferecer o recurso que você precisa, e vai acabar virando um estorvo, não um aparelho para se exercitar. Avalie tudo minuciosamente antes de tomar uma decisão!

O que eu ganho ao comprar uma esteira?

Os benefícios de ter uma esteira ergométrica em casa, sempre à mão, são inúmeros!

  • Melhora a resistência física
  • Melhora a circulação e equilibra os batimentos cardíacos
  • Ajuda o metabolismo e, consequentemente, a queima de gorduras
  • Diminui a formação de radicais livres
  • Permite que você realize uma atividade física no conforto da sua casa

Agora que você já sabe como escolher, que tal ver nossa seleção com as melhores esteiras ergométricas?

Leia também: