O que é IPV6? É bom saber antes de comprar um roteador
Entenda o que é IPV6 e a importância desse protocolo que expande os limites da internet

Criado em 1998 e padronizado em 2017, o IPV6 veio para substituir o antigo protocolo IPV4, que não tinha mais capacidade de suportar todos os IPs disponíveis online. Mas o que é IPV6 e qual sua importância? Por que o IPV4 teve que ser substituído? Este artigo vai esclarecer essas dúvidas e ainda indicar alguns roteadores que são compatíveis com essa tecnologia relativamente recente.
O que é IPV6?

Um endereço de IP, Internet Protocol ou Protocolo de Internet, é uma sequência numérica usada para identificar um dispositivo que está acessando a internet. Ele indica de onde vem aquela conexão.
Também chamado de IPV4, ele foi incorporado no Brasil em 1980 e suporta até 4,3 bilhões combinações numéricas de endereços na web, o que, inicialmente, parecia ser um número de endereços bem alto. Porém, com o fenômeno de cada vez mais dispositivos do cotidiano conectados, chamado de Internet das Coisas, os endereços do IPV4 passaram a não ser mais suficientes.
Assim, para evitar a sobrecarga do sistema, foi desenvolvido o IPV6. Esse novo protocolo, por ser em padrões alfanuméricos, contendo letras além de números, tem capacidade para até 340 undecilhões de endereços IP e constituição de 128 bits, enquanto a do IPV4 é de 32 bits.
Por que ter um roteador compatível com IPV6?

Como uma evolução do IPV4, e por apresentar um número maior de combinações para os endereços de IP, o IPV6 apresenta um roteamento de conexão mais eficiente, melhor processamento dos pacotes online, configuração de rede mais simples, fluxo de dados direto, está preparado para novos serviços e, mais importante, é mais seguro do que o IPV4.
- Para ver mais formas de deixar sua conexão mais rápida, confira nosso artigo sobre o que é beamforming e nossa lista indicando os melhores roteadores Gigabit!
Usando criptografia de ponta a ponta, o IPV6 acaba sendo mais seguro, tornando mais difíceis ataques que interceptam o endereço do usuário. Na era em que uma das principais preocupações na rede é a privacidade, uma melhora na segurança é mais do que bem-vinda.
Além disso, nem tão cedo o IPV6 deve ter suas combinações esgotadas como aconteceu com o IPV4, tendo sido pensado já com a presença da internet cada vez mais abrangente em mente.
Esses fatores tornam altamente recomendável a compra de roteadores compatíveis com IPV6. Sem falar que, em questões monetárias, também há uma vantagem, já que o IPV4 vai se tornar aos poucos obsoleto e cair cada vez mais em qualidade, então com ele você estaria pagando por uma internet que não atingiria seu potencial máximo.
- Veja também: Melhor roteador dual band