Para que serve memória RAM? Entenda função do componente no PC

Entenda a função dessa peça no computador e saiba de quanta memória você precisa para suas atividades

Filipe SallesEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importante em um computador. Ela trabalha junto do processador para transportar os dados e informações dos programas instalados no PC. Para entender melhor como a RAM funciona, nós vamos explicar primeiro o que é memória RAM e então para que serve memória RAM.

Leia também: Melhor processador para PC em 2020: 12 modelos da Intel e AMD

As memórias RAM são um dos componentes mais importantes em um computador. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Ruslan Lytvyn)
As memórias RAM são um dos componentes mais importantes em um computador. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Ruslan Lytvyn)

O que é memória RAM?

Em inglês, a sigla RAM significa “random access memory”, que traduzindo ao pé da letra seria “memória de acesso aleatório”. A memória RAM é responsável por dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Sem ela, qualquer programa e aplicativo iria funcionar muito lentamente. Além de estar presente nos computadores, a peça também é item obrigatório em smartphones e videogames.

Basicamente, a RAM guarda temporariamente toda a informação que o computador precisa para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo, que é mais lento e faz um armazenamento para longo prazo.

Por outro lado, os arquivos armazenados em uma memória RAM são apagados no momento em que você desliga o computador. Por isso, qualquer arquivo temporário que deseje guardar deve ser primeiro colocado no seu HD ou SSD.

Existem três critérios fundamentais a observar quando se está querendo saber o que é memória RAM e como ela irá te servir. São eles:

  • Capacidade: medida em gigabytes (GB), indica quantos arquivos temporários ele pode armazenar simultaneamente;
  • Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), indica a velocidade na qual a memória RAM trabalha nos arquivos temporários;
  • DDR: acompanhado de um número, indica a geração da placa de memória RAM. Quanto maior, mais moderna é a peça.

Trazemos essas informações apenas para introduzir o assunto e te mostrar o que é memória RAM. Agora, entraremos em maiores detalhes sobre cada um desse critérios ao longo do artigo. Sendo assim, fique conosco e aprenda tudo sobre para que serve a memória RAM!

Para que serve a memória RAM?

A RAM trabalha com a memória de curto prazo, ou seja, ela consegue escrever e reescrever rapidamente dados para o uso rápido. Quando você abre um jogo ou uma página em seu navegador, é a memória RAM que está trabalhando.

A memória é armazenada a curto prazo. Também chama de “volátil”, a informação fica guardada somente enquanto o computador está ligado. Toda vez que o PC é desligado, essa memória é apagada. Por isso é que existe um componente que armazena a longo prazo (HD e SSD) e outro de curto prazo (RAM) para o que precisa de velocidade. A memória RAM é a ponte que possibilita que o processador faça a leitura do que está armazenado no disco rígido.

Quanto de memória RAM é ideal para o computador?

Agora que você já sabe o que é memória RAM e porque ela é um dos componentes mais importantes em um computador, é preciso saber de quanto você precisa para o seu uso. O recomendado é a partir de 4GB, mas esse tamanho é mais indicado para quem quer um Chromebook, onde o sistema opera boa parte em nuvem e é indicado para tarefas mais leves e cotidianas.

Confira também no Zoom:

  • Qual a memória RAM ideal para o seu notebook?
  • Como comparar notebooks? Saiba escolher o melhor para você
  • Como saber o modelo do meu notebook?

O que é memória RAM de 4GB?

A memória RAM de 4GB é hoje a opção mais básica. É possível encontrar memória RAM abaixo disso, mas não recomendamos por já estar defasada. Até mesmo em um computador 4GB você já pode encontrar certa lentidão, caso tenha muitas abas abertas no navegador, por exemplo.

Ainda assim, na maior parte do tempo, programas leves funcionarão sem problemas e você será capaz de jogar games mais antigos ou que não demandem muito da memória. Mas vale lembrar que a memória RAM é apenas mais um detalhe ao conferir configurações para jogos.

Uma placa de vídeo integrada, por exemplo, pode tornar o jogo mais difícil de rodar. Por outro lado, barateia o PC ou notebook e você conseguirá trabalhar nele sem problemas.

Confira algumas opções de notebooks com memória RAM de 4GB que você pode encontrar aqui no Zoom:

O que é memória RAM de 6GB?

Usuários de programas de edição de imagens e vídeos de forma básica ou para quem quer aproveitar alguns jogos leves é indicado a memória RAM a partir de 6GB. Porém, esse é um modelo mais raro de se encontrar.

Por outro lado, modelos com essa capacidade de memória RAM permitirão executar qualquer trabalho leve e manter uma boa quantidade de abas abertas no navegador sem lentidão. Normalmente, computadores com 6GB de memória RAM costumam estar equipados com uma placa de 4GB e uma de 2GB, sendo uma configuração bem incomum em um notebook

O que é memória RAM de 8GB?

Considerado a memória RAM intermediária, jogos atuais de empresas grandes como EA e Ubisoft costumam exigir essa capacidade mínima para rodar bem jogos como Star Wars Jedi: Fallen Order e Assassin's Creed: Valhalla. Quando acompanhados de um bom processador e placa de vídeo dedicada, poderá jogar tranquilamente títulos como os mostrados acima em alta qualidade. Mas lembre-se: é crucial ter uma placa de vídeo dedicada para rodar esses jogos.

O mesmo para programas de edição mais pesados, que também costumam ser exigentes. Com 8GB de memória RAM, você conseguirá trabalhar com edições simples do dia a dia e, dependendo do restante da sua configuração, fazer alguns trabalhos mais pesados.

Confira no Zoom alguns dos melhores notebooks com 8GB de memória RAM:

O que é memória RAM de 16GB?

Para jogos pesados ou em qualidade máxima e edições complexas de vídeo ou modelagem em 3D é indicado ter, no mínimo, 16GB. Ele é o suficiente para rodar e trabalhar com esses programas sem medo de travamentos, pelo menos por conta da memória RAM.

Inclusive, uma memória RAM com capacidade de 16GB faz parte da maioria das listas de especificações recomendadas em jogos como Control e Cyberpunk 2077. Ou seja, um setup poderoso precisa de 16GB de memória RAM.

Confira a seguir alguns dos melhores notebooks com 16GB de memória RAM aqui no Zoom!

Agora, para aqueles que desejam o máximo desempenho ou trabalhar com ciência de dados o recomendado é uma memória de 32 GB ou mais.

É preciso escolher a quantidade ideal de memória RAM para atender às necessidades do usuário. (Foto: Shutterstock/Remitski Ivan)
É preciso escolher a quantidade ideal de memória RAM para atender às necessidades do usuário. (Foto: Shutterstock/Remitski Ivan)

O que é DDR3, DDR4 e DDR5?

Na hora de comprar uma memória RAM você vai se deparar com as siglas DDR3, DDR4 e DDR5. Para que você esteja preparado para escolher, a sigla DDR significa em inglês “double data rate” ou em português “dupla taxa de transferência”. Isso quer dizer que ele transfere o dobro de informações por ciclo de clock. Para facilitar isso quer dizer que ele faz mais operações por ciclo.

Os número 3, 4 e 5 depois do DDR indicam a geração da tecnologia e a cada evolução aumentam a taxa de transferência e quantidade de bits por exemplo. Portanto, quanto maior o número, melhor. O padrão atualmente é DDR4, o mais comum entre os melhores notebooks.

Como o padrão DDR5 é o mais recente, é difícil encontrar placas do tipo ou notebooks nesse padrão de memória. Enquanto isso, memórias DDR3 já estão caindo em desuso e não são mais recomendadas.

O que é mais importante na memória RAM?

Tamanho ou velocidade?

A quantidade de gigabytes não é a única coisa que importa em uma memória RAM. Os GBs ajudam em multitarefas, mas a velocidade de clock da memória é importante para alguns jogos e para o PC rodar com mais agilidade. Essa velocidade de clock própria da RAM vai controlar quantos dados por segundo a memória vai operar.

Geralmente a unidade de velocidade é em megahertz (MHz) e é um fator importante para quem procura extrair o máximo da capacidade de memória para ter mais velocidade e diminuir a latência. Para usuários comuns a velocidade pode não ser tão importante, então se você está procurando um notebook para trabalho simples ou para estudar, não precisa se preocupar muito com esse fator.

O clock da memória RAM é justamente a medida que informa a velocidade na qual as informações armazenada na peça são trabalhadas. Por isso que esse detalhe também é tão importante para jogos. Uma memória RAM de 2400MHz, por exemplo, opera bem menos que uma de 3000MHz. Por outro lado, um clock de memória RAM mais baixo significa um preço menor na peça.

O clock de memória RAM ajuda a tornar seu computador mais ágil (Fonte: Shutterstock/AlvaroMP)
O clock de memória RAM ajuda a tornar seu computador mais ágil (Fonte: Shutterstock/AlvaroMP)

Mas cuidado ao tentar comprar uma memória RAM de clock alto. Antes disso, observe o quanto de frequência sua placa-mãe suporta. Caso você compre uma memória RAM mais rápida, ela até funcionará, mas irá operar no clock máximo com que a placa-mãe é compatível.

Ou seja, uma memória RAM de 3200MHz encaixada na placa-mãe com clock máximo de 3000MHz não irá aproveitar todo o seu potencial. Por isso mesmo, não deixe de conferir nossas indicações de melhor placa-mãe em 2021!

Agora você já sabe o que é preciso para escolher uma memória RAM, levando sempre em consideração para qual uso você precisa. Usuários exigentes e que desejam a máxima performance do seu computador precisam de uma memória maior e com mais velocidade.

Para quem precisa para tarefas básicas, pode apostar em uma de 8 GB que ela vai dar conta do recado. Se estiver precisando economizar, a memória RAM de 4GB pode funcionar, mas vale considerar que ela pode apresentar alguma lentidão eventualmente, como mostramos nesse review do Samsung Book E30.

Leia também: