Saiba o que é a soundbar e como ela funciona!

Entenda como escolher a soundbar ideal e amplificar o som da sua TV.

Saiba o que é a soundbar e como ela funciona!
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Soundbar é o aparelho ideal para você amplificar o som da sua TV, sem ocupar muito espaço em casa e gastar tanto dinheiro.

A maioria dos modelos já vem com tecnologia bluetooth para conectar na TV, smartphones ou notebooks. E você também encontra soundbars com entrada óptica digital e HDMI, caso seja preciso usar cabos para essa conexão.

A soundbar, única faixa com vários alto-falantes embutidos, oferece bom custo/benefício em relação aos home theaters e, normalmente, vem com a tecnologia surround, que ajuda a dar uma sensação de imersão dentro do conteúdo que está sendo exibido.

Existem soundbars de 2.1 canais e outras até 7.1. A diferença entre esses números de canais de áudio é basicamente a seguinte: o número à esquerda indica quantos alto-falantes tem o sistema; já o número da direita indica a quantidade de subwoofers.

E por falar nisso, devemos destacar que um subwoofer faz toda a diferença na soundbar, pois esse tipo de alto-falante é ideal para reproduzir sons mais graves. Mas atenção, pois tem diferença entre os modelos com subwoofer ativo ou passivo: ativos precisam estar conectados na tomada, têm amplificador embutido, dispensam fios e são de fácil instalação; passivos não têm o seu próprio amplificador e utilizam a potência das outras caixas.

Em suma, quanto mais alto-falantes, melhor os tons médios e agudos. Outra dica é: prefira uma soundbar com subwoofer, pois o som ficará mais equilibrado e melhor será a experiência virtual surround do áudio, ou seja, mais envolvente será o som da sua TV.

Antes de comprar o produto, não se esqueça de avaliar a potência, que pode variar de 100 até 600 Watts.

Quanto à instalação, vai depender do seu modelo de TV e de soundbar, podendo ser realizada de três maneira: conectando o cabo HDMI, o cabo óptico ou por bluetooth.

Leia também:

Veja, também, o vídeo do nosso canal no Youtube: