Monitor para notebook: veja opções e saiba escolher o melhor

Existem diversos tipos de monitor para notebook. Aprenda como escolher o seu e conheça os melhores modelos do Zoom

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Um monitor para notebook é um divisor de águas na sua rotina, seja ela de trabalho, estudos e até mesmo para o lazer. Um notebook para trabalho te dará as condições necessárias para seguir com a sua rotina, mas quando você usa um monitor para notebook como segunda tela, sua produtividade dará um salto.

Para quem trabalha com escrita, como nós redatores, ter uma segunda tela significa maior agilidade na hora de consultar o material de pesquisa ao longo da escrita. Não precisar ficar trocando de aba é uma mão na roda, mas isso não significa que um monitor para notebook serve apenas para isso.

Afinal de contas, mesmo um notebook Full HD conta com uma tela que possui por volta de 15 polegadas. Enquanto isso, os monitores costumam ser maiores. Só que não basta comprar qualquer monitor.

Sendo assim, vamos mostrar a seguir quais são as vantagens de usar um monitor para notebook e o que considerar na hora de escolher um. Depois disso, mostraremos algumas das melhores opções de monitores para notebooks disponíveis aqui no Zoom. Confira a seguir!

Leia também no Zoom:

Um monitor para notebook tem muitas vantagens e ainda pode ficar elegante no seu home office (Fonte: Shutterstock/mlagiolino)
Um monitor para notebook tem muitas vantagens e ainda pode ficar elegante no seu home office (Fonte: Shutterstock/mlagiolino)

Quais as vantagens de um monitor para notebook?

Nós já elencamos algumas das vantagens logo no início do texto. Afinal de contas, ter um monitor para notebook é sinônimo de melhora na produtividade. Claro que isso não significa que a sua vida vai mudar drasticamente, já que ser mais produtivo exige novos hábitos e aprendizados para se aperfeiçoar.

Mas posso dizer por experiência pessoal que o monitor para notebook ajuda bastante a entregar o que você precisa com mais velocidade. Se ter mais produtividade não é o seu objetivo, ainda assim é vantajoso ligar o monitor no notebook, principalmente se gosta de assistir a filmes ou séries e aproveitar alguns games.

Afinal de contas, os monitores costumam ser maiores que as telas dos notebooks. Isso significa mais conforto na hora de assistir a vídeos ou jogar. Além disso, nem todo notebook tem tela Full HD. Na nossa lista de notebooks até R$ 3.000 reais, por exemplo, a maioria dos exemplos têm tela apenas na resolução HD.

Se você quer aproveitar filmes com efeitos gráficos impressionantes, essa resolução não irá te ajudar. Atualmente, no entanto, a maioria dos monitores que você comprar terá resolução Full HD, o mínimo para aproveitar esse tipo de obra. Se estiver disposto a investir mais um pouco e a placa de vídeo do seu notebook suportar, pode até mesmo adquirir um monitor 4K para isso.

Ou seja, ter um monitor para notebook é vantajoso tanto para quem precisa produzir mais quanto para quem quer aproveitar opções de lazer com mais qualidade. Como mencionamos acima, no entanto, é necessário saber alguns detalhes do seu computador antes de adquirir um monitor para notebook. Veja a seguir e já anote o que deve saber antes de começar sua pesquisa.

Um monitor para notebook pode ser uma opção para ver melhor apresentações de trabalho ou videoaulas (Fonte: Shutterstock/Girts Ragelis)
Um monitor para notebook pode ser uma opção para ver melhor apresentações de trabalho ou videoaulas (Fonte: Shutterstock/Girts Ragelis)

O que saber antes de comprar um monitor para notebook?

Antes de começar a pesquisar um monitor para notebook, é interessante conferir alguns detalhes sobre o seu computador. O primeiro deles é saber como comparar placas de vídeo. Afinal de contas, é ela quem irá processar e "jogar" as imagens para o seu monitor, já que ele não faz isso por conta própria. Se você não sabe qual a sua, confira como ver a placa de vídeo do PC ou notebook.

Ter um bom processador e quantidade razoável de memória RAM também é imprescindível.

Por exemplo, se o seu monitor for 4K e a placa de vídeo não for capaz de processar imagens nessa resolução, você não aproveitará todo o potencial da tela do monitor. Felizmente, até mesmo placas de vídeo onboard como a Intel UHD Graphics 630 são capazes de rodar vídeos na resolução 4K, embora ela não seja capaz de rodar jogos 4K.

Não apenas isso, mas apenas um monitor para notebook HDMI 2.0 é capaz de reproduzir vídeos em 4K e 60 quadros por segundo (FPS). Já aqueles com HDMI 1.3, ainda presente em muitos notebooks, não são capazes disso.

Ou seja, é importante conferir as informações do hardware do seu computador antes de prosseguir. Outro ponto importante é considerar também o software da sua máquina. Se você não tem um notebook com Windows 10 como sistema operacional, por exemplo, não é possível utilizar monitores sem fio.

Saber o hardware do seu notebook é essencial para escolher o monitor certo (Fonte: Shutterstock/Thichaa)
Saber o hardware do seu notebook é essencial para escolher o monitor certo (Fonte: Shutterstock/Thichaa)

Quais fatores considerar ao avaliar um monitor para notebook?

Agora que você já tem noção do que o seu computador precisa ter para aproveitar um monitor para notebook ao máximo, o que considerar na hora de escolher o monitor em si?

Essa é uma pergunta com múltiplas respostas e todas elas podem estar certas, de acordo com a sua realidade. Além do que você tem disponível no orçamento para comprar o dispositivo, você precisa definir qual será o principal uso do monitor.

Eu, por exemplo, certamente o uso para trabalho na maior parte do tempo, mas gosto de jogar de vez em quando, especialmente em fins de semana, já que não fico tantas horas na frente do PC. Um monitor gamer 144Hz a 240Hz seria bom? Definitivamente, mas como costumo usar mais a TV para games e no computador prefiro jogos por turnos como Civilization VI no PC, ter uma taxa de atualização alta não é um critério importante para mim.

Mas, se jogos como Doom Eternal, CS:GO, Fortnite ou Dota 2 forem os seus favoritos e jogar for a sua atividade principal no PC, então o tipo de monitor para notebook mencionado certamente irá te atender.

Minha prioridade, no entanto, é ser mais produtivo ao escrever as análises e textos aqui no Zoom, como este mesmo que você está lendo. Nesse sentido, um monitor curvo como esse modelo da Samsung é ideal para melhorar o foco. Ou, se costuma ter muitas abas abertas simultaneamente e precisa buscar informação de diversas fontes ao mesmo tempo, a possibilidade de dividir a tela como esse monitor LG ultrawide de 29 polegadas pode ser exatamente o que precisa.

Talvez você precise de uma cadeia de monitores para notebook. Nesse caso, em especial se o seu notebook tiver apenas uma saída de vídeo, o ideal é encontrar modelos com porta DisplayPort. De acordo com nosso time de especialistas de produtos no Zoom, esse tipo de entrada permite ligar mais de um monitor ao seu notebook ao mesmo tempo sem a necessidade de usar adaptadores.

O motivo para isso é que você precisa apenas conectar uma porta no notebook e em um dos monitores, em seguida, conectar esse monitor em outro. No entanto, vale mencionar aqui que a GPU da sua placa de vídeo também precisa ser compatível com a tecnologia necessária.

Em resumo, fique atento à esses critérios na hora de escolher o seu monitor para notebook:

  • Seu orçamento.
  • As especificações do seu computador.
  • Qual é a principal atividade onde usará o monitor (trabalho, estudo, jogos, assistir vídeos, entre outros).
  • Defina uma segunda atividade para definir alguns critérios secundários.
  • Escolha se precisará de monitores adicionais ou apenas um monitor para notebook é o suficiente.
Com certeza é melhor jogar nesse monitor do que em qualquer tela de notebook (Fonte: Shutterstock/sezer66)
Com certeza é melhor jogar nesse monitor do que em qualquer tela de notebook (Fonte: Shutterstock/sezer66)

Leia também no Zoom:

Monitor para notebook: as melhores opções no Zoom

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de escolher um monitor para notebook, chegou o momento de conferir algumas das nossas recomendações. Sem mais delongas, confira a seguir e já comece a verificar se os monitores mostrados abaixo estão de acordo com o que você precisa!

Monitor LED 21,5 Full HD Dell SE2216H

Um dos melhores monitores baratos para notebook, esse modelo de 21,5 polegadas da Dell não se destaca em nenhum quesito. Porém, sua tela Full HD e performance dentro dos padrões o torna uma opção interessante para quem quer ser mais produtivo sem sacrificar as economias que tem na carteira.

Com brilho de 250 nits e frequência de 60Hz, ele não é a melhor opção para jogos. Por outro lado, te permitirá trabalhar, estudar e assistir a bons filmes e séries nos momentos de lazer. Seu painel TN te obrigará a ficar de frente para o monitor, já que esse é um padrão de tela mais barato, só que suas cores são distorcidas com mais facilidade.

Monitor Curvo Samsung 24" CF390

Esse monitor curvo é ideal para quem precisa de foco, justamente por conta do seu formato curvo. Ele também é uma opção interessante para quem quer jogar, embora esse não seja o seu foco. Jogos de corrida ou simuladores de veículos, por exemplo, te fazem se sentir dentro de uma cabine.

Além disso, o painel VA permite que o usuário veja o que está acontecendo na tela sem que as cores apareçam distorcidas, ainda que o ângulo de visão não esteja perfeito. Um ponto negativo está na base, que não é muito flexível e permite poucos ajustes.

Quer saber mais? Então confira o review completo desse monitor curvo da Samsung de 24 polegadas!

Monitor Ultrawide LG 29' 29WK-600W

Esse é o monitor para notebook ideal para quem também quer que ele funcione como uma TV, já que o seu tamanho de 29 polegadas também vai agradar quem quer assistir a algumas séries e filmes no conforto do sofá. Só que esse está longe de ser o melhor critério para adotar esse monitor ultrawide.

Por meio de um software próprio, você pode configurar esse modelo para dividir sua tela em mais de uma vez. Por conta do bom tamanho de tela, é possível cortá-la (virtualmente) pela metade, como se fossem duas telas de 14,5 polegadas. Ou seja, você pode tranquilamente usar essa função para simular três telas sem a necessidade de um monitor para notebook com DisplayPort.

Ainda assim, esse monitor da LG conta com esse tipo de entrada, permitindo que conecte mais monitores. Sua resolução é superior à Full HD, com painel IPS mantendo fidelidade de cores e ele possui taxa de atualização de 75Hz, um pouco melhor para quem também quer aproveitar alguns jogos, mesmo que ele não seja um monitor gamer.

Quer saber mais sobre esse modelo? Então confira nosso review completo agora mesmo!

Monitor IPS 28' Samsung 4K (LU28R550UQLMZD)

Apesar de ser menor que o monitor para notebook anterior, esse modelo possui capacidade para reproduzir vídeos e games em 4K. Por outro lado, ele não é tão indicado para jogos, já que possui tempo de resposta alto para quem gosta de jogos competitivos.

O painel IPS também garante boa fidelidade de cores ao olhar para o monitor por ângulos diferentes, o que é importante em uma tela ultrawide, na qual é necessário ver de uma certa distância para não causar danos aos olhos. Ele tem boa conectividade, sendo um monitor para notebook com HDMI e entradas DisplayPort.

Monitor Gamer QLED 27' Samsung Odyssey G7

Para fechar, um monitor criado especificamente para jogar. O modelo gamer da Samsung possui 27 polegadas e tem a melhor taxa de atualização da lista, com impressionantes 240Hz, quatro vezes mais rápido do que os monitores tradicionais costumam ter. Além disso, seu tempo de resposta aos comandos é de 1ms, ideal para jogos que exigem reflexos e movimentos velozes.

Ele tem tecnologia QLED, oferecendo maior fidelidade de cores. Além disso, sua resolução é Full HD e possui tanto porta HDMI quanto entradas DisplayPort.

Conheça também no Zoom: