Fogão de indução 4 bocas preto com panela de inox apoiada na boca superior direita

O que é fogão de indução? Entenda como funciona

Entenda como eles funcionam e veja panelas e frigideiras indicadas para esse tipo de fogão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O fogão de indução é uma boa escolha de compra para quem não quer gastar com a conta de gás e pensa em investir em um produto de longa durabilidade. Além de ter um design elegante, esse modelo é fácil de limpar e tem versões portátil ou embutido. Se interessou e quer saber mais? Nesse artigo explicaremos o que é e como funciona um fogão de indução, se ele gasta muita energia, quais as panelas ideais para esse modelo e, claro, vamos dar as melhores opções de compra,

Quer um fogão com timer? Conheça os melhores modelos do momento

O que é fogão de indução?

Fogão de indução de 4 bocas sobre bancada de mármore branca, com panela de inox apoiada na boca inferior esquerda do aparelho
Abaixo, explicamos o que é um fogão de indução (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O fogão por indução depende de energia elétrica, dispensa a necessidade do gás e não produz chamas. Dessa forma, o responsável por aquecer as panelas é o mecanismo de indução eletromagnética. Esses fogões também são conhecidos como cooktops, mas apresentam design com superfície plana (sem trempes) e mesa de vidro ou vitrocerâmico. Existem fogões por indução portáteis e embutidos.

Fogão de indução: como funciona?

No universo dos cooktops, existem três tipos diferentes: elétricos, por indução e a gás. O cooktop por indução magnética funciona a partir do campo magnético criado entre a parte interna e inferior da panela, chamada zona de cocção. Dessa maneira, não acontece perda de temperatura para o ambiente, pois todo o calor gerado vai para o alimento, e você tem mais segurança na cozinha, uma vez que a mesa não absorve o calor gerado, apenas a área onde está a panela.

Mão ajustando a temperatura no painel touchscreen de um fogão de indução
O fogão de indução funciona através de ondas eletromagnéticas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O fogão de indução oferece alto controle de temperatura e esfria a superfície rapidamente depois que é desligado, o que são vantagens quando comparado com cooktops elétricos e a gás.

Fogão de indução gasta muita energia?

A tecnologia de indução apresenta boa eficiência energética. Alguns modelos têm timer embutido, o que possibilita ajustar o tempo de cozimento e, consequentemente, a economizar na conta de luz. O Brastemp Gourmand elétrico Superautomático com duas bocas é um exemplo de fogão de indução de máxima eficiência energética: ele pode gerar até 40% de economia.

Como limpar um cooktop de indução?

Mão com luva cor de rosa segurando um paninho lilás enquanto limpa um fogão de indução preto
Limpar um cooktop de indução é simples, mas demanda cuidado para não arranhar a superfície (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A maioria dos cooktops de indução são feitos de vidro temperado, o que torna a sua limpeza um trabalho simples. Vale lembrar que fazer essa higienização periodicamente evita o acúmulo de sujeira e prolonga a vida útil do seu fogão. Lembre-se de nunca usar esponja de aço na superfície do seu fogão, pois isso pode danificá-lo.

Para limpar o fogão de indução com mesa de vidro, comece se certificando de que o fogão está desligado e com a mesa fria. Em seguida, remova os resíduos superficiais com uma esponja umidecida com água e sabão neutro. Na hora de limpar, evite usar a parte áspera da esponja. Por fim, é só remover o sabão com um pano macio e umido e finalizar com álcool, se for necessário.

Panelas para fogão de indução

Como mencionamos anteriormente, o fogão de indução funciona ausando ondas magnéticas geradas pelo fogão, mas para aquecer os alimentos a panela precisa ser compatível com a tecnologia. Ou seja: elas precisam ter um fundo com propriedades magnéticas que vai induzir a atividade da bobina de cobre e gerar calor suficiente para que você consiga cozinhar.

O material da composição das panelas para o cooktop de indução pode ser de ferro fundido, aço inox ou ter o fundo triplo. Além disso, é muito importante que o fundo das panelas para fogão de indução seja completamente reto e sem curvas.

Veja outras frigideiras e panelas de indução para comprar

Melhores cooktops de indução do mercado

Selecionamos aluns modelos que fazem sucesso por aqui, o Cooktop Tramontina e o Cooktop Cadence. Para mais opções, confira nossa lista com os melhores cooktops de indução.