Monitor AOC 24G2 ligado em fundo com tijolos

Monitor AOC 24G2 24": melhor opção para qualquer configuração

Quem quer experimentar um monitor gamer encontra no AOC 24G2 de 24 polegadas uma alternativa sólida

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

O AOC 24G2 é um monitor gamer de 24 polegadas que traz melhorias para quem pretender aproveitar jogos competitivos como os que já mostramos aqui no site. Ele segue um padrão estabelecido por monitores do tipo, que focam em oferecer a experiência de jogo mais fluída possível, mesmo que ainda em Full HD. O monitor AOC 24G2 consegue isso com excelência, além de também ser muito bom para trabalho e estudos.

Ilustração mostrando o monitor AOC 24G2 à esquerda, com círculo roxo com a nota 9,5 à esquerda e número de dias de teste

Em nossas listas de recomendações, já havíamos indicado o 24G2 da AOC entre os melhores monitores Full HD do ano. O modelo também está entre os melhores monitores 144Hz, os mais indicados de 144Hz a 240Hz e até mesmo entre os monitores gamers baratos.

E é nesse review que você vai entender por que o colocamos em tantas indicações. Vale mencionar que faremos isso usando linguagem mais simples possível. Afinal de contas, nós temos de entender do produto de que estamos falando, mas você não tem a mínima obrigação. Ainda assim, se quiser saber mais sobre critérios e termos técnicos, não deixe de conferir nosso artigo completo com tudo sobre monitores.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse modelo de monitor AOC 24G2, vamos mostrar seus principais e contras. Antes disso, no entanto, vale mencionar que nosso processo de review é transparente e nossa avaliação é feita de acordo com a promessa da fabricante.

Ou seja, verificamos se essa promessa é cumprida dentro do que o dispositivo se propõe. No caso do AOC 24G2 144Hz IPS, avaliamos o produto como um monitor gamer. Quer saber mais sobre nosso processo de avaliação? Então confira agora mesmo como avaliamos monitores no site!

AOC 24G2: Prós e contras

Ilustração demonstrando prós e contras do AOC 24G2

Prós

Como você já deve ter notado na introdução do artigo, eu gostei muito de usar o AOC 24G2. Além do monitor ter um design bonito e discreto, considerando que produtos "gamer" raramente apresentam qualquer discrição, ele é muito fácil de montar. Com instruções que vêm na própria caixa de papelão em que ele vem embalado, não levou nem 15 minutos para retirar o monitor da caixa e tê-lo pronto em minha mesa.

Outra vantagem dele é sua flexibilidade. Com articulações que permitem movê-lo tanto de forma horizontal quanto vertical, ele poderá ficar na altura e ângulo perfeito. Com ele, não vai mais precisar usar livros para deixar o monitor na altura que você quer!

A conectividade também é uma das melhores, já que pode tanto conectar cabo VGA, HDMI ou DisplayPort. Não importa o tipo de computador ou videogame que você tenha, o monitor AOC 24G2 será capaz de se conectar a ele. A única observação é que, na caixa, faltou vir um cabo HDMI, apenas o VGA e DisplayPort estão presentes.

O monitor da AOC também conta com diversas configurações predefinidas de acordo com o seu objetivo. Você pode acessá-las pelo painel de configurações e usar o modo que for mais apropriado para o que for fazer no momento. Está lendo um ebook? Ele possui um modo leitura. Acabou o livro e chegou a hora de aproveitar seus games favoritos? Então é só alternar para o modo jogo.

Apesar de não poder fazer parte da nossa listagem de monitores 4K por ter resolução máxima Full HD, o AOC 24G2 não faz feio. Principalmente em momentos quando o usuário está jogando com taxa de quadros próxima ao limite do monitor, que é de 144FPS.

A taxa de quadros é a medida pela qual se mede a fluidez na movimentação do jogo. O normal em consoles de videogame como Xbox One e PlayStation 4 é de 30 FPS, mas o monitor AOC 24G2 é capaz de reproduzir até 144FPS, uma medida que os consoles lançados no fim de 2020 já conseguem chegar. A soma desses fatores e um preço menor do que R$ 2.000 tornam o monitor AOC 24G2 um equipamento de ótimo custo-benefício.

Contras

Monitor AOC 24G2 com zoom no painel de botões
O posicionamento dos botões do AOC 24G2 torna cansativo configurar o monitor

Como você pôde ver na ilustração, não existem muitos contras para apontar, apenas a dificuldade na configuração. Isso acontece por conta da posição das teclas do monitor.

Elas ficam localizadas na parte inferior da tela. Não são difíceis de apertar e apresentem bom feedback tátil, ou seja, a sensação de que a tecla foi apertada corretamente. Porém, fazer a calibragem do monitor é difícil, já que o braço cansa em pouco tempo.

Além disso, o menu de configuração se fecha rapidamente caso não pressione logo alguma tecla. Isso torna configurar detalhes do monitor em uma tarefa que pode ser cansativa e frustrante, ainda mais quando você ainda estiver se familiarizando com o AOC 24G2. Por outro lado, essa é praticamente a única observação negativa sobre o monitor gamer da AOC.

O que vem na caixa?

Monitor AOC 24G2 sobre mesa branca montado com seus cabos e manuais ao lado
  • Base e suporte do monitor
  • Tela do monitor AOC 24G2
  • Cabo de força
  • Cabo DisplayPort
  • Cabo VGA
  • Folheto de garantia e manual para instalação rápida

Design e acabamento

Monitor AOC 24G2 montado sobre mesa preta e tela ligada mostrando uma paisagem montanhosa
O AOC 24G2 se destaca por ser bem articulado e flexível

Uma das principais dificuldades em usar monitores é conseguir um equipamento que você consiga ajustar para ficar no ângulo e na altura perfeita para a sua visão. Não à toa, um dos macetes mais comuns é usar livros como base para colocar o monitor na altura mais próxima do ideal.

Você não vai precisar disso com o monitor AOC 24G2. Além do suporte de mesa, ele vem com uma base que possibilita tanto ajustar a altura como o ângulo do monitor.

Preto com detalhes em vermelho, o monitor é bastante discreto. Ainda assim, ele é bem bonito e pode combinar com qualquer configuração de cores da sua sala de jogos ou escritório. O Lulu Santos que me perdoe, mas não sei se o AOC 24G2 é sincero, mas fino e elegante com certeza ele é.

A única dificuldade possível é para quem tem escritórios pequenos. Por conta da tela de 24 polegadas, pode ser necessário afastar o monitor o máximo possível para conseguir enxergar a tela toda. Na minha mesa, por exemplo, ele fica o mais para trás possível.

Montagem

Montar monitores não chega a ser uma tarefa muito difícil, embora certo cuidado seja necessário. Ainda mais considerando os preços de monitores e equipamentos eletrônicos atualmente.

Só que com o AOC 24G2 a experiência foi bem diferente do que com outros monitores. Não que ele seja um monitor barato e deixe de inspirar cuidado. Mas que o processo é tão fácil que as instruções estão na própria caixa. Em menos de 10 minutos, o monitor já estava montado na minha mesa e pronto para uso.

Parte de trás do monitor AOC 24G2, com câmera focada na base preta com detalhes vermelhos
Montar o AOC 24G2 foi uma das tarefas mais fáceis que tive recentemente

Tela

Com resolução de 1920 x 1080 (Full HD), o monitor segue o padrão mais utilizado em games atualmente. Isso significa que, além de usar o monitor para jogar no seu computador, também pode conectar seu console a ele. Especialmente os da geração anterior, como o Xbox One, PlayStation 4 e o Nintendo Switch.

Já os consoles lançados no final de 2020 apresentarão alguma perda, por já serem compatíveis com resoluções superiores. Se o seu objetivo é encontrar o monitor ideal para aproveitar os melhores jogos do PlayStation 5 ou Xbox Series X, é interessante conferir nossa lista com os melhores monitores 4K ou investir em uma smart TV 4K.

Ainda assim, é importante mencionar que o monitor AOC 24G2 possui frequência maior do que os televisores, então depende muito do que você está buscando. Por exemplo, se o seu objetivo é investir em um monitor gamer para jogos para competição como League of Legends, CS:GO ou Fortnite, então a resolução não é tão importante quanto a taxa de atualização.

Nesse exemplo, o melhor é contar com um monitor com capacidade de exibir mais de 60 quadros por segundo, capacidade máxima da maioria das TVs. O AOC 24G2 oferece isso, com sua frequência de 144Hz, o que possibilita jogar em até 144 quadros por segundo.

Monitor AOC 24G2 com tela ligada mostrando paisagem sobre mesa preta
A tela do AOC 24G2 é apenas Full HD, mas a frequência permite taxa de quadros que tornam a jogabilidade muito mais fluída que em TVs convencionais

Nossa dificuldade com a tela do monitor AOC 24G2 foi com a configuração e a dificuldade de fazer a calibragem. Além de os botões não serem fáceis de usar, é difícil encontrar indicações e manuais para auxiliar na calibragem do monitor. Por outro lado, se você não quiser fazer configurações personalizadas tão específicas, o AOC 24G2 conta com diversos modos otimizados, inclusive para jogos.

Junto a eles, você também pode aproveitar configurações automáticas para leitura e assistir a vídeos, sejam eles videoaulas, filmes ou séries. Como boa parte dos monitores gamers atualmente, o AOC 24G2 usa o painel IPS, que não perde fidelidade de cores, mesmo que você olhe o monitor por ângulos diferentes.

Como mostramos em nosso guia sobre paineis de monitores e televisores, um painel IPS normalmente não é indicado para jogos multiplayer mais competitivos, como os citados anteriormente. Isso acontece por conta do tempo de resposta nesse tipo de painel ser maior, o que causa efeitos como o "motion blur", aquele borrão que aparece na tela quando estamos nos movimentando muito rápido em um jogo.

Só que o tempo de resposta do monitor AOC 24G2 é de 1ms. Isso significa que ele será capaz de te entregar a maior fidelidade de cores e não apresentar o motion blur citado anteriormente.

Desempenho

Para jogar

Antes de começar a falar sobre o desempenho do monitor AOC 24G2, vale mencionar que a plataforma usada para o teste foi um Xbox Series S, em um teste de cerca de 2 horas com os títulos Gears 5 e Fortnite.

Isso significa que o hardware do console e do monitor gamer são próximos, mas com algumas perdas. A principal é a da resolução, já que o console da Microsoft permite jogar em até 1440p, com upscale para 4K. Ou seja, ele não é capaz de rodar o 4K nativo na maioria dos jogos, mas ainda assim é uma resolução superior ao que o AOC 24G2 é capaz de reproduzir.

Por outro lado, o Xbox Series S possibilita jogar em até 120 quadros por segundo, enquanto o AOC 24G2 pode exibir imagens até 144 quadros. Resumindo, um Xbox Series S nesse monitor irá rodar os jogos em Full HD, com FPS máximo de 120. Além disso, o fato do monitor contar com a tecnologia AMD FreeSync permite aproveitar melhor consoles como o Xbox Series S, cuja placa de vídeo é fabricada pela AMD. Isso significa uma taxa de quadros mais constante, evitando lentidão e travamentos.

A diferença na fluidez é sentida quase de imediato, especialmente se você vem da geração anterior de consoles e se acostumou a jogar em 30FPS. Por outro lado, senti pouca diferença na fluidez ao comparar com jogos que rodaram a 60FPS na minha televisão, uma Samsung TU8000.

Ilustração do jogo de tiro Gears 5, onde um grupo de soldados troca tiros com seres monstruosos
Com ação frenética, é impressionante que Gears 5 não apresente nenhum tipo de borrão durante uma sessão de jogo (Fonte: Divulgação/Xbox)

Vale mencionar aqui que o tempo de resposta também ajudou bastante e o efeito de motion blur não apareceu em nenhum momento. Isso é bem importante se considerar que Gears 5 tem muitos personagens e explosões rodando muito rápido e ao mesmo tempo.

Para trabalhar e estudar

Você pode estar buscando um monitor gamer não apenas para jogar, mas talvez para outras atividades como trabalho e estudo. Graças aos diversos modos preconfigurados de imagem, isso também é possível. O modo "Leitura", por exemplo, reduz bastante a luz azul da tela, permitindo ler com mais conforto e causando menos stress à sua visão.

Por outro lado, o fato da tela ser plana não o tornaria uma opção tão ideal. Porém, ele pode ser um companheiro de trabalho incrível simplesmente por permitir que seja virado na vertical. Isso torna a leitura e escrita bem mais fácil nos momentos que não estamos jogando.

Monitor AOC 24G2 sobre mesa branca com tela virada na vertical
Usar o monitor AOC 24G2 na vertical pode ser a solução ideal para ler melhor no PC

Para assistir a filmes e séries

Digo o mesmo em relação à assistir filmes e séries. O monitor AOC 24G2 também contém configurações específicas para cinema, permitindo que acompanhe seus filmes e séries favoritos.

Por outro lado, sua resolução em Full HD o torna uma opção menos interessante do que qualquer TV recente. Como praticamente qualquer TV nova no mercado já suporta resolução 4K, você terá qualidade de imagem melhor nesse tipo de aparelho.

Conectividade

Conexões do monitor AOC 24G2
Tenha você um PC novo ou mais antigo, o AOC 24G2 tem as principais opções de conectores

Em relação à conectividade, o monitor AOC 24G2 entrega basicamente tudo o que você quiser, exceto conexão sem fio. Se você tem um computador mais antigo e com entrada VGA, você será capaz de conectá-lo, por exemplo. Claro que, nessa configuração, não conseguirá ter uma taxa de quadros alta, já que estamos falando de um padrão obsoleto.

Além dele, o AOC 24G2 traz duas entradas HDMI 1.4 e uma DisplayPort 1.2, ideal para quem quer trabalhar com mais de um monitor. Todas elas são capazes de entregar o máximo de resolução e taxa de quadros que o monitor oferece.

Ao mesmo tempo, importante saber que a caixa do monitor traz apenas o cabo VGA e o DisplayPort. Caso queira usar as entradas HDMI, deverá adquirir o cabo separadamente. No meu caso, acabei usando o HDMI que veio com o Xbox Series S.

Vale lembrar aqui que o monitor AOC 24G2 não conta com alto-falantes, mas ele conta com entrada de 3,5mm para conectar fones gamers, caixas de som ou soundbars. Veja algumas opções de headsets gamer que pode usar em conjunto com o monitor!

Custo-benefício

Com preços variando entre os R$ 1.500 e R$ 1.700 em julho de 2021, reconheço que o monitor AOC 24G2 exige um bom investimento. Ainda assim, ele é uma recomendação que faço com segurança. Nos três dias de teste com ele, posso dizer que fiquei absolutamente apaixonado pelo que ele me ofereceu, seja trabalhando ou jogando. A não ser que o seu objetivo seja assistir a filmes e séries na maior parte do tempo, o AOC 24G2 certamente vai te deixar satisfeito.

Ainda existem poucos monitores 4K no mercado e todos eles superam a faixa dos R$ 2.000. Caso não esteja montando um setup para jogar em 4K (o que também exige investimento considerável em hardware), o monitor AOC 24G2 é a melhor alternativa para jogar com boa qualidade gráfica e taxa de quadros.

A facilidade na montagem e sua flexibilidade também fazem com que ele tenha um ótimo custo-benefício. Afinal, você não precisará gastar dinheiro com suportes extras ou bagunçar o seu escritório ao improvisar um suporte com objetos da casa.

Ficha técnica

Ficha técnica com informações do monitor AOC 24G2

Produtos similares

Monitor Curvo Samsung 24"

Outro monitor que avaliei aqui no site, o monitor curvo de 24 polegadas da Samsung não é tão interessante para jogos, mas é bem mais indicado para quem precisa de um monitor para trabalho. O fato dele ser curvo ajuda bastante na hora de se focar em tarefas e torna a experiência de jogar simuladores mais legal, mas não é indicado para quem quer disputar em jogos competitivos.

A faixa de preço dele também é menor, então ele se torna uma opção mais econômica. Se ainda está indeciso sobre qual tipo de monitor levar, dá uma olhada no meu review do monitor curvo Samsung para comparar!

LG Ultrawide 29"

Esse monitor foi analisado pelo meu editor Guilherme Toscano, que viu seu escritório ficar pequeno frente a esse monitor ultrawide da LG. Entre os destaques, a possibilidade de dividir a tela em duas sem perder produtividade e a tela articulada ajuda bastante quem quer uma mesa de trabalho organizada.

Ele está na mesma faixa do AOC 24G2 144Hz IPS, inclusive usando o mesmo tipo de painel. Por outro lado, sua montagem é confusa e ele possui a metade da frequência do modelo da AOC, permitindo que jogue com até 75 quadros por segundo, contra a capacidade máxima de 144FPS do monitor avaliado. Quer saber mais? Então veja o review do monitor LG ultrawide 29"!

Samsung 4K LU28R550UQLMZD

Fechando a lista de recomendações, trouxemos um dos monitores 4K com mais custo-benefício. Esse modelo da Samsung também usa o painel IPS, mas é mais indicado para quem quer usar o monitor também para assistir filmes e séries com qualidade excelente de imagem.

Com 28 polegadas, ele também vai ocupar um espaço considerável, mas sua frequência é de 60Hz, tornando-o uma opção inviável para jogar. Além do preço, que está acima dos R$ 2.000 reais.

O que achamos do monitor AOC 24G2?

Com nota final de 9,5, posso confirmar que o monitor AOC 24G2 é apaixonante, principalmente pela montagem simples, que aquece o coração de qualquer um que goste de produtos tecnológicos fáceis de usar. Ele é ideal para quem quer um monitor para usar em conjunto com consoles como o já citado Xbox Series S, quem montou um computador intermediário ou até mesmo como segunda tela de alguns desses notebooks gamer custo-benefício.

Se acabou de adquirir um notebook gamer barato como os de nossa lista, o AOC 24G2 também é a alternativa perfeita para você, valendo o investimento no monitor dedicado. Ou seja, esse monitor é um dos mais versáteis para quem quer jogar e conta com opções mais econômicas.

Por outro lado, ele pode não agradar tanto quem conta com hardware mais robusto, como o do Xbox Series X, PlayStation 5 ou PC gamer premium, como esses notebooks com RTX 2060, por exemplo. Esses consoles e computadores são capazes de reproduzir games com ainda mais taxas de quadros, além de serem compatíveis com games em 4K, algo que o AOC 24G2 não é capaz de reproduzir.

Mas convenhamos, essas configurações não são tão comuns de serem encontradas. Para quaisquer configurações de PC ou console abaixo do que acabei de citar, o monitor AOC 24G2 é a companhia perfeita.