Como fazer miojo no microondas?

Veja três formas diferentes de como fazer miojo usando o micro-ondas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Pensar em como fazer miojo é uma daquelas questões básicas de um dia a dia na cozinha que se respondem rápido. Afinal de contas, esse é bem o propósito desse alimento: ser bem prático e fácil de preparar. Mesmo que não seja muito saudável, ele salva nos dias de pressa e muito cansaço. Sabe o que é melhor? Além do passo a passo tradicional de três minutinhos em água fervente no fogão, você também pode preparar seu macarrão instantâneo no micro-ondas (algo ainda mais prático).

E o melhor: não existe só uma forma de fazer. Neste artigo você vai aprender três maneiras usando o micro-ondas. Portanto, continue lendo e se ligue nas nossas dicas de como fazer miojo!

Precisa trocar de micro-ondas e quer aproveitar para dar uma olhada em alguns modelos? Nós fizemos uma lista com os melhores micro-ondas para comprar em 2021 aqui!

Como fazer miojo no micro-ondas do jeito tradicional

Essa forma de preparar o macarrão instantâneo é a que mais se parece com o que as pessoas já estão acostumadas a fazer no fogão. Mas há uma grande diferença: é mais simples!

Passo 1: coloque o miojo e a água em uma tigela

Em primeiro lugar, escolha uma tigela que possa ir ao micro-ondas. É importante lembrar que alguns plásticos que não são BPA-free podem liberar substâncias tóxicas durante o preparo do alimento e esses devem ser evitados.

Dê preferência a vidros refratários ou cerâmica vitrificada. Use cerca de 1 a 2 copos de água. A quantidade varia dependendo de quanto caldo você deseja no macarrão.

Passo 2: esquente por cerca de 3 a 5 minutos

O tempo de aquecimento é variável porque cada micro-ondas tem uma potência diferente. Por isso, você pode interromper o processo na metade do tempo para mexer com o garfo. Assim, será possível verificar se o macarrão está quase no ponto e misturar para que o cozimento seja uniforme.

Passo 3: deixe descansar por 3 minutos

Depois do cozimento, a água estará muito quente e seu calor será transferido para a tigela. Portanto, deixe passar alguns minutos para retirar do micro-ondas, enquanto o miojo acaba de chegar no ponto. Nesse momento, o ideal é usar uma luva para proteger as mãos e fazer isso com bastante cuidado, ok?

Passo 4: adicione o tempero

É a hora de adicionar o sabor: espalhe o tempero sobre o miojo e mexa com um garfo para que o pó se dissolva e se misture ao macarrão. Outra opção de como fazer miojo é colocar o tempero antes de esquentar a água. Isso fará ele cozinhar junto com o macarrão, deixando-o mais saboroso.

Como fazer miojo no micro-ondas se você gosta dele mais al dente

Essa opção é para quem prefere um macarrão um pouco mais firme e prefere não correr o risco de deixá-lo mais cozido e cremoso. De qualquer forma, também fica uma delícia!

Passo 1: coloque a água em uma tigela

Pegue uma tigela apropriada para uso (como os modelos que citamos acima) no micro-ondas e coloque de 1 a 2 copos de água. A quantidade varia conforme o tamanho da tigela e a quantidade de caldo que você deseja.

Passo 2: ferva á água por 3 a 5 minutos

Deixe aquecer por 3 a 5 minutos. O tempo necessário para que a água ferva vai variar conforme a quantidade e a potência do seu aparelho. Lembre-se que a água fervida no micro-ondas não borbulha. Então, cuidado para não se queimar!

Passo 3: coloque o miojo em outra tigela e adicione o tempero

Separe outra tigela e coloque o macarrão. Então, espalhe o tempero por cima dele. Outra opção é deixar para adicionar o tempero só depois que o miojo já estiver com água e quase no ponto.

Passo 4: despeje a água

Por fim, retire a água do forno micro-ondas com bastante cuidado e despeje sobre o macarrão. Então, cubra com uma tampa e espere de 3 a 5 minutos: o miojo vai cozinhar e logo estará pronto.

O miojo não é o único prato que você pode preparar no micro-ondas: nós reunimos receitas de arroz, bolo, pipoca e outros pratos!

Como fazer miojo no micro-ondas como um chef

A culinária é uma arte que dá liberdade para você ser muito criativo. Assim, não é preciso se prender apenas às instruções de preparo que estão na embalagem do macarrão instantâneo. Mesmo que ele seja bem prático, às vezes você quer dar uma incrementada na receita. Portanto, nossa última dica de hoje é de como fazer miojo como um chef (e de uma forma um pouquinho mais saudável).

Passo 1: prepare o macarrão

Comece preparando o miojo com qualquer uma das duas técnicas que acabamos de ensinar. Você pode aquecê-lo junto com a água ou esquentar primeiro a água e colocá-la no macarrão em seguida.

Porém, a diferença do miojo que você está fazendo agora é que o tempero que vem no pacotinho não será utilizado. Lembre-se: o principal ingrediente dessa receita de macarrão instantâneo é a criatividade.

Passo 2: prepare o tempero do miojo

Agora, é só pensar naqueles temperos de que você mais gosta. Na verdade, os japoneses são os que combinam melhor com macarrão instantâneo. Que tal usar um molho shoyu? Ou talvez você goste do missô, aquela pasta feita de soja. Você também pode usar temperos chineses, como o molho hoisin.

Outros temperos que também vão bem com macarrão instantâneo são o suco de limão e o vinagre de arroz, mas a massa de tomate e outros tipos de temperos também podem ser usados. Já deu pra entender que quem manda aqui é você, certo?

Passo 3: adicione legumes e outros itens

Essa é uma forma de aumentar o valor nutricional da sua refeição. Você pode acrescentar cenoura cozida, por exemplo. Além disso, outras possibilidades incluem adicionar alho, cebola e aipo. Acrescentar folhas, como o espinafre e o manjericão, vai fazer a sua refeição ficar não só mais nutritiva, como também mais bonita.

Passo 4: coloque ovos para o prato ficar ainda mais interessante

O ovo é um queridinho! Ele é capaz de fazer qualquer refeição ficar mais gostosa e isso vale também para o macarrão instantâneo. Você pode cozinhar um ovo, cortar em pedaços, temperar e colocar por cima do miojo.

Com essa receita, você vai olhar para a sua refeição com ainda mais satisfação. Afinal, além de prepará-la com praticidade, seu organismo vai agradecer pelas vitaminas a mais.

Leia Mais: