Filtro do liquidificador: como usar, para que serve e como limpar?

Descubra as facilidades que esse acessório traz no uso de alguns modelos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O liquidificador é um item indispensável em uma cozinha brasileira. Além de desempenhar sua função básica - a de tornar líquido alguns tipos de alimentos -, há muitas pessoas que o utilizam como substituto do mixer, do processador de alimentos e até de batedeiras!

E você pode perceber que, em diversos modelos de liquidificador existe uma peça que se encaixa no interior do copo e ainda pode gerar dúvidas sobre utilização e limpeza. Esta peça é o filtro do liquidificador e, por isso, vamos responder algumas perguntas básicas sobre esse item: para que serve? Como usar e limpar o filtro? Dê um Zoom e descubra!

O filtro do liquidificador Mondial Turbo evita que o suco contenha bagaços da fruta, por exemplo.
O filtro do liquidificador Mondial Turbo evita que o suco contenha bagaços da fruta, por exemplo.

Para que serve o filtro?

O filtro de liquidificador tem uma função muito simples: impedir que partes do alimento sejam misturados ao líquido após ele ser batido. E como o liquidificador passa a ser cada vez mais um utensílio com múltiplas funções dentro da cozinha, este acessório ajuda também nestas novas tarefas.

Tangerina sendo batida dentro do filtro do liquidificador Mondial Turbo para fazer suco. (Vídeo: Brigida Nogueira/Zoom)
Tangerina sendo batida dentro do filtro do liquidificador Mondial Turbo para fazer suco. (Vídeo: Brigida Nogueira/Zoom)

Um exemplo de como o filtro pode ajudar o usuário no preparo de alimentos são os sucos. Para que a bebida não tenha nenhuma semente na hora de beber, o filtro separa a parte que é sólida do líquido. Um suco de maracujá, por exemplo, possui muitas sementes no seu interior e, por esse motivo, as sementes acabam se misturando na hora do preparo, sendo necessário um cuidado especial para não ingerir nenhuma.

Com o filtro do liquidificador, ao bater o suco, as sementes ficam separadas e não há necessidade de se preocupar depois. É só despejar a bebida na jarra - ou copo - e descartar o bagaço e sementes depois.

Como usar o filtro do liquidificador?

O filtro do liquidificador é um acessório fácil de ser usado, porém, é importante dizer que o sistema de encaixe no interior do copo pode variar conforme modelo e marca do produto. Apesar de a variedade ser grande, a lógica de uso sempre será a mesma, já que o acessório, geralmente, fica no meio da jarra.

Passo 1. Coloque o filtro dentro da jarra, de modo que as lâminas possam rodar dentro dele.

Passo 2. Insira os alimentos que gostaria de bater dentro do filtro.

Os alimentos devem ser colocados na parte interna do filtro. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
Os alimentos devem ser colocados na parte interna do filtro. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

Passo 3. Ligue o liquidificador na velocidade desejada e aguarde a filtragem acontecer. No caso do vídeo abaixo, utilizamos a tangerina, por exemplo.

As partículas sólidas ficarão separadas da parte líquida. Desta forma, basta retirar o filtro quando o suco estiver pronto e descartar o que ali estiver retido. O suco na jarra ficará sem partículas sólidas, pronto para o consumo.

Como mencionamos anteriormente, há variações nos modelos disponíveis no mercado, então é recomendado que o usuário leia o manual de instruções caso ainda tenha dúvidas de como usar o filtro de liquidificador.

Ah, uma dúvida que também é bem comum é se o liquidificador funciona sem seu filtro. A resposta é: sim! O eletroportátil pode funciona sem seu filtro e, por ser removível, fica bem mais fácil de limpar e descartar o que foi filtrado.

Como limpar o filtro do liquidificador?

Muitos liquidificadores que possuem filtros possuem uma função específica para fazer a limpeza. O processo pode variar de modelo para modelo, mas geralmente segue o mesmo padrão.

Para limpar o filtro do liquidificador, através da função Clean, o usuário deverá:

Passo 1. Encher o copo com cerca de 500 ml de água fria ou morna junto com algumas gotas de detergente.

Passo 2. Com essa solução, basta apertar o botão Pulsar para que o filtro seja lavado internamente.

Passo 3. Após o processo, descarte a água e desencaixe o filtro.

Sistema de desencaixe do modelo Turbo L-1000 da Mondial. (Vídeo: Brigida Nogueira/Zoom)
Sistema de desencaixe do modelo Turbo L-1000 da Mondial. (Vídeo: Brigida Nogueira/Zoom)

Passo 4. Lave o acessório com água corrente e seque com um pano seco. O copo do liquidificador também poderá ser lavado normalmente nessa etapa, sempre com água e sabão neutro.

As fabricantes de modo geral alertam que não é recomendável o uso de qualquer tipo de produto químico durante a limpeza que não seja detergente neutro, como solventes. Isso pode diminuir a vida útil do seu liquidificador e até estragar, em casos extremos.

Caso seja necessário, deixe o filtro de molho, em uma solução de água e detergente, mas nunca utilize palhas de aço ou qualquer outro produto abrasivo, que também podem danificar seu aparelho. Já a base do liquidificador poderá ser limpa com pano ou esponja úmida, evitando o contato direto com água.

Com essas dicas o seu liquidificador com filtro terá uma vida útil mais longa e você poderá aproveitar para fazer diferentes tipos de receita na sua cozinha!

Compare os preços

O liquidificador que usamos de exemplo é o Mondial Turbo L-1000 de 3 litros:

Leia também: