Como usar mixer de mão? Quais alimentos podem ser preparados? Passo a passo + 4 dicas para usar o utensílio

O mixer oferece diversas funções e facilita bastante o dia a dia na cozinha

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Descobrir como usar mixer é, certamente, uma das coisas que pode tornar sua rotina na cozinha mais prática. Dependendo da sua rotina e do modelo escolhido, o eletroportátil pode substituir um processador, um liquidificador e, até mesmo, uma batedeira - no caso de um mixer 3 em 1. Tudo isso em um só produto com diferentes bocais e funcionalidades. Ainda assim, muita gente fica na dúvida na hora de comprar desses aparelhos justamente por não saber como usar mixer, afinal de contas, se for para ele ficar parado no armário da cozinha é melhor não gastar o dinheiro, certo?

Para evitar esse problema, hoje o Zoom vai te ajudar: aqui embaixo, nós vamos te dizer como usar mixer em casa para você ter certeza que o investimento no eletroportátil vale a pena. Vem ver!

Já quer saber como usar mixer, mas ainda não comprou o seu? Dá uma olhada nos principais modelos para 2021!

Como usar mixer: o passo a passo básico

A forma de montar e desmontar o seu mixer de mão certamente vai variar de acordo com o modelo que você escolher comprar, mas alguns detalhes básicos são os mesmos para todos eles. Assim que você abrir a caixa do aparelho, vai perceber que a parte eletrônica, que tem o motor, o cabo de energia ou a bateria, no caso dos que são sem fio, é a principal. Ela pode ser encaixada em todos os bocais e hastes e não deve ter contato com a água corrente na hora da limpeza, ok?

Um mixer 3 em 1, que é o modelo que nós estamos considerando para as dicas aqui embaixo, vai com o bocal das lâminas, o mini processador e com o batedor de ovos. Todos eles devem ser encaixados na peça principal antes do uso e, geralmente, são desmontáveis e laváveis.

1. O mixer pode ser o batedor de claras oficial da sua casa

Sabe quando você quer fazer uma receita que pede claras em neve, mas não tem uma batedeira em casa ou não quer montar um aparelho maior? O mixer 3 em 1 pode te ajudar bem aí! Ao invés de bater as claras na mão por muito tempo até conseguir a textura necessária do ponto de neve, com um desses aparelhos você só vai precisar encaixar o bocal do fuê - também conhecido como batedor de claras - e deixar o trabalho por conta dele.

Se você quiser bater um bolo e não tiver batedeira, por exemplo, essa funcionalidade resolve a parte mais complicada do preparo da receita: depois é só incorporar as claras em neve ao resto da massa. Além dele, as claras em neve também podem ser usadas para omeletes, quiches, merengues, suspiros, pudins e muitos outros pratos incríveis.

2. Para preparar bebidas e caldos, use o mixer com uma jarra alta

O posicionamento certo do mixer é essencial para que você consiga usar o aparelho na jarra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O posicionamento certo do mixer é essencial para que você consiga usar o aparelho na jarra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando o mixer de mão faz o papel do liquidificador, você pode preparar caldos, sucos, massas e muitas outras receitas que, geralmente, têm a textura líquida. Para isso, o ideal é usar o bocal que tem as lâminas com uma jarra mais alta - que vem junto de boa parte dos modelos de mixer de alimentos.

Depois de colocar os ingredientes e um pouco de água ou o líquido necessário para receita, você vai precisar posicionar o mixer na altura certa. Para isso, você deve evitar o fundo do recipiente, porque assim a movimentação do que você estiver misturando é limitada. Ao mesmo tempo também não pode deixar o aparelho muito em cima, já que, dessa maneira, ele não vai alcançar tudo o que precisa. Posicione as lâminas na metade da jarra antes de apertar o botão. Assim, o movimento criado por elas vai ter espaço para se espalhar e alcançar todos os ingredientes de cima a baixo, garantindo misturas homogêneas com facilidade.

Com essa maneira de como usar mixer, você pode preparar massas para panquecas, crepes, a parte líquida de algumas receita de bolo, a base de caldos como o de aipim, abóbora ou caldo verde, sucos com ingredientes de diferentes texturas e o que mais você precisar.

Quer ter um mixer e um liquidificador em casa? Conheça os melhores liquidificadores de 2021 aqui!

3. Como processador, o mixer facilita o preparo de carnes, temperos e outros pratos

Uma das vantagens de descobrir como usar mixer da melhor maneira é conseguir aproveitar, exatamente, tudo o que ele tem a oferecer. Todos os modelos do aparelho - dos mais simples aos mais sofisticados - costumam ir com o bocal do mini processador. As lâminas, nesse caso, são maiores e devem ser usadas apenas em seu recipiente próprio.

Dentro desse recipiente você pode processar diferentes tipos de carnes antes do cozimento e desfiar depois dele, preparar as misturas para temperar vários alimentos triturando tomate, cebola, pimentão, alho, limão, ervas e outros, triturar biscoitos para massas doces e salgadas e uma série de outras funcionalidades.

4. Direto na panela, o mixer ajuda a homogeneizar diferentes receitas

Nesse caso, o ideal é usar um mixer com haste e aço inoxidável (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Nesse caso, o ideal é usar um mixer com haste e aço inoxidável (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Muita gente se pergunta como usar mixer na panela e a resposta é simples: da mesma maneira como você usaria numa jarra. A diferença, nesse caso, é a quentura: o ideal, para essa função, usar os mixers que têm o corpo de inox, que é mais higiênico e resistente às altas temperaturas. Alguns modelos, inclusive, têm hastes de diferentes tamanhos e protetores para as lâminas não arranharem as panelas nesse momento.

Seguindo a mesma lógica de não posicionar o aparelho nem no fundo, nem muito em cima em relação aos ingredientes, você pode homogeneizar a textura de sopas, caldos, cremes e outros sem precisar passar tudo para o liquidificador e, depois, de volta para a panela.

Leia também: