Como cachear o cabelo? Técnicas e dicas para modelar os fios

Já sabe como modelar os fios? Veja como cachear o cabelo crespo, liso, em transição, e mais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Alisar o cabelo já foi praticamente uma tarefa obrigatória para as mulheres. Ainda bem que essa "moda" passou e, hoje, os cachos estão livres, leves e lindos! E se você é fã de cachinhos, é possível que já tenha ou até mesmo esteja agora se perguntando: "Como cachear o cabelo?". Ou melhor: "Como cachear o meu cabelo?". Para ter um resultado de salão, nem sempre é preciso ir ao seu cabeleireiro. Você vai se surpreender ao ver como é fácil cachear o cabelo em casa!

Os processos de cachear o cabelo são diferentes para cada tipo de madeixa, seja ela lisa, crespa, natural, com química ou em transição, mas todas podem passar por métodos caseiros para criar os cachos. Com um babyliss ou até a prancha, conhecida como chapinha, você pode conseguir os efeitos desejados. Mas, acredite: as suas próprias mãos podem ser a resposta mais prática e barata para como cachear o cabelo.

Quer saber como cachear o cabelo naturalmente, com ou sem babyliss ou chapinha, e, de quebra, ainda receber algumas dicas e produtos recomendados? Veja aqui a nossa matéria feita com a colaboração da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles)!

E se você usa ferramentas que podem prejudicar a saúde dos fios, é importante ter um creme de hidratação, né? Explore já os melhores cremes para cabelos cacheados de 2021!

Entenda como cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como cachear o cabelo?

Veja algumas técnicas para cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja algumas técnicas para cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É possível cachear o cabelo sem precisar de tratamentos químicos profissionais. Se o seu cabelo for liso, o mais prático é usar um modelador de cachos, conhecido como babyliss, ou uma chapinha, que pode ser uma aliada para fazer aquele ondulado dos sonhos. Caso os seus fios já sejam ondulados, cacheados ou crespos, o primeiro passo é identificar qual é o seu tipo cacho: tipo 2, 3 ou 4 – e em qual das três subdivisões ele se encaixa.

Com os cachos identificados, será mais fácil escolher o produto adequado e saber quais os cuidados específicos para que os fios fiquem definidos e volumosos. A maioria dos cosméticos para cabelos cacheados, em especial os cremes de pentear e os finalizadores, indicam no rótulo o cacho para o qual é indicado. Com os produtos certos, você conseguirá cachear o cabelo perfeitamente.

Como cachear o cabelo naturalmente?

Cabelos cacheados e crespos podem ganhar outro estímulo com métodos práticos, usando apenas as mãos, seja para cachos maiores e volumosos ou menores e definidos. Portanto, como cachear o cabelo naturalmente? Confira:

  • Fitagem: Com os cabelos úmidos e desembaraçados, separe uma mecha e passe um creme de pentear. Com os dedos, divida em mechas mais finas (as fitas) e distribua mais creme por toda a extensão delas. Amasse as mechas com as mãos em direção à raiz e molde os cachos. Faça isso em todo cabelo e deixe-o secar naturalmente.
  • Dedoliss: Com o cabelo desembaraçado, passe um creme finalizador, separe pequenas mechas e enrole-as nos dedos. Se a ideia é um visual desestruturado, aplique um pouco de óleo vegetal para que os fios fiquem mais soltos. Ainda com as próprias mãos, você pode fazer coquinhos nas madeixas. Com o cabelo desembaraçado e ainda úmido, divida-o em mechas (o tamanho delas depende do efeito que desejar). Pegue cada uma e divida em duas, torcendo uma na outra. Depois, enrole-as fazendo pequenos coques e prenda-as com elástico ou grampo.

P.S.: A melhor hora de fazer o dedoliss é antes de dormir, pois o resultado ficará bom após 8 horas com o cabelo preso. Uma ótima dica é dormir com uma touca de cetim para evitar frizz no cabelo. Passado o tempo, é só soltar e aproveitar o visual.

Ficou interessada pela técnica da fitagem? Nesse artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber para fazê-la no seu cabelo!

  • Bobes: Alguns acessórios baratinhos e conhecidos também podem ser usados se você não conseguir cachear o cabelo com as mãos. São os bobes e os bigudinhos, itens presentes nas penteadeiras de toda avó e bisavó. Ao usar os bobes, o ideal é que os fios não estejam secos na hora de separar as mechas para enrolá-las. Isso porque dá para usar o secador para auxiliar no processo, pois o calor modela as ondas.
  • Bigudinhos: Já os bigudinhos são espirais que costumam ter algumas ranhuras. Basta separar o cabelo limpo em mechas, aplicar um pouco de creme para pentear ou leave-in, e enrolar mecha por mecha ao redor do bigudinho. Deixe algumas horas ou até o cabelo secar completamente. Retire os acessórios, solte os cachos com os dedos e finalize com um óleo de argan.

Como cachear o cabelo crespo?

As donas de cabelo crespo possuem cachos bem finos. Por isso, como cachear o cabelo crespo sem danificar os fios? Existem diversas técnicas para criar cachos duradouros e que se destacam de forma simples. Como mencionado acima, dá para fazer coquinhos ou usar bigudinhos, bobes ou ainda flexi rods.

Os flexi rods fazem cachos abertos, indicado para dar textura a madeixas crespas mais compridas. Para saber como cachear o cabelo crespo com esses acessórios, basta seguir um passo passo básico, começando pela lavagem dos fios:

  • Seque apenas o excesso;
  • Passe um creme de pentear, separe o cabelo em mechas e enrole cada uma no acessório;
  • Deixe o cabelo secar naturalmente para, então, desenrolar mecha por mecha, separando os cachos para um efeito mais natural;
  • Finalize com óleo vegetal apenas nas pontas.

Como cachear o cabelo liso?

Já as donas de cabelo liso que querem aprender como cachear o cabelo liso, a primeira dica é ter uma chapinha ou babyliss à mão. Isso porque as técnicas anteriores, com os dedos, não são tão eficientes para um resultado duradouro nos fios lisos. E nunca se esqueça de usar um protetor térmico antes de manusear essas ferramentas nas madeixas!

  • Chapinha: A chapinha, ao contrário do que se pode pensar, não é apenas para alisamento. Ela pode deixar o cabelo cacheado, basta mudar um pouco a forma de usá-la. O jeito é simples: separe o cabelo em mechas, prendendo o início delas (onde começa a raiz do cabelo) na prancha e, na hora de passar, "torça" o aparelho enquanto desliza-o pelo cabelo. Dessa forma, você terá cachos mais abertos e volumosos.
  • Babyliss: Se você tiver um babyliss, que é um acessório específico para fazer cachos, não tem segredo. Primeiro, use um spray fixador nos fios para garantir a fixação dos cachos. Depois, separe o cabelo em seções, aplicando o produto nas mechas. Daí é só enrolar uma a uma no babyliss e encerrar aplicando mais uma vez o fixador.
  • Rake and Shake: Ainda que você não tenha nenhum dos dois acessórios, é possível cachear o cabelo liso com uma técnica chamada Rake and Shake, bem parecida com a fitagem. Ela consiste em separar as mechas e apertá-las com as mãos, definindo as ondas.
  • Tranças: Outro recurso manual, com melhor resultado, é fazer tranças no cabelo. Para as ondas durarem mais, durma com as tranças e, no dia seguinte, apenas solte-as e ajeite o cabelo com os dedos.

Como cachear o cabelo masculino?

Cachos não são exclusividade feminina. Há como cachear o cabelo masculino com as mesmas técnicas usadas nos fios femininos. Vamos sugerir aqui um passo a passo usando um difusor, que fica mais fácil de manusear e fazer os cachos de acordo com seu gosto. Lembrando que o difusor é um acessório que é acoplado ao secador.

  • Difusor: Com sua forma arredondada, o difusor permite que o cabelo entre na peça e seja modelado. Primeiramente, lave e seque todo o cabelo. Aplique um protetor térmico e comece fazendo os cachos pela franja ou pelas mechas da frente, lembrando de deixar ao menos 3cm da raiz. Deixe o difusor agir por alguns minutos, variando a direção dos cachos para alcançar um resultado natural. Quando o cabelo estiver todo enrolado, basta soltar as mechas com as mãos e utilizar um spray fixador.

Como cachear o cabelo em transição?

Um cabelo em transição capilar é aquele que está deixando de ter química e voltando à forma natural. O que parece algo simples pode causar ansiedade nas mulheres. Afinal, o cabelo pode ficar "sem textura", pois, enquanto os fios naturais vão crescendo na raiz cacheados ou crespos, a química continua no comprimento e pontas.

No entanto, nada disso é motivo de desespero ou decisões radicais, como até mesmo passar a máquina. Um cabelo em transição pode ganhar cachos bonitos e utilizando as mesmas técnicas já abordadas acima. A única diferença aqui é que o cuidado deve ser redobrado ao usar qualquer tipo de produto, já que o cabelo está fragilizado.

Mas, nada que um passo a passo atencioso para fazer a técnica twist, a mais indicada para cabelos em transição, não dê jeito. Entenda:

  • Twist: Comece lavando o cabelo com shampoo sem sal e condicionador adequado e deixe-o secar naturalmente. Separe-o em mechas. Comece pegando duas para aplicar o creme para pentear ou leave-in e enrole uma na outra, como se fosse fazer uma trança. Aplique um pouco de óleo nas pontinhas e enrole-as para dentro. Deixe secar por 8 horas (o ideal é dormir com o cabelo assim) e use um pente garfo para escovar soltando a raiz. Assim, os fios vão ganhar mais volume.

Qual é a melhor técnica para cachear o cabelo?

Anna explica que a técnica ideal para cachear o cabelo vai depender da textura dos fios. "Caso a textura do cabelo for lisa, a técnica mais utilizada, sem sombra de dúvidas, é o uso de babyliss. Existem vários formatos e tamanhos de modeladores de cachos, cada um deles define o estilo e tamanho das ondas desejadas", comenta.

Para as onduladas, cacheadas ou crespas, a hair designer recomenda a fitagem e o uso do difusor:

"Se o cabelo for ondulado, cacheado ou crespo, a técnica mais utilizada é a fitagem. Para um cacho perfeito, bem definido e sem frizz, o uso do difusor é uma ótima escolha para a finalização".

Produtos para cachear o cabelo

Conheça os melhores produtos para cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça os melhores produtos para cachear o cabelo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O mercado traz uma variedade grande de cremes para cabelos cacheados, e cada vez mais específicos. Eles são desenvolvidos especialmente para cada tipo de cacho, facilitando (e muito!) na hora de você descobrir como cachear o cabelo da forma mais adequada aos seus fios. Aproveite para conferir a nossa seleção de produtos para cachear o cabelo:

Creme de pentear

Seda Boom Definição (Imagem: Divulgação/Seda)
Seda Boom Definição (Imagem: Divulgação/Seda)

O produto mais usado para ajudar no processo de cachear o cabelo é o creme de pentear. O Curly Wurly, da Lola Cosmetics, por exemplo, mantém a umidade natural e a definição dos cachos, controlando o frizz e dando brilho dos fios.

Já o Boom Definição, da Seda, com ótimo custo-benefício, é feito à base de óleo de coco e com a tecnologia FitagemTM Complex, que deixa os cachos definidos, hidratados e volumosos.

A hair designer também recomenda o Curly Styling Cream, da Soul Power. "Promove hidratação profunda e duradoura, mantendo os cachos modelados por mais tempo", explica Anna.

Ativador de cachos

Novex Meus Cachos de Cinema (Imagem: Divulgação/Embelleze)
Novex Meus Cachos de Cinema (Imagem: Divulgação/Embelleze)

O ativador de cachos é um finalizador que define os cachos, e pode ser encontrado em creme, gel e spray. Seus componentes ativam a memória dos cachos e diminuem o frizz, como o Meus Cachos de Cinema, da Novex, enriquecido com seis óleos e manteiga de karité, e que funciona bem em cabelos crespos, cacheados e ondulados.

O Tô de Cacho Profix, da Salon Line, possui uma fórmula enriquecida para nutrição e fortalecimento dos fios. E o Curl Control Boost Spray, da Keune, é indicado para cabelos cacheados, realça as ondas e hidrata os fios. A composição restaura a vitalidade dos cabelos e age de dentro para fora.

Anna também indica o Meu Cacho Minha Vida, da Lola Cosmetics: "Condiciona muito os fios enquanto define os cachos, e a linha ainda é 100% vegana".

Creme de tratamento

Deva Curl Heaven in Hair (Imagem: Divulgação/Deva Curl)
Deva Curl Heaven in Hair (Imagem: Divulgação/Deva Curl)

Por fim, o creme de tratamento é um produto mais completo, que prioriza a reconstrução dos fios. A Salon Line possui uma linha chamada Kit Cronograma Capilar, com diferentes combinações que atendem todos os tipos de cachos, como o SOS Hidratação. Ele vem com três máscaras concentradas para nutrição, hidratação e reconstrução capilar.

O Heaven in Hair, da Deva Curl, é uma máscara de tratamento que age em cabelos cacheados, ondulados e crespos. Ela nutre e devolve a hidratação sem modificar a estrutura capilar cacheada, além de ter cupuaçu e manteiga de cacau na fórmula.

Além dele, o creme Miss Hair, da Natuhair, que promove hidratação e definição dos cachos, apresenta fórmula vegana liberada de sulfatos, sendo à base de óleo de coco, d-pantenol e babosa.

Para finalizar, a hair designer destaca a linha Encaracolando a Juba, da Widi Care. "Adoro essa linha completa de shampoo, máscara e leave-in. Nutre, hidrata e define bem os fios por bastante tempo. Deixa os cabelos bem macios e brilhosos", comenta Anna.

Veja mais sobre o universo de cabelos: