Como limpar memória RAM? Melhore a performance do seu PC

Descubra como limpar memória RAM e melhorar a performance do seu PC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A memória RAM é responsável por alocar recursos que ajudam o PC e o celular e executar tarefas no dia a dia. Mas com o tempo, esse componente pode ficar carregado com processos e arquivos que não são importantes. Quando isso acontece, é um bom momento para uma limpeza. Mas, se você não sabe como fazer, não se preocupe. Neste artigo nós iremos te explicar como limpar memória RAM do seu PC e do seu celular.

Se você está procurando um novo notebook, nossas listas podem te ajudar!

O que é limpar a memória RAM?

Como limpar memória RAM de PC e celular (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Como limpar memória RAM de PC e celular (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Quando falamos em limpeza de memória RAM, podemos falar de duas maneiras. Digitalmente, que ocorre quando limpamos os arquivos desnecessários da memória RAM através de ações no sistema do computador ou do celular, e fisicamente, quando isso for possível, limpando o componente do computador ou notebook.

As duas limpezas são muito efetivas. E, para fazê-las, não é necessário um conhecimento técnico avançado. Na limpeza digital, existem diversos aplicativos que podem auxiliar nesta tarefa, tanto no computador quanto no celular.

Já a limpeza física é possível apenas nos computadores e notebooks e ocorre quando você limpa o componente físico, tirando a memória RAM da placa-mãe para efetuar a limpeza.

Por que devo limpar a memória RAM?

É recomendado a limpeza da memória RAM periodicamente (Foto: Reprodução/Shutterstock)
É recomendado a limpeza da memória RAM periodicamente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Com o uso diário, vários arquivos são carregados na memória RAM para que os aplicativos funcionem mais rapidamente. E, muitas vezes, esses arquivos ficam lá, mesmo quando não estão em uso.

Isso limita a potência da memória RAM em ajudar o processador no momento de executar tarefas, tanto no computador como no celular.

A limpeza da memória RAM surge como uma solução para essa situação. De tempos em tempos, é recomendado que se faça essa limpeza para liberar espaço na memória e garantir o máximo desempenho do componente.

No entanto, também existe a possibilidade de se limpar fisicamente a memória RAM de computadores e notebooks. Isso deve ser feito quando é acumulada muita poeira dentro da máquina. Mesmo assim, é uma tarefa completamente normal e necessária de ser feita.

Como limpar a memória RAM do seu PC?

O primeiro passo para se limpar a memória RAM do PC é identificar o modelo e verificar se ela é compatível com seu sistema. Muitos travamentos podem acontecer pela capacidade da memória RAM instalada não suportar o sistema, embora hoje os sistemas estejam muito bem otimizados.

Sistemas de 32 bits exigem ao menos 1GB para funcionar, embora o recomendado seja 2GB. Já sistema com 64 bits, o recomendado é de 4GB para que o funcionamento ocorra sem problemas.

Para saber qual memória está instalada em seu computador, vá até o menu Configurações, na opção Sistema e clique em Sobre. Na tela serão apresentadas informações do seu computador, dentre elas o tipo de memória RAM instalada.

Saber qual a memória RAM instalada é um dos passos de como limpar memória RAM (Foto/Hugo Iwaasa)
Saber qual a memória RAM instalada é um dos passos de como limpar memória RAM (Foto/Hugo Iwaasa)

Reinicie o computador

Outra forma de se limpar a memória RAM é reiniciando o sistema do computador. Isso faz com que todas as tarefas e arquivos que estavam em modo de espera na memória RAM sejam apagados.

Não se preocupe. Quando você iniciar novamente o sistema, o próprio computador trará novamente estes arquivos na memória para que seus aplicativos funcionem normalmente.

Escolha o que será iniciado com o sistema

Uma outra forma de se limpar a memória RAM é escolhendo quais aplicativos serão iniciados com o sistema.

Muitas vezes, por padrão, existem aplicativos que o usuário não utiliza no dia a dia que ficam ocupando espaço na memória RAM. Ao escolher quais aplicativos serão iniciados, o usuário pode preservar espaço na memória RAM.

Para escolher quais aplicativos se iniciam com o sistema, acesse o Gerenciador de Tarefas, procurando no menu Iniciar ou segurando simultaneamente as teclas CTRL+Shift+ESC.

No Gerenciador de Tarefas, vá até à aba Inicializar e observe os aplicativos que estão iniciando com o sistema. Alguns podem ser desabilitados para poupar a memória RAM.

Desabilitar aplicativos para iniciar com o Windows é uma forma de como limpar memória RAM (Foto/Hugo Iwaasa)
Desabilitar aplicativos para iniciar com o Windows é uma forma de como limpar memória RAM (Foto/Hugo Iwaasa)

Desinstale aplicativos desnecessários

Uma das maneiras mais fáceis de limpar memória RAM é desinstalando os aplicativos que você não usa no seu computador. Essa desinstalação pode garantir uma melhora de desempenho. Os aplicativos em excesso, mesmo quando não são utilizados, ainda podem influenciar no funcionamento e desempenho do computador.

Alguns desses aplicativos inclusive podem estar funcionando em segundo plano, consumindo recursos do seu PC mesmo sem você saber.

Como limpar a memória RAM do seu celular?

Confira agora como limpar memória RAM do seu celular (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Confira agora como limpar memória RAM do seu celular (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Os smartphones, assim como os computadores, também acumulam arquivos indesejados na memória RAM do aparelho. E isso pode ocasionar travamentos que prejudicam o uso. Não é chato quando você seleciona algo na tela do celular e ela não responde imediatamente?

Uma das causas deste atraso pode ser justamente a memória RAM estar com arquivos desnecessários.

Em algumas marcas de smartphones, existe um limpador nativo de memória RAM. Se for este seu caso, procure pelo aplicativo de segurança e escolha a Limpeza e depois a Otimização.

Essas duas opções farão a limpeza de arquivos desnecessários, além de limpar os processos que estejam carregados na memória RAM que não estejam em uso.

Outra opção é fazer o download de aplicativos especializados na tarefa de limpar os arquivos extras. Tanto no Android quanto no iOS, existem opções gratuitas para essa tarefa.

Um dos aplicativos que ajudam nesta tarefa é o Speed Booster, disponível para o Android. Já para iOs, é indicado o aplicativo UU Game Booster.

Os dois aplicativos são muito intuitivos para se usar e garantem uma boa limpeza de memória RAM.

Como limpar a memória RAM do seu PC: limpeza física

Além da limpeza digital, a memória RAM também pode ser limpa fisicamente. Mas este procedimento exige cuidado para que não danificar nenhum componente.

Com o computador desligado, é possível retirar a memória RAM do soquete da placa-mãe. É indicado que, quando for feita a limpeza, o usuário esteja utilizando uma luva antiestática, para não correr o risco de queimar nenhum componente do computador.

A luva antiestática protege os componentes da energia estática, que pode surgir involuntariamente quando essas peças são manipuladas. A energia estática é uma energia natural que pode surgir por diversos fatores.

Quem nunca não tomou um choque quando foi ligar o chuveiro ou simplesmente abrir uma porta, ao tocar na maçaneta? Essa é a energia estática.

É muito comum que a memória RAM esteja com uma trava dos lados na placa mãe, para evitar que ela se mova enquanto o computador esteja ligado. Verifique com cuidado se é o caso antes de forçar a retirada.

Já com a memória RAM em mãos, a limpeza pode ser feita com uma borracha macia branca que esteja limpa e passe no contato da memória. Normalmente esse contato é na cor dourada e pode estar protegido por uma capa. Se esse for o caso, procure se é possível retirar essa capa sem danificar o componente.

Assegure-se que não tenha nenhuma partícula de borracha no pente de memória RAM antes de colocá-la de volta na placa mãe.

Encaixe perfeitamente a memória RAM no seu local e feche as travas se for o caso. Antes de ligar o computador, verifique se não há mais nenhum componente que esteja mal encaixado.

Em caso de dúvidas é sempre recomendável que o usuário consulte um técnico em informática.