Zoom indica em Hidratação e Tratamento para os Cabelos

Como matizar o cabelo com tinta?

Descoloriu o cabelo e ficou aquele amarelado? Aprenda a matizar o cabelo com tinta!

como matizar o cabelo com tinta
por Yasmin Miranda - Especialista em Moda, Beleza e Saúde.

O sonho de muita gente é ter o cabelo loiro platinado! Mas, para alguns, o processo para chegar na cor desejada é mais difícil do que parece!

Imagina só: você sai do salão, depois de gastar uma grana, com o cabelo laranja ou amarelo gema! Ninguém quer isso, não é? Nessa hora que entra a matização.

 

Leia também: Os Melhores Matizadores de Cabelo

Matizar o cabelo significa neutralizar as nuances indesejadas! Existem várias formas de matizar o cabelo e, como cada cabeça é uma sentença, é melhor testar para descobrir com qual seus cabelos vão se adaptar melhor!

Uma das formas mais duradouras, é a matização com tinta. A matização pode puxar a cor do seu cabelo para a que você deseja: desde um loiro dourado, até um loiro platinado! Tudo vai depender da cor da tinta que você escolher!

Preste atenção: só faça esse procedimento em casa se você já estiver familiarizado com tinturas permanentes ou tonalizantes é se você tem alguma noção de colorimetria. Se não for esse o caso, nós indicamos que procure um profissional para pintar seu cabelo!

As vantagens da matização com tinta

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo de parar para dar um trato no cabelo. Por esse motivo, a matização com tinta é indicada para quem quer manter a cor desejada por mais tempo no cabelo, sem precisar matizar toda semana, por exemplo.

Também indicamos para quem não se acostumou com um loiro muito claro e quer subir um tom, ou ainda tirar manchas que podem ter aparecido com a descoloração. Mas cuidado, se você não conhece a fundo como funcionam as tinturas, essas manchas podem só aumentar!

Como escolher a tinta

A escolha da tinta para matizar o cabelo vai depender muito do fundo de clareamento (a cor que o cabelo ficou depois da descoloração) e do resultado esperado.

Para escolher melhor a tinta a ser usada, atente para os números. O primeiro número diz respeito ao tom, ou seja, à cor do cabelo, quanto mais alto o número, mais claro: 1 é preto azulado e 12 é loiro claríssimo. Já o segundo número diz respeito à nuance, ou seja, ao reflexo que a tinta pode ter.

Para tirar o alaranjado ou o amarelado dos fios, o ideal é que se use as nuances 0.1 (azulado/acinzentado) que vai deixar o cabelo puxado para o platinado, 0.2 (violeta) ou 0.8 (verde/mate) que deixam o cabelo mais perolado.

Como usar a tinta para matizar o cabelo

É sempre importante lembrar que matização não é coloração! Você não pode deixar a tinta agir pelo mesmo tempo de uma coloração, isso pode estragar o seu loiro! A matização é feita em, no máximo, dez minutos.

Tendo isso em mente, escolha a tinta de sua preferência e mãos à obra! A medição de cada ingrediente depende da marca da tinta, mas você vai usar, além da coloração, água oxigenada de 10 ou, no máximo, 20 volumes, para não estragar tanto o cabelo!

Passe no cabelo todo, ou apenas nas mechas que quer matizar e deixe agir por 10 minutos. Enxágue normalmente, com shampoo e condicionador para selar as cutículas e o pigmento fixar!

Pronto! Seu cabelo está matizado! Quem quiser dar uma hidratada a mais nas madeixas, é só adicionar um pouco de máscara hidratante de sua preferência na mistura!

 

Leia também: Os Melhores Secadores de Cabelo Profissionais

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!