Para que serve memória RAM? Entenda função do componente no PC

Entenda a função dessa peça no computador e saiba de quanta memória você precisa para suas atividades

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importante em um computador. Ela trabalha junto do processador para transportar os dados e informações dos programas instalados no PC. Para entender melhor como a RAM funciona, nós vamos explicar nas linhas a seguir.

Leia também: Melhor processador para PC em 2020: 12 modelos da Intel e AMD

As memórias RAM são um dos componentes mais importantes em um computador. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Ruslan Lytvyn)
As memórias RAM são um dos componentes mais importantes em um computador. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Ruslan Lytvyn)

O que é memória RAM?

Em inglês a sigla RAM significa “random access memory”, que traduzindo ao pé da letra seria “memória de acesso aleatório”. A memória RAM é responsável por dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Sem ela qualquer programa e aplicativo iria funcionar muito lentamente. Além de estar presente nos computadores, a peça também é item obrigatório em smartphones e videogames.

Basicamente, a RAM guarda temporariamente toda a informação que o computador precisa para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo, que é mais lento e faz um armazenamento para longo prazo.

Para que serve a memória RAM?

A RAM trabalha com a memória de curto prazo, ou seja, ela consegue escrever e reescrever rapidamente dados para o uso rápido. Quando você abre um jogo ou uma página em seu navegador, é a memória RAM que está trabalhando.

A memória é armazenada a curto prazo. Também chama de “volátil”, a informação fica guardada somente enquanto o computador está ligado. Toda vez que o PC é desligado essa memória é apagada. Por isso é que existe um componente que armazena a longo prazo (HD) e outro de curto prazo (RAM) para o que precisa de velocidade. A memória RAM é a ponte que possibilita que o processador faça a leitura do que está armazenado no disco rígido.

Quanto de memória RAM é ideal para o computador?

4 GB, 8 GB, 16 GB ou mais?

Agora que você já sabe que a memória RAM é um dos componentes mais importantes, é preciso saber de quanto você precisa para o seu uso. O recomendado é a partir de 4 GB, mas esse tamanho é mais indicado para quem quer um Chromebook, onde o sistema opera boa parte em nuvem e é indicado para tarefas mais leves e cotidianas.

Usuários de programas de edição de imagens e vídeos de forma básica é indicado a partir de 8 GB. Para jogos pesados e edições complexas de vídeo e modelagem em 3D é indicado ter, no mínimo, 16 GB. Para aqueles que desejam o máximo desempenho o recomendado é uma memória de 32 GB ou mais.

É preciso escolher a quantidade ideal de memória RAM para atender às necessidades do usuário. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Remitski Ivan)
É preciso escolher a quantidade ideal de memória RAM para atender às necessidades do usuário. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Remitski Ivan)

O que é DDR3, DDR4 e DDR5?

Na hora de comprar um memória RAM você vai se deparar com as siglas DDR3, DDR4 e DDR5. Para que você esteja preparado para escolher, a sigla DDR significa em inglês “double data rate” ou em português “dupla taxa de transferência”. Isso quer dizer que ele transfere o dobro de informações por ciclo de clock. Para facilitar isso quer dizer que ele faz mais operações por ciclo.

Os número 3, 4 e 5 depois do DDR indicam a geração da tecnologia e a cada evolução aumentam a taxa de transferência e quantidade de bits por exemplo. Portanto, quanto maior o número melhor.

O que é mais importante na memória RAM?

Tamanho ou velocidade?

A quantidade de gigabytes não é a única coisa que importa em uma memória RAM. Os GBs ajudam em multitarefas, mas a velocidade de clock da memória é importante para alguns jogos e para o PC rodar com mais agilidade. Essa velocidade de clock própria da RAM vai controlar quantos dados por segundo a memória vai operar.

Geralmente a unidade de velocidade é em megahertz (MHz) e é um fator importante para quem procura extrair o máximo da capacidade de memória para ter mais velocidade e diminuir a latência. Para usuários comuns a velocidade pode não ser tão importante, porque ela diz respeito.

Agora você já sabe o que é preciso para escolher uma memória RAM, levando sempre em consideração para qual uso você precisa. Usuários exigentes e que desejam a máxima performance do seu computador precisam de uma memória maior e com mais velocidade. Para quem precisa para tarefas básicas, pode apostar em uma de 8 GB que ela vai dar conta do recado.

Leia também: