Entenda antes de comprar em Modem e Roteador

Como configurar o roteador

Aprenda como fazer a configuração básica do seu roteador, tal como a senha do Wi-Fi e a de acesso ao próprio dispositivo

como configurar o roteador
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Configurar o roteador para usar a internet em casa pode parecer difícil para quem nunca realizou esse procedimento. Mas, na verdade, é uma tarefa simples que requer apenas alguns passos.

Antes de começar, vale lembrar que existem várias marcas, como TP-Link, D-Link e Intelbras – e cada uma delas possui um painel de configuração diferente. Porém, as configurações principais e mais básicas seguem mais ou menos o mesmo padrão.

Quanto às configurações mais avançadas, a dica é não mexer nelas a menos que você tenha certeza do que cada uma faz. Chamar um técnico especializado nesses casos pode poupar bastante dor de cabeça!

E aí, preparado? Então, vamos ver agora as principais configurações de um roteador e como alterá-las!

Leia também: Melhores roteadores Wi-Fi

Vamos começar do começo: a instalação!

Instalar um roteador é bem fácil! Você deve conectar, no mínimo, dois cabos no roteador. O primeiro, claro, é o cabo de força. Sem ele o roteador nem sequer liga.

O segundo cabo é o da linha telefônica. Ele geralmente é cinza, bem fino e vai conectado à porta DSL. Este é o cabo responsável por levar o sinal de internet da sua operadora até o roteador.

Os dois cabos mencionados acima são obrigatórios. Você vai perceber que o roteador tem várias portas/entradas adicionais, chamadas de LAN. O mais comum é que ele tenha quatro portas LAN, que em geral são destacadas com alguma cor chamativa, como amarelo.

Como configurar o roteador passos

Nessas portas LAN você deve conectar o cabo de rede, chamado de RJ45. Esse cabo de rede liga o seu roteador a algum equipamento, como um PC desktop, notebook ou mesmo uma Smart TV.

Se o roteador tiver quatro portas LAN, isso significa que você pode conectar até quatro dispositivos via cabo ao mesmo tempo.

Configurando o seu roteador

Agora, é a hora de fazer as configurações básicas de seu roteador. Para isso, é importante que você tenha em mãos o manual de instrução dele.

Passo 1. Depois de ligar o roteador corretamente e conectá-lo via cabo de rede ao seu computador, você precisa acessar o endereço IP dele. Tal endereço pode ser encontrado no manual ou embaixo do roteador, em um adesivo colado no aparelho.

Em geral, esse endereço é: 10.1.1.1 ou 192.168.25.1 ou, ainda, 192.168.0.1. Ao descobrir qual o endereço IP de seu roteador, basta abrir o navegador em um de seus dispositivos e digitá-lo na barra de URL.

Como configurar o roteador passo a passo

Passo 2. Depois que você digitar o endereço IP do roteador no navegador, uma tela pedindo usuário e senha vai aparecer. Em geral, as fabricantes usam a seguinte configuração:

Nome de usuário: Admin
Senha: Admin

Mas nem sempre é assim. Novamente, para ter certeza destas informações, é bom consultar o manual do roteador ou fazer uma rápida pesquisa no Google.

Como configurar o roteador terceiro passo

Passo 3. Se for o seu primeiro acesso ao roteador, um assistente vai te ajudar nas primeiras configurações, fazendo tudo praticamente sozinho. Assim, você já vai estar conectado à internet sem dor de cabeça. Mas vamos ver agora como realizar algumas alterações básicas.

Como configurar o Wi-Fi

Passo 1. Para configurar a sua rede Wi-Fi, procure por uma seção chamada "Wireless" ou "Rede Wireless" ou, ainda, "Rede sem fio". Cada fabricante usa uma interface diferente, mas o nome não costuma fugir muito disso.

Nessa seção, você verá uma caixa de seleção que diz algo como "Enable Wireless", que significa "Habilitar Rede Sem Fio". Se você marcar esta caixa de seleção, o roteador vai criar uma rede sem fio. Se você desmarcar, ele vai desabilitar o Wi-Fi.

Como configurar o roteador quarto passo

Passo 2. Para mudar o nome de sua rede Wi-Fi, procure pelo campo SSID. Você verá que haverá um nome padrão, tal como "GVT-F2304B". Você pode mudar esse nome para qualquer um de sua preferência.

Como configurar o roteador quinto passo

Passo 3. Agora é a hora de colocar uma senha na sua rede Wi-Fi, afinal, você não quer ninguém usando a sua internet de graça, não é verdade? Na seção "Wireless" procure pela opção "Security".

Nesta subseção você verá alguns campos. Um deles deverá ser o "Network Authentication". Nele, selecione a opção WPA. Em seguida, você deve definir uma senha. O nome desse campo é, em geral, "Password", "Passphrase" ou "WPA Key".

Aí é só digitar senha de sua preferência e repeti-la no campo abaixo. Por fim, no campo "Encryption" ou "Encriptação" selecione a opção AES.

Para aplicar essas mudanças, basta clicar no botão "Apply" ou "Save". Pronto! A sua rede Wi-Fi já tem um nome e uma senha exclusivos!

Como configurar o roteador sexto passo

Como alterar a senha de acesso ao roteador

Lembra que para acessarmos o roteador precisamos colocar um nome de usuário e senha? Por questão de segurança, é de bom tom trocar essas informações também. Para isso, siga estes passos:

Passo 1. Acesse as configurações do roteador. Você deve clicar na opção "Management" ou "Settings". Depois disso, clique em "Acess Control" e digite um nome de usuário, a senha antiga e a nova senha.

Como configurar o roteador ultimo passo

Depois, é só salvar as alterações e pronto! Seu roteador já estará configurado e você poderá usar a internet normalmente.

Leia também: Melhores Smart TVs com Wi-Fi integrado

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em modem e roteador