Qual memória RAM comprar? Saiba escolher a ideal para PC ou notebook

Quer aumentar a memória RAM no PC ou notebook, mas não sabe como escolher? Confira nosso guia!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como escolher memória RAM é fundamental para que você consiga realizar upgrades no seu desktop ou notebook. Antes de comprar um pente extra, é importante prestar atenção em alguns aspectos importantes como: qual o tipo de memória RAM comprar, se há suporte da placa mãe ou qual a quantidade ideal você deve adicionar de acordo com o tipo de uso.

Pensando em te ajudar nesse momento de dúvida, o Zoom preparou um guia sobre tudo que você precisa saber antes de comprar um pente de memória e decidir pelo upgrade em seu computador. Confira nas linhas a seguir.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

HyperX é uma das principais marcas de memória RAM à venda no Brasil (Foto: Hodim/Shutterstock.com)
HyperX é uma das principais marcas de memória RAM à venda no Brasil (Foto: Hodim/Shutterstock.com)

Leia também: Como montar PC gamer 'barato'? Guia de peças com bom custo-benefício

Verifique a compatibilidade da placa mãe

O primeiro passo antes de realizar um upgrade em seu desktop ou notebook, é verificar qual o tipo de memória RAM a placa mãe e o processador aceitam, visto que nem toda RAM é compatível com todos os sistemas. O primeiro passo é verificar qual o tipo de memória RAM que o conjunto suporta. Atualmente existem programas como o CPU-Z que permitem visualizar com facilidade se sua memória deve ser DDR3 ou DDR4, além da quantidade de slots disponíveis na placa mãe.

Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.

Além disso, no caso de notebooks, é importante notar que as memórias são diferentes das que são colocadas em computadores de mesa. A diferença principal está no seu design, que é mais compacto. Outro fator que precisa ser verificado é qual a velocidade de RAM que seu notebook suporta. Por via das dúvidas, busque um modelo idêntico ao já presente em seu laptop.

Confira as nossas apostas para a Black Friday e veja os melhores produtos para comprar com desconto!

Dual-channel ou single-channel: o que é melhor?

Memória em single-channel não é recomendado para quem quer alto desempenho (Foto: Andrey Solovev/Shutterstock.com)
Memória em single-channel não é recomendado para quem quer alto desempenho (Foto: Andrey Solovev/Shutterstock.com)

Para que você tenha um desempenho maior na execução de programas mais pesados e jogos, ter memória RAM em dual-channel é o mais recomendado. Utilizando dois pentes de memória no seu sistema, ao invés de apenas um - mesmo que seja a mesma quantidade de RAM -, isso ajuda o seu processador a executar as funções mais rapidamente.

Dessa forma, o chip consegue trocar informações com os pentes de memória de forma simultânea, dobrando a velocidade nos quais os dados são executados. Atualmente, grande parte dos notebooks contam com apenas um pente de memória e alguns slots para upgrade, justamente para que o usuário adicione em dual-channel conforme sinta necessidade.

Quanto de quantidade de RAM é ideal para jogos?

Para quem busca montar um PC gamer ou quer investir pesado na compra de um notebook potente, é importante prestar atenção na quantidade de memória RAM. Essa característica é uma das principais para que os jogos sejam executados com uma boa qualidade e desempenho, já que trabalha em conjunto com o processador na execução dos dados.

Em razão da alta qualidade dos jogos que estão sendo lançados, atualmente, o ideal é que um computador tenha, no mínimo, 16 GB de memória RAM. Dessa forma você pode executar os games com tranquilidade sem perder tanto na qualidade visual. Porém, ter 8 GB não exclui você de executar alguns jogos, porém somente games mais leves conseguirão ser jogados, como League of Legends e CS:GO.

Vale lembrar que em jogos é melhor que as memórias trabalhem em dual-channel. Por isso, para colocar 16 GB no computador, nós recomendamos comprar dois pentes de 8 GB. Confira, a seguir, algumas ofertas:

Quanto de quantidade de RAM é ideal para trabalho?

Grande parte dos notebooks de entrada vendidos atualmente contam com 4 GB de memória RAM. Sendo esses dispositivos os recomendados para quem quer um notebook para trabalho, ter essa quantidade de RAM pode não ser suficiente se você faz muitas coisas ao mesmo tempo, como utilizar aplicativos de comunicação, gerenciamento de tarefas e documentos. Por conta disso, investir em 8 GB devem ser suficientes para quem faz esse tipo de atividade no dia a dia.

Porém, caso você trabalhe com programas mais pesados como softwares de edição de vídeo e renderização em 3D, assim como dito anteriormente, ter 8 GB não é o ideal. Dessa forma, você pode considerar adicionar mais 8 GB - totalizando 16 GB -, fazendo com que seu trabalho seja feito com muito mais velocidade e agilidade.

É importante lembrar que memória RAM nunca é demais, ou seja, quanto mais você conseguir colocar no seu sistema, melhor será o desempenho do seu computador. Porém, lembre-se de ter cuidado com a compatibilidade dos pentes em relação à sua placa mãe.

Quer saber mais sobre memórias RAM? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Leia também: