Como matizar o cabelo com tinta? Dicas e produtos para loiros

Quem tem cabelos loiros sabe que a manutenção é o segredo! Se você quer evitar fios amarelados por mais tempo, veja como matizar o cabelo com tinta

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter cabelos loiros é o sonho de milhares de pessoas. No entanto, é importante ressaltar que não existe um loiro bonito e saudável sem a manutenção adequada da cor. E é aí que entram os matizadores e tonalizantes, que neutralizam tons indesejados, como o amarelado ou o alaranjado, e devolvem não só o brilho, mas a almejada nuance acinzentada aos cabelos loiros. Neste momento, pode ser que você se pergunte: "Mas, como matizar o cabelo com tinta?".

Ao passar por um processo de descoloração, os cabelos loiros são mais suscetíveis à oxidação, e isso explica o porquê dos fios loiros ficarem com aspecto amarelado. Para fazer a manutenção da cor, que deve ser frequente, existem vários produtos e diferentes formas de matizar o cabelo. Cada pessoa apresenta uma preferência, assim como busca por um resultado específico. Por isso, vale testar diferentes formas de matizar o loiro para escolher qual é a melhor para o seu cabelo.

Uma das formas mais duradouras é a matização com tinta de cabelo. Além de entregar resultados variados de acordo com a coloração que você escolher – podendo ser desde um loiro dourado até um platinado acinzentado –, esse processo também garante maior durabilidade da cor e um banho de brilho nos fios. Portanto, se você quer saber como matizar o cabelo com tinta, veio ao lugar certo, pois contamos, ainda, com a colaboração da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles) neste artigo! Vamos lá?

E se você já está querendo um matizador, explore já a nossa lista com os melhores matizadores de 2021!

Entenda como matizar o cabelo com tinta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como matizar o cabelo com tinta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual a diferença entre matizador, tonalizante e coloração?

Antes de qualquer tópico, começaremos explicando o que significa cada termo dentro do universo dos matizadores. Cabelos loiros ou que passaram por algum processo de descoloração tendem a apresentar tonalidades amareladas ou alaranjadas conforme o tempo. É natural e, por isso, as correções de cor podem ser necessárias.

Neste sentido, é necessário entender o básico sobre o círculo cromático (e como as cores funcionam). Basicamente, as cores opostas ao amarelo e ao laranja são o roxo e o azul. Portanto, para neutralizar nuances indesejadas nos fios loiros, a grande maioria dos produtos desmareladores aparecem em tons arroxeados, bastante vibrantes. Agora, vamos às diferenças entre cada um deles?

  • Matizador: São produtos que removem pigmentos amarelados e alaranjados dos cabelos. Para os loiros, existem matizadores roxos, azuis e até mesmo cinzas. Sua durabilidade é mais longa que um desamarelador, durando entre uma e duas semanas. Se você quiser um banho de brilho, pode misturar o matizador com uma máscara de tratamento.
  • Tonalizante: São como colorações, só que semipermanentes e com ação superficial, desbotando ao longo das lavagens – assim, costumam agredir menos os cabelos. São produtos que depositam a coloração desejada (podendo ser desde um loiro dourado até um platinado acinzentado). A durabilidade dos tonalizantes é média, rendendo entre 8 e 10 lavagens (dependendo da marca do produto). No entanto, em cabelos descoloridos, o banho de brilho com tonalizante serve também como matizador e desamarelador.
  • Coloração: São mudanças permanentes de cor para os fios, que exigem manutenção regular, mas entregam um resultado mais potente e durável entre as opções de produtos matizadores para cabelos loiros. Na correria do dia a dia, é comum não termos tempo para retocar os cabelos. Por isso, neutralizar o cabelo com tinta é uma opção para quem busca manter a cor do loiro desejada por mais tempo nos fios. Matizar o cabelo com tinta também é ideal para quem já tem os fios loiros e descoloridos, mas deseja subir um tom, por exemplo.

Está procurando por um tonalizante? Neste artigo, nós listamos os melhores tonalizantes do ano!

É possível matizar o cabelo com tinta?

Matizar o cabelo com tinta é uma possibilidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Matizar o cabelo com tinta é uma possibilidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Sim! Matizar o cabelo com tinta ou coloração é uma possibilidade. Além de ser um procedimento fácil de ser feito, também garante a tonalidade do loiro desejado por mais tempo. Para isso, é fundamental escolher com atenção a tinta a ser utilizada. Neste caso, atente-se aos números! O primeiro número da tinta diz respeito ao tom, ou seja, à cor do cabelo que a tinta entrega.

Quanto maior este número, mais clara a coloração: 1 é preto azulado enquanto 12 é loiro claríssimo, por exemplo. Já o segundo número da tintura corresponde às nuances que aquele produto entrega, ou seja, os reflexos de cor. O 0.1 proporciona reflexos azulados ou acinzentados, mais indicados para quem quer loiros platinados. Já o 0.2 é violeta e o 0.8 verde/mate, que deixa os fios claros com nuances peroladas.

É possível matizar tanto cabelos claros quanto escuros com tinta?

Anna afirma que sim: dá para neutralizar tons ou até mesmo intensificar cores com a ajuda da coloração. A hair designer explica:

"No caso dos cabelos escuros, sem descoloração, você pode usar um tonalizante para realçar a cor do cabelo, devolvendo mais vitalidade e brilho. Então, nesse caso, a palavra matização tem a função de repor pigmento".

Se você quer escolher entre as melhores tintas de cabelo, dê uma olhada neste artigo com as melhores opções de marcas!

Como matizar o cabelo com tinta?

Assim como qualquer outra mudança mais radical, recomendamos que você só realize esse procedimento em casa se já estiver familiarizado com tinturas, tonalizantes e tenha uma noção básica de colorimetria. Se não for esse o caso, procure por um profissional! Dessa forma, você evita dores de cabeça, cabelos manchados e garante a sua satisfação com o resultado.

"Caso você use o oxidante errado, isso pode alterar a cor de fundo do cabelo. O mais recomendado usar um tonalizante que possua baixa porcentagem de oxidante. Ele só vai alterar os cabelos descoloridos, não mexendo na cor natural dos cabelos", destaca Anna".

Dito isso, vamos ao passo a passo! Você vai precisar da tinta escolhida e, também, de água oxigenada de 10 ou, no máximo, 20 volumes (mais que isso você pode danificar mais os seus cabelos). Misture bem os produtinhos e aplique por toda a extensão dos fios ou somente nas mechas que você quer matizar.

Deixe o produto agir por 10 minutos no máximo. Lembrando que matização não é coloração. Logo, atente-se ao tempo de ação do processo! Depois, é só enxaguar, lavar e condicionar os fios como de costume. E pronto: seus cabelos estão matizados com tinta!

Quer saber como pintar os cabelos? Veja aqui dicas e técnicas para colorir os fios!

Dá para misturar tinta de cabelo com matizador?

O ideal é evitar misturar produtos quando matizar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ideal é evitar misturar produtos quando matizar o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A resposta é: Não! Evite misturar produtos na hora de matizar os cabelos, sejam eles colorações permanentes, matizadores ou tonalizantes. Misturar produtos com objetivos diferentes pode ser bastante prejudicial aos fios, e acabar comprometendo o resultado final da matização dos seus cabelos. Afinal, cada um conta com formas de aplicação diversas, tempo de duração recomendado, e até mesmo as nuances podem variar.

Cada produto contém pigmentos específicos que ajudam a neutralizar tonalidades amareladas e, dessa forma, já matizam os loiros por si só. Então, não há necessidade de misturar produtos diferentes, combinado? Seus resultados serão melhores se você optar por somente um produto e seguir as instruções de uso que vêm na embalagem!

Como matizar o cabelo com matizador?

Para matizar os fios com matizador é simples: escolha o matizador de sua preferência e siga as instruções recomendadas pelo fabricante. Como a matização é um processo mais fácil de realizar, através de produtos como shampoos, condicionadores ou máscaras, é possível fazê-lo até mesmo durante o banho.

Na hora de escolher um matizador, prefira aqueles que unem não somente agentes pigmentantes, mas também ingredientes hidratantes e de fortalecimento capilar. Assim, você matiza os seus cabelos enquanto garante a saúde, a força e o brilho dos fios!

Produtos para matizar o cabelo

Entre tantas opções de produtos matizadores, algumas se destacam quando o assunto é custo-benefício.

Confira abaixo algumas sugestões dos melhores produtos para matizar o cabelo:

Tinta L'Oréal Imédia Excellence Creme

L'Oréal Imédia Excellence Creme (Imagem: Divulgação/L'Oréal)
L'Oréal Imédia Excellence Creme (Imagem: Divulgação/L'Oréal)

Se você veio até aqui para procurar uma coloração para matizar o cabelo com tinta, a L'Oréal Imédia Excellence Creme é uma das melhores opções! Sua fórmula conta com ingredientes nutritivos que ajudam a hidratar e nutrir os cabelos, como pró-keratina e ceramida.

Além disso, sua linha Ice Colors possui opções incríveis de loiros acinzentados, como 10.111 (tom Flerte), 11.111 (tom Fatal) e 12.111 (tom Fetiche). São tintas perfeitas para fazer o processo de matização dos cabelos, especialmente se você sonha com um loiro platinado.

Máscara Matizadora Amend Specialist Blonde

Matizador Amend Specialist Blonde (Imagem: Divulgação/Amend)
Matizador Amend Specialist Blonde (Imagem: Divulgação/Amend)

Se você quer apostar em produtos matizadores para o dia a dia, a máscara matizadora Amend Specialist Blonde é uma ótima opção. Ela promete neutralizar nuance amareladas ou alaranjadas dos cabelos loiros descoloridos, e também proporciona hidratação e reconstrução, melhorando a elasticidade, maciez e luminosidade dos fios.

Queridinha entre as loiras que gostam de uma fácil manutenção, o produtod também é de rápida aplicação: seu uso é recomendado por até 5 minutos nos fios e, depois, é só enxaguar. Fácil assim! Também existem o shampoo e o condicionador da mesma linha matizadora, que valem a pena o investimento.

Kit Matizador Bio Extratus

Matizador Bio Extratus Brilho Platinado (Imagem: Divulgação/Bio Extratus)
Matizador Bio Extratus Brilho Platinado (Imagem: Divulgação/Bio Extratus)

Já se você procura por um kit completo de produtos matizadores, considere a linha Spécialiste da Bio Extratus! Com shampoo, máscara de hidratação reconstrutora, finalizador e protetor térmico, a linha matizadora da Bio Extratus oferece um kit completo para matizar, restaurar e proteger os fios.

A fórmula dos produtos da linha contém Goji Berry, Manteiga Illipê, Micro Queratina e Pigmento Violeta, com efeito desamarelador, capacidade de reparação e nutrição e evitando a oxidação. Ideal para quem quer investir em bons produtos para ter um loiro mais brilhoso, macio e matizado no dia a dia.

Veja mais sobre o universo de cabelos: