Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como configurar repetidor TP-Link

Procedimento pode ajudar a melhorar o sinal da internet na sua casa.

como configurar repetidor tp link
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Mesmo com um bom roteador, existem alguns cômodos em que o Wi-Fi não chega e, consequentemente, a internet não funciona ou fica muito lenta. Por esse e outros motivos, ter um repetidor é uma boa opção.

Com um repetidor TP-link, o usuário pode ter acesso à internet em todos os lugares da casa, mas fazer a configuração de forma correta é extremamente importante para que isso aconteça.

Existem duas formas de fazer a conexão: com o botão WPS ou por meio de um navegador web. E, a seguir, o Zoom explica o passo a passo completo para que você escolha a opção que mais te agradar!

Leia também: Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular?

Como configurar repetidor TP-Link com o botão WPS

Para configurar um repetidor TP-Link com o botão WPS, é preciso identificar se existe um botão WPS no seu roteador principal. A tecla WPS, geralmente, fica na parte traseira do aparelho, perto das portas Ethernet.

Feito isso, coloque o repetidor da TP-Link na tomada mais próxima ao roteador e espere a luz LED do Wireless acender. Volte ao roteador, e aperte o botão WPS. Em seguida, vá para o repetidor e pressione o botão que tem o símbolo de cadeado. Ao fazer isso, a iluminação “RE” deve parar de piscar e ficar fixa.

Agora, retire o aparelho repetidor da tomada mais próxima ao roteador e coloque-a em uma tomada entre o roteador e o local em que a internet pega mal. Espere até que a força do sinal indique que a qualidade da instalação está boa.

Para saber se a qualidade está boa ou não, o repetidor precisa ter, pelo menos, três LEDs no lado direito do círculo acesos.

Caso indique qualidade boa, será possível acessar a internet nos locais nos quais a mesma não chegava antes. Caso a qualidade ainda esteja ruim, será preciso trocar de tomada e escolher um novo lugar para o repetidor.

Caso o seu roteador não tenha o botão WPS, faça a configuração pela web.

Como configurar repetidor TP-Link com navegador web

Para configurar um repetidor TP-Link por meio de algum navegador web, coloque o aparelho em uma tomada próxima ao roteador e espere a luz LED Wireless ficar fixa. Em seguida, desconecte seu notebook do Wi-Fi (ou qualquer outra rede em que esteja conectado) e plugue o cabo Ethernet (uma ponta do cabo deve estar no repetidor e a outra no PC).

Abra o navegador de sua preferência (Chrome, Firefox ou Safari) e entre no site http://tplinkrepeater.net. Preencha os campos de “nome de usuário” e “senha” com as letras “admin” (sem as aspas) e clique em “Efetuar login”.

Crie um novo nome e sena para entrar na página de Configuração Rápida e clique em “confirmar”. Depois, toque em sua rede local, digite sua senha e aperte “Enter”.

Para finalizar, copie o SSID da sua rede de Wi-Fi, aperte em “Avançar” e verifique as configurações.

Quando acabar, a luz “RE” precisa estar acesa e fixa. Se estiver tudo certo, coloque o repetidor em uma tomada entre o roteador e o local em que a internet não funciona muito bem. Caso não funcione, repita o procedimento.

Como configurar repetidor Wi-Fi

Qual o significado das Luzes LED

As Luzes LED, no repetidor TP-Link, são dividas em “RE”, “Wireless”, “Power”, “Ethernet” e outras cinco barras verticais.

A luz abaixo do “RE” é o status do repetidor. Quando a luz estiver acesa, significa que o aparelho está conectado ao roteador. Se a luz estiver piscando, a conexão WPS ainda está em processo. E, se a luz estiver apagada, significa que o repetidor não está conectado ao roteador.

As luzes indicadas pelos termos “Wireless”, “Power” e “Ethernet” indicam se o repetidor está com a função sem fio conectada ou não, se o aparelho está ligado ou não e se a porta do cabo Ethernet está sendo utilizada ou não, respectivamente.

Por fim, no lado direito do círculo, as cinco barras verticais indicam a força do sinal entre o roteador e o repetidor. Quanto mais luzes acesas, melhor será a conexão.

Leia também

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador