Logo Buscapé
Logo Buscapé

Com certeza você a utiliza o tempo todo, mas já parou para se perguntar o que é Internet, de fato?

Essa forma de conexão virtual está em constante evolução desde a década de 70 e se torna cada vez mais indispensável na vida da maior parte da população.

No entanto, muitas pessoas podem não saber o que é ou como funciona esse compartilhamento instantâneo de informações que revolucionou o mundo.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial para você conhecer mais sobre a Internet, sua história e evolução.

O que é Internet?

A Internet é um conjunto de redes que conecta pessoas do mundo todo (Foto: Shutterstock)

Vamos a resposta da grande pergunta: o que é Internet?

Basicamente, a Internet é uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos. Os primeiros testes para o surgimento da Internet começaram a partir da década de 70.

Este foi um período de grandes descobertas científicas.

Inclusive, foi a mesma época que surgiu o Magnavox Odyssey, primeiro console de videogame do mundo, além do envio da primeira sonda espacial com uma mensagem física.

Assim como essas e outras criações, a Internet surgiu para revolucionar o cenário global.

O nascimento da Internet

O seu surgimento teve um caráter militar, pois aconteceu durante a Guerra Fria.

Os Estados Unidos temiam um ataque da Rússia em suas bases militares, o que poderia trazer à tona uma série de informações confidenciais.

Dessa forma, o país idealizou uma forma de trocar dados sigilosos de maneira segura, permitindo a descentralização dessas informações.

A partir daí, surge a rede de compartilhamento da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados ou Advanced Research and Projects Agency (ARPA).

Em inglês, a sigla para essa nova pesquisa seria conhecida como ARPANET. No entanto, a ameaça de ataque russo se dispersou, e os militares passaram a compartilhar essa rede de interação de dados com algumas universidades.

Com o tempo, essa tecnologia se tornou cada vez mais compartilhada, interligando diferentes computadores.

Com isso, ela deixou de ser exclusividade da ARPA, e foi renomeada para Internet, a junção de inter, que significa “entre dois”, uma relação recíproca, e net, rede.

Ou seja, uma rede de conexão mútua que acontece entre dois pontos.

A Internet no Brasil

O que é Internet? Essa foi a pergunta de muitos brasileiros até a década de 90 (Foto: Shutterstock)

A história da Internet no Brasil inicia-se com a sua utilização apenas em centros acadêmicos, em seguida para uso comercial.

E só começou a chegar nas casas dos brasileiros em meados de 1994.

No final deste mesmo ano, os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia assinaram um convênio que disponibilizaria a Internet para todo o país.

Com isso, a rede brasileira se tornou oficialmente comercializada e conectada com outras redes ao redor do mundo.

É claro que, naquela época, o serviço de Internet não era como é hoje. O grande boom ocorreu conforme a melhoria do serviço, aumentando progressivamente o número de usuários.

Em que ano surgiu a Internet no Brasil?

A Internet chegou ao Brasil em 1988. Ela era usada para interligar centros de pesquisa brasileiros e norte-americanos.

As primeiras universidades a utilizarem essa rede no Brasil foram a USP, a Unicamp e a PUC.

Essa utilização se tornou possível graças à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que realizou os primeiros testes de conexão de rede.

Qual a importância da Internet desde o seu surgimento aos dias de hoje?

Desde seu surgimento até os dias atuais, a principal função da Internet tem sido o compartilhamento de informações.

No entanto, sua importância cresceu consideravelmente. Isso porque a Internet deixou de ter apenas um propósito, como proteção de dados militares ou acadêmicos.

Em vez disso, ela se tornou a maneira como nos comunicamos globalmente.

Essa tecnologia permite a troca de informações entre pessoas, empresas e organizações simultaneamente, para os mais variados fins.

Uma nova forma de como interagimos socialmente, como trabalhamos e até mesmo como fazemos compras. Tudo isso baseado no compartilhamento instantâneo de dados.

Assim como este artigo aqui, que você está lendo agora, está disponível para você via Internet.

Dessa forma, ela está se tornando cada vez mais essencial para a troca de conhecimentos, mensagens e interações, nos mais diversos segmentos e dispositivos.

A evolução da Internet até o formato atual

Veja a como foi a evolução da Internet (Foto: Shutterstock)

Inicialmente, a internet só podia ser utilizada em computadores conectados pelo mesmo protocolo de rede. Isso limitava a troca de informações, mas também garantia a segurança dos dados.

Posteriormente, computadores do meio acadêmico também passaram a utilizar o mesmo protocolo, que permitia o acesso remoto em diferentes lugares.

Além disso, criou-se um código diferente da tecnologia militar, que permitia transações comerciais criptografadas.

Esse foi o ponto inicial para a grande explosão da World Wide Web (WWW), a tecnologia que permitia compartilhamentos globais.

Os anos 90 foram marcados com o surgimento do Google, o lançamento dos computadores pessoais (PC) e o aprimoramento dos computadores portáteis, os notebooks.

Por fim, já nos anos 2000, as redes de telefonia móvel permitiam o uso da Internet fora de casa.

Com o tempo, ocorreu o aprimoramento do compartilhamento de dados com a terceira e quarta geração de tecnologia (3G e 4G).

Nos dias de hoje, a quinta geração (5G) já marca a era da conectividade de todos os dispositivos e equipamentos em uma mesma rede dinâmica e universal.

Termos mais buscados sobre Internet no mundo atual

Atualmente, com a evolução cada vez maior da conectividade, outras tecnologias começaram a surgir e se relacionar com essa rede.

Por isso, nós separamos alguns dos termos mais pesquisados pelos usuários relacionados à Internet, e o que eles significam. Veja, a seguir:

1. Internet das Coisas

Saiba o que é Internet das Coisas, um dos termos mais pesquisados (Foto: Shutterstock)

O conceito de Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) fala sobre a grande rede de conexão global, mas que não está relacionada aos dispositivos tradicionais.

Trata-se da Internet em equipamentos do dia a dia, como:

  • Lâmpadas inteligentes;
  • Geladeiras com painel conectado;
  • Fogões com inteligência artificial;
  • Aspiradores robôs;
  • Fechaduras eletrônicas;
  • Ar-condicionado com dispositivo online.

Inclusive, a Internet das Coisas também é o conceito inicial que possibilita a idealização de cidades inteligentes, que sejam automatizadas e sustentáveis, conectadas virtualmente.

2. Internet Banking

Também conhecido como banco internético, e-banking ou banco virtual, o Internet Banking é uma plataforma que possibilita operações financeiras por meio de uma página online da instituição.

Geralmente esse serviço é disponibilizado para acesso através de navegadores em computadores desktop ou em aplicativos de smartphone.

Dessa forma, o usuário pode realizar transações e pagamentos online, por exemplo.

3. Internet banda larga

A Internet banda larga é a sucessora da Internet discada, e tem como característica principal uma conexão com velocidade igual ou superior a 128kbps.

Além disso, também ocorre de forma ininterrupta, e dispensa a utilização de linha telefônica. É uma das conexões mais populares, podendo ser instalada via:

4. Internet fibra ótica

O que é Internet fibra ótica? Ela representa a evolução da conexão comercial, sucedendo a banda larga.

O fio de transmissão é feito a partir de um material transparente e flexível, capaz de transmitir dados à longa distância com uma velocidade superior.

Assim, ao contrário dos fios de cobre, não utiliza eletricidade para transmitir os sinais de conexão, o que permite um compartilhamento de dados mais rápido e eficiente.

5. Provedor de Internet

Por fim, o provedor de Internet é uma empresa que realiza a intermediação do sinal de conexão até o usuário.

Esse serviço se tornou menos necessário com a chegada da banda larga. Atualmente, os provedores oferecem os equipamentos de recepção e serviços como instalação e suporte.

Melhores roteadores para aproveitar sua Internet

Para garantir a estabilidade e velocidade da sua Internet, é preciso de um bom roteador. Veja, a seguir, alguns modelos:

TP-Link Archer C60

O Archer C60 é um roteador Wi-Fi que permite até 867Mbps de velocidade. Possui cinco antenas, é dual-band e tem quatro portas Ethernet para conexão de cabo LAN em padrão de 10/100Mbps.

Esse modelo oferece uma excelente velocidade de navegação na Internet.

TP-Link Deco M5

O TP-Link Deco M5 tem um design um tanto quanto diferenciado. É redondo e com uma aparência bem moderna.

É um kit com três roteadores com amplo alcance de até 510m². Isso garante uma estabilidade maior para a Internet. Esse modelo é dual band, com velocidade de até 867Mbps.

Roteador Mesh Tenda MW6

Os roteadores Mesh são boas opções para quem precisa distribuir o sinal Wi-Fi por todos os ambientes.

O Mesh Tenda MW6 tem um design único em formato de cubo. A sua taxa de transmissão é de 300Mbps na frequência de 2.4GHz e 867Mbps em 5GHz simultâneos.

Qual será o futuro da Internet?

É difícil determinar o futuro da Internet, principalmente por conta da rápida evolução dessa tecnologia nos últimos anos.

No entanto, a expectativa é que a quinta geração de conexão, o 5G, se torne cada vez mais presente nos dispositivos, ampliando o alcance do conceito da Internet das Coisas.

Dessa forma, nós passaremos a utilizar cada vez mais a conexão online, nos tornando mais conectados e interligados pela rede.

Você também pode conferir outros conteúdos como esse artigo de o que é Internet, além de listas e reviews exclusivos. Há também, conteúdos sobre modens e roteadores para você sanar todas suas dúvidas.

Ferramentas do Buscapé

Agora que você já sabe o que é Internet, que tal adquirir um novo dispositivo para navegar à vontade? Conheça as ferramentas do Buscapé e saiba como economizar na sua compra. Veja, a seguir:

Com o Histórico de Preços, você descobre a variação do valor do produto conforme os dias e meses.

Já o Alerta de Preço te ajuda a definir um valor que cabe no seu bolso e te notifica quando o produto atingir o preço estipulado.

Essas ferramentas estão disponíveis na extensão para navegador do Buscapé. Por lá, você encontro cupons exclusivos e também o cashback do Buscapé.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!