Entenda antes de comprar em Esteira Ergométrica

Esteira Ergométrica: como escolher a ideal?

Melhore seu condicionamento físico de forma segura com essas dicas!

Esteira Ergométrica
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

ESTEIRAS ERGOMÉTRICAS EM PROMOÇÃO

Você é daquelas pessoas que até tenta ir para a academia, mas nunca dá certo? Nós estamos aqui para te ajudar na missão de ser fitness! Já pensou em fazer exercícios em casa? Pode parecer preguiça, mas muita gente tem seguido esse caminho com sucesso!

O segredo é escolher bem seu equipamento e ser fiel à rotina, sem desculpas! Um aparelho fácil de manusear e que vai reduzir o sedentarismo com praticidade é a esteira ergométrica. Mas como escolher a esteira ideal para o seu tipo de atividade?

Leia também: Como Usar Tênis?

Na internet temos diversas opções de esteiras, das mais simples às mais tecnológicas! Antes de começar as buscas, é preciso levar em consideração alguns pontos:

A esteira é para corrida ou caminhada?

Se você quiser usar a esteira para caminhar, invista em uma mais simples como os modelos residenciais, com quilometragem menor. Agora para corridas, o ideal é uma esteira mais robusta como os modelos profissionais.

Algumas delas passam a velocidade 13 km por hora, ideal para os ligeirinhos de plantão!

Pense com carinho no motor!

As esteiras ergométricas podem ser elétricas ou mecânicas, e essa escolha vai fazer muita diferença no seu treino:

  • Esteira Elétrica: a potência do motor gera força para impulsionar seu treino. Ela também permite que você escolha em qual velocidade quer treinar e algumas tem recursos como medição de batimentos cardíacos.
  • Esteira Mecânica: a esteira mecânica trabalha no seu ritmo. Apesar dos modelos serem mais em conta, é uma esteira mais difícil de treinar, principalmente para quem não está acostumado.

 

Qualquer que seja o motor de sua escolha, não se esqueça de sempre respeitar seu corpo! Não vá além dos seus limites, nem na esteira elétrica, nem na mecânica!

Outra dica importante é sempre pensar nos acessórios que irá usar durante os treinos! Veja nosso infográfico sobre qual o tênis ideal para o seu tipo de pisada, para não ficar sofrendo depois!

Atente para o amortecimento

Uma das vantagens de treinar na esteira é a capacidade maior que ela tem de amortecimento. Ao correr no asfalto, o impacto nos joelhos pode ser grande e causar lesões. Conheça também os melhores tênis de corrida que vão ajudar nessa questão!

Procure esteiras simples de usar

A maioria das esteiras elétricas oferece uma série de recursos adaptáveis que o usuário pode escolher na hora de treinar. Mas isso pode intimidar aqueles que ainda não tem muita familiaridade com o treinamento.

Se você está começando, escolha uma esteira mais simples, com programas que fazem sentido para você!

Medição da frequência cardíaca é um aspecto importante!

Pode parecer besteira, mas a medição da frequência cardíaca é um dos pontos mais importantes de uma esteira.

Assim, você consegue definir se sua frequência está muito alta (o que não é bom, pois pode provocar lesões), ou muito baixa (o que também não é bom, pois te impede de atingir suas metas).

Definir a frequência ideal é essencial para um treinamento saudável.

Esteira ErgométricaÉ possível acompanhar o ritmo cardíaco na esteira / Reprodução: Shutterstock

Não se esqueça de conferir as medidas

Uma esteira deve ter o tamanho ideal para a sua caminhada, não podendo ser nem muito estreita, nem muito larga. O tamanho ideal que sugerimos é de 40cm de largura.

Voltagem

Quando se compra um produto, é sempre importante se atentar para a voltagem! E com as esteiras elétricas não é diferente! Afinal, não adianta nada comprar uma esteira e não conseguir usá-la.

Botão de Emergência

Esse é um item que muita gente vai deixar passar. Mas é preciso ficar muito atento: o botão de emergência dá mais segurança ao seu treinamento, podendo travar a esteira caso algum problema aconteça.

Inclinação

Algumas esteiras oferecem ajuste de inclinação automático. Isso pode facilitar seu treino, já que algumas séries de exercícios exigem esse ajuste durante a corrida ou caminhada.

Compare os preços

É sempre importante avaliar o custo-benefício de cada produto. Uma esteira mais barata pode não oferecer o recurso que você precisa, e vai acabar virando um estorvo, não um aparelho para se exercitar. Avalie tudo minuciosamente antes de tomar uma decisão!

O que eu ganho ao comprar uma esteira?

Os benefícios de ter uma esteira ergométrica em casa, sempre à mão, são inúmeros!

  • Melhora a resistência física
  • Melhora a circulação e equilibra os batimentos cardíacos
  • Ajuda o metabolismo e, consequentemente, a queima de gorduras
  • Diminui a formação de radicais livres
  • Permite que você realize uma atividade física no conforto da sua casa


Agora que você já sabe como escolher, que tal ver nossa seleção com as melhores esteiras ergométricas?

Leia também:

Mais sobre o /deumzoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em esteira ergométrica