Logo Buscapé
Logo Buscapé

Aprender como configurar o roteador para usar a internet em casa pode parecer difícil para quem nunca realizou esse procedimento. Mas, na verdade, é uma tarefa simples que requer apenas alguns passos.

Como podem ver abaixo, vale lembrar que existem várias marcas e modelos de roteadores, como TP-Link, D-Link, Intelbras e Multilaser – e cada uma delas possui um painel de configuração do roteador diferente. Porém, as configurações principais e mais básicas seguem mais ou menos o mesmo padrão.

Neste tutorial, você irá aprender como configurar roteador TP-Link, como configurar roteador Intelbras e como configurar roteador Multilaser.

Confira como configurar roteador de diversas marcas, como TP-Link, Intelbras e Multilaser (Reprodução: Tom's Guide)

Por ora, você não precisa arender como entrar nas configurações do roteador que sejam mais avançadas, pois a dica é não mexer nelas a menos que você tenha certeza do que cada uma faz. Chamar um técnico especializado nesses casos pode poupar bastante dor de cabeça!

E aí, preparado? Então, vamos ver agora as principais configurações de um roteador e como alterá-las!

Confira também aqui no Buscapé:

Vamos começar do começo: a instalação!

Antes de aprender como configurar o roteador, você precisa saber como instalá-lo. Mas não se preocupe: instalar um roteador é bem fácil! Você deve conectar, no mínimo, dois cabos no roteador. O primeiro, claro, é o cabo de força. Sem ele o roteador nem liga.

O segundo cabo é o da linha telefônica, ou outro cabo usado para prover internet. Ele geralmente é cinza, bem fino e vai conectado à porta DSL. Este é o cabo responsável por levar o sinal de internet da sua operadora até o roteador.

Os dois cabos mencionados acima são obrigatórios. Você vai perceber que o roteador tem várias portas ou entradas adicionais, chamadas de LAN. O mais comum é que ele tenha quatro portas LAN, que em geral são destacadas com alguma cor chamativa, como amarelo.

Conecte os cabos necessários ao seu roteador para poder acessar a internet e entrar na configuração do roteador (Fonte: Divulgação/TP-Link)

Nessas portas LAN você deve conectar o cabo de rede, chamado de RJ45. Esse cabo de rede liga o seu roteador a algum equipamento, como um PC desktop, videogame ou mesmo uma Smart TV. O roteador também emite sinal wireless para conectar aparelhos sem fio, como um notebook, smartphone ou tablet.

Conheça as melhores opções de cabo Ethernet RJ45 no Buscapé!

Se o roteador tiver quatro portas LAN, isso significa que você pode conectar até quatro dispositivos via cabo ao mesmo tempo. Ao conectar um aparelho diretamente ao roteador, a conexão é melhor, pois há menos perdas pelo caminho, como acontece com o sinal sem fio.

Como configurar o roteador: passo a passo

Agora, é a hora de aprender mais sobre configuração do roteador. Para isso, é importante que você tenha em mãos o manual de instrução dele.

Passo 1. Depois de ligar o roteador corretamente e conectá-lo via cabo de rede ao seu computador, você precisa acessar o endereço IP dele. Só assim você terá como entrar nas configurações do roteador.

O endereço pode ser encontrado no manual ou embaixo do roteador, em um adesivo colado no aparelho. Às vezes, uma busca no Google pela marca também fornece a informação.

Em geral, esse endereço pode ser: "10.1.1.1", "192.168.25.1", "192.168.15.1", "192.168.0.1", "192.168.1.1" e outras variantes. Ao descobrir qual o endereço IP de seu roteador, basta abrir um navegador como Chrome, Firefox, Edge ou Opera em um de seus dispositivos e digitá-lo na barra de URL. É possível até mesmo realizar esse processo em um smartphone, como explicamos neste guia.

Insira o endereço IP do equipamento para ter como entrar nas configurações do roteador (Reprodução: Buscapé)

Passo 2. Depois que você digitar o endereço IP do roteador no navegador, uma tela pedindo usuário e senha pode aparecer. Em geral, as fabricantes usam a seguinte configuração do roteador por padrão:

Nome de usuário: admin
Senha: admin

Mas nem sempre é assim. Novamente, para ter certeza dessas informações, é bom consultar o manual do roteador, checar por adesivos no roteador ou fazer uma rápida pesquisa no Google. Se você está aprendendo como configurar o roteador em um modelo cedida pela sua operadora de internet, você pode entrar em contato com a central de atendimento para reaver o login e a senha.

Na configuração do roteador, se ele pedir por nome de usuário e senha insira "admin" em ambos os campos por padrão (Reprodução: Buscapé)

Passo 3. Se for o seu primeiro acesso ao roteador, um assistente vai te ajudar nas primeiras configurações, fazendo tudo praticamente sozinho. Assim, você já vai estar conectado à internet sem dor de cabeça. Dito isso, vamos ver agora como configurar o roteador por meio de algumas opções básicas.

Para facilitar, separamos os roteadores de acordo com a marca de cada um. Dessa forma, você pode pular direto para a configuração do roteador que você precisa.

Confira também no Buscapé: melhor roteador Wi-Fi para comprar em 2021: veja 11 modelos

Aprender como configurar o roteador da TP-Link pode ser bem fácil ao encontrar o Quick Setup (Fonte: Divulgação/TP-Link)

Os roteadores da TP-Link costumam utilizar o endereço IP "192.168.0.1" ou "192.168.1.1". Basta entrar neste endereço para ter como entrar nas configurações do roteador ao utilizar "admin", tanto como nome de usuário quanto como senha.

Caso o assistente não inicie automaticamente procure pela opção "Quick Setup", "Passo a Passo" ou um nome semelhante para dar início à configuração do roteador.

Dentro da configuração do roteador da TP-Link, é possível ver o "Quick Setup" ao lado da aba "Basic" (Fonte: Divulgação/TP-Link)

Como configurar roteador Intelbras

Para configurar os roteadores da Intelbras, basta entrar em seu sistema e abrir o menu de opções no canto superior esquerdo (Fonte: Divulgação/Intelbras)

Para aprender como entrar nas configurações do roteador da Intelbras, o endereço padrão costuma ser "10.0.0.1", com nome de usuário e senha também "admin". No entanto, o equipamento recomenda no primeiro uso que esses dados sejam trocados.

O acesso às configurações de internet do roteador é feito ao clicar em um ícone com 3 barrinhas no canto superior esquerdo, selecionar "Rede" e escolher o "Modo de Operação" como "DHCP" ou "PPPoE" para se conectar. Quando tudo estiver funcionando a internet aparecerá como "Ativa" na página inicial.

Nas opções de "Rede" configure sua conexão para que a internet saia do estado "Inativa" para "Ativa" (Fonte: Divulgação/Intelbras)

Como configurar roteador Multilaser

Nos roteadores da Multilaser às vezes as configurações de conexão ficam juntas do login (Fonte: Divulgação/Multilaser)

Em roteadores Multilaser o endereço IP padrão pode ser "192.168.1.1". Alguns roteadores Multilaser são mais simples de acessar que outros, pois já possuem as opções de conexão logo ao abrir a tela de login. Use "admin" como nome de usuário e senha para depois selecionar sua conexão como "IP dinâmico" ou "PPPoE".

Selecione um tipo de conexão, como IP dinâmico ou PPPoE enquanto faz login na configuração do roteador Multilaser (Fonte: Divulgação/Multilaser)

Como configurar o roteador Wi-Fi: passo a passo

Passo 1. Para configurar a sua rede Wi-Fi, procure por uma seção chamada "Wireless" ou "Rede Wireless" ou, ainda, "Rede sem fio". Cada fabricante usa uma interface diferente, mas o nome não costuma fugir muito disso.

Nessa seção, você verá uma caixa de seleção que diz algo como "Habilitar Wireless", ou "Enable Wireless" se for em inglês. Se você marcar esta caixa de seleção, o roteador vai criar uma rede sem fio. Se você desmarcar, ele vai desabilitar o Wi-Fi.

Selecione a opção "Habilitar Wireless" para ligar a conexão sem fio de seu roteador em sua casa (Fonte: Reprodução/Buscapé)

Passo 2. Para mudar o nome de sua rede Wi-Fi, procure pelo campo SSID na configuração do roteador. Você verá que haverá um nome padrão com o nome de sua operadora, como "VIVO-F2304B". É possível mudar esse nome para qualquer um de sua preferência. Inclusive, recomendamos que faça isso para que não haja confusão de rede com algum vizinho que deixou o nome padrão que o roteador escolhe.

Altere o nome de sua rede de internet na configuração do roteador ao selecionar a oção SSID (Fonte: Reprodução/Buscapé)

Passo 3. Agora é a hora de colocar uma senha na sua rede Wi-Fi, afinal, você não quer ninguém usando a sua internet de graça, não é verdade? Para ter como configurar o roteador para colocar uma senha sua, siga para a seção "Wireless" e procure um pouco abaixo por "Opções de Segurança".

Nesta subseção você verá alguns campos. Em "Opções de Segurança", marque uma das opções de WPA disponíveis. Em seguida, crie uma Chave Pré-compartilhada como senha. É só digitar a senha de sua preferência e não esquecê-la.

Para aplicar essas mudanças, basta clicar no botão "Aplicar mudanças". Pronto! A sua rede Wi-Fi já tem um nome e uma senha exclusivos!

Escolha o tipo de segurança para sua rede e qual será sua senha (Fonte: Reprodução/Buscapé)

Veja também no Buscapé: como usar o roteador como repetidor Wi-Fi: veja passo a passo

Como alterar a senha de acesso ao roteador

Lembra que para acessarmos o roteador precisamos colocar "admin" como um nome de usuário e senha? Por questão de segurança, é de bom tom trocar essas informações também após aprender como entrar nas configurações do roteador. Para isso, siga estes passos:

Passo 1. Acesse a configuração do roteador. Você deve clicar na opção "Maintenance". Depois disso, digite um nome de usuário, a senha antiga, a nova senha e confirme a nova senha.

Escolha um novo nome de usuário e senha por segurança para que outros não tentem entrar como "admin" (Fonte: Reprodução/Buscapé)

Depois, é só salvar as alterações e pronto! Seu roteador já estará configurado e você poderá usar a internet normalmente.

Como melhorar o sinal da internet?

Após configurar o roteador há algumas dicas para extrair a melhor conexão de internet com ele. Para PCs, notebooks, videogames e outros dispositivos, o usuário pode utilizar um cabo de rede RJ45 para ter mais velocidade na conexão.

Após instalar seu roteador há algumas dicas para melhorar seu sinal de internet (Fonte: Divulgação/Optimum)

Para dispositivos sem fio, mantenha seu modem sempre em um local bem aberto e alto para que o sinal se espalhe bem pela casa. Evite deixá-lo perto de outros aparelhos que utilizem sinal wireless, como telefones sem fio, para diminuir interferências. Até mesmo espelhos podem interferir no sinal devido ao metal neles.

Se essas dicas não ajudaram, seu roteador pode estar muito longe ou o sinal estar atravessando muitos obstáculos. Neste caso considere trocá-lo por um modelo mais potente ou investir em um repetidor de sinal, o qual pode levar sua conexão mais longe.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!