Qual SSD comprar? Saiba escolher o ideal para o computador

Quer deixar o PC ou notebook mais rápido, mas não sabe como escolher um SSD? Confira nosso guia.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Instalar um SSD no computador ou notebook é um caminho sem volta. O armazenamento é mais rápido que o HD comum e ajuda a carregar o sistema operacional e programas em poucos segundos. Em certos casos, vale a mais a pena investir em um SSD do que em um processador melhor, por exemplo.

Comprar um SSD, contudo, não é tão simples. Por isso, nós do Zoom vamos te ajudar a escolher a melhor opção para as suas necessidades. Vamos falar um pouco da diferença deles para o HD, a diferença para a tecnologia SATA e NVMe, e até mesmo indicar algumas das melhores marcas que vendem SSDs no Brasil.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Os SSDs podem ser a solução para a lentidão do seu computador. (N. Miga/Shutterstock)
Os SSDs podem ser a solução para a lentidão do seu computador. (N. Miga/Shutterstock)

Leia também: Melhor SSD em 2020: 8 modelos para comprar e deixar o PC mais rápido

SSD vs HD: qual é o melhor?

Um SSD chega a ser 10x mais rápido que um HD. (Daniel Krason/Shutterstock) 
Um SSD chega a ser 10x mais rápido que um HD. (Daniel Krason/Shutterstock) 

O SSD é a melhor opção para melhorar o desempenho de um computador. Ele oferece taxas de leitura e escrita de dados até 10 vezes maior que a de um HD convencional em alguns casos. Além disso, o SSD tende a ser mais resistente e dar menos problemas, já que não possui partes mecânicas fazendo todo o trabalho.

Com um SSD, o computador pode carregar o sistema operacional em segundos, e o mesmo vale na hora de abrir programas ou mover arquivos grandes de um local para o outro. Ele é o melhor upgrade de baixo custo que se pode fazer em um computador ou notebook, resolvendo grande parte dos problemas de lentidão desses aparelhos.

Como nem tudo são flores, eles têm a desvantagem de serem mais caros que um HD convencional na relação de custo x capacidade de armazenamento. Isso significa que, com o preço de um HD de 1 TB, é possível comprar um SSD de "apenas" 256 GB, por exemplo.

Isso faz com que muitos usuários optem pelo armazenamento híbrido, ou seja, um SSD pequeno para sistema operacional e programas, e o HD para armazenamento em massa de arquivos.

Confira as nossas apostas para a Black Friday e veja os melhores produtos para comprar com desconto!

SSD: SATA ou NVMe?

Os SSDs NVMe podem ser até três vezes mais rápido que os convencionais. (Maxx Studio/Shutterstock)
Os SSDs NVMe podem ser até três vezes mais rápido que os convencionais. (Maxx Studio/Shutterstock)

Se você já está decidido a comprar um SSD, é importante saber que existem dois tipos: SATA e NVMe. A primeira opção é o convencional, mais barato e que ainda é bem mais rápido que um HD convencional. Ele é usado na maioria dos computadores, mas não costuma ser a escolha frequente das fabricantes de notebook, por ter o mesmo tamanho de um HD.

É aí que entra o SSD M.2 NVMe. Ele usa uma entrada PCI Express dedicada, e, graças ao seu software, consegue atingir velocidades até três vezes maiores que um SSD convencional. Outra vantagem é que ele é bem pequeno e vai direto na placa mãe, ideal para notebooks e computadores compactos, já que economiza espaço internamente.

No entanto, um SSD NVMe é consideravelmente mais caro que o normal e nem todas as placas mães suportam ele. Se você está interessado neste modelo, é necessário olhar na página de descrição do seu notebook ou placa mãe do computador para ter informações sobre a compatibilidade, evitando o problema de comprar uma peça que não pode ser usada no seu aparelho.

Quanto de espaço no SSD é recomendado?

Existem SSDs com as mais diferentes capacidades de armazenamento. (Oleksandr Delyk/Shutterstock)
Existem SSDs com as mais diferentes capacidades de armazenamento. (Oleksandr Delyk/Shutterstock)

Se você não instala muitos programas ou jogos e só quer um computador rápido para uso no cotidiano, um SSD de 128 GB já é suficiente. O de 256 GB é um bom custo-benefício, pois oferece um espaço consideravelmente maior para instalação de programas e armazenamento de arquivos e não é tão caro.

Para quem trabalha ou joga, recomendamos pelo menos 500 GB, pois a demanda de arquivos será grande e modelos abaixo disso podem lotar facilmente. O SSD de 1 TB ou maior é para quem precisa armazenar muitos arquivos no computador, por exemplo, pessoas que trabalham com edição de fotos ou vídeo.

Instalar um SSD e um HD é a opção mais “barata” para velocidade e bom espaço de armazenamento. (Nor Gal/Shutterstock)
Instalar um SSD e um HD é a opção mais “barata” para velocidade e bom espaço de armazenamento. (Nor Gal/Shutterstock)

A dica que damos é usar o já citado armazenamento híbrido, que dá uma boa quantidade de espaço ao usuário e tem um ótimo custo benefício. Essa estratégia consiste em instalar um SSD e um HD, usando o SSD apenas para os programas, jogos e sistema operacional, enquanto o HD ficará responsável por armazenar todos os arquivos pessoais ou de trabalho do usuário.

Em notebooks, é possível fazer isso usando um SSD M.2 e um HD convencional ou com adaptadores Caddy, que transformam a entrada de DVD em um espaço para HD. Nos desktops, o usuário pode usar a mesma estratégia, ou instalar um HD e um SSD SATA, já que ele conta com mais de uma porta SATA e espaço interno para isso.

Qual marca de SSD escolher?

A WS Western é uma marca boa e com bom custo-benefício para SSDs. (Nor Gal/Shutterstock)
A WS Western é uma marca boa e com bom custo-benefício para SSDs. (Nor Gal/Shutterstock)

Muitas marcas já trabalham na fabricação de SSDs, mas existem algumas que se destacam pela qualidade de seus produtos, disponibilidade no mercado brasileiro e qualidade do atendimento em caso de problemas. Nós recomendamos escolher opções de SSD da Samsung, WD Western, Kingston, Sandisk, Lexar e Crucial.

Essas marcas são populares no Brasil, tem boas avaliações de usuários e oferecem SSDs de diferentes tamanhos e formatos, seja no tradicional SATA ou M.2. Além disso, a maioria dessas empresas também trabalha com a tecnologia NVMe, que está se tornando tendência atualmente.

Nós do Zoom já selecionamos os melhores SSDs para comprar. Na lista, separamos as indicações pelo tamanho do armazenamento.

Quer saber mais sobre HDs e SSDs? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Leia também