O monitor ultrawide pode ser uma opção interessante para os mais vaiados perfis de uso. São dispositivos que podem, por exemplo, trazer tela curva, o que é um diferencial e tanto para o público gamer, já que é capaz de proporcionar uma melhor imersão. Além disso, são monitores que apresentam resolução Full HD ou até maiores.

Marcas como LG, Samsung, Dell, Acer e Alienware possuem destaque no mercado, com configurações e opções que agregam versatilidade e recursos robustos. Portanto, dê um Zoom e confira os principais atributos dessa tecnologias e ainda 8 modelos para compor sua decisão de compra!

O que é monitor ultrawide?

A tela ultrawide utiliza proporções maiores do que modelos convencionais (Fonte: Shutterstock)
A tela ultrawide utiliza proporções maiores do que modelos convencionais (Fonte: Shutterstock)

A tela ultrawide consiste em opções que trabalham em uma proporção maior do que os demais modelos. Essa proporção corresponde a 21:9, mas pode possuir diferentes tamanhos (em polegadas). Vale destacar que essa medida foi inicialmente adotada porque é semelhante às famosas telonas que costumamos ver nos cinemas! Em um monitor ou TV normal, a proporção costuma ser 16:9.

Dependendo do monitor ultrawide, é possível encontrar resoluções que variam entre 2560x1080 e 3440x1440 pixels. Ou seja, estamos falando de uma proporção realmente enorme de espaço (na horizontal) para realizar as mais variadas tarefas e, isso ainda inclui jogar! Na maioria das vezes, é comum encontrar modelos de 25, 29 ou até mesmo 34 polegadas.

Para quem o monitor ultrawide é indicado?

Com o ultrawide monitor, é possível melhorar a produtividade em diferentes tarefas (Fonte: Shutterstock)
Com o ultrawide monitor, é possível melhorar a produtividade em diferentes tarefas (Fonte: Shutterstock)

Se há um ponto positivo em relação à tela ultrawide é a produtividade! No entanto, esse é um aspecto que depende de alguns critérios na hora decidir a compra. Isso porque uma tela com essa proporção nem sempre é indicada para todos os tipos de tarefas.

Nesse caso, o modelo é indicado para trabalhos que exijam um bom volume de troca de telas, bem como o uso de diferentes programas ou aplicativos simultaneamente. Já para gamers, a tela é sempre uma boa pedida, pois permite uma imersão mais interessante!

Prós e contras dos monitores ultrawide

No quesito vantagens, comprar monitor ultrawide não gera arrependimentos! Seu uso garante uma experiência positiva em comparação aos monitores convencionais, principalmente pelo ganho das extremidades horizontais pelo campo de visão bem maior. Para ficar mais claro, seu uso chega a equivaler a duas telas. Além disso, o usuário poderá contar com uma resolução maior e, naturalmente, uma maior quantidade de recursos.

Já em relação aos pontos negativos, o que mais chama atenção é o custo. Isso acaba sendo resultado do uso de tecnologias embarcadas e também do tamanho. Outro ponto de alerta é que nem todo o software é capaz de se adequar aos monitores ultrawide. Isso pode resultar em duas bordas laterais e um conteúdo centralizado ao usar o programa. Por fim, esse modelo de monitor pode exigir muito mais do hardware e é preciso se atentar a esse aspecto para usufruir de todo o potencial da tela!

Confira, abaixo, boas opções de monitor ultrawide para comprar.

Monitor ultrawide IPS 29" LG Full HD 29UM69G

O monitor ultrawide LG Full HD 29UM69G apresenta tela de 29 polegadas em proporção 21:9. Isso significa que ele conta com 30% a mais de espaço para jogar e também para multitarefas. Ele também conta com tecnologia IPS, o que garante maior fidelidade em relação as cores independente do ângulo.

É um modelo de tela ultrawide que resulta em um baixo imput lag, bom tempo de resposta e uma taxa de atualização de 75Hz. Com resolução 2560x1080 Full HD, ele passa uma impressão até mesmo de ser maior, já que possui bordas não são tão finas. Como diferenciais, ele dispõe de som integrado MaxxAudio (qualidade HD), ou seja, você poderá aposentar as caixas de som d

Por que o LG 29UM69G vale a pena?

  • Tela com resolução Full HD (2560x1080)
  • Tecnologia IPS
  • Baixo input lag e tempo de resposta
  • Qualidade de imagem (sRGB 99%)
  • Som Integrado MaxxAudio HD
  • Ajuste ergonômico de inclinação

Monitor ultrawide IPS 34" LG Full HD 34UM68-P

Já o monitor ultrawide LG Full HD 34UM68-P também dispõe de tecnologia IPS e ainda conta com tela de 34 polegadas. Com resolução de imagem Full HD e frequência de 75Hz, ele garante um bom desempenho.

Outros diferenciais que merecem destaque é o recurso Game Mode, bem como Free Sync. Já no quesito sRGB ele é 99% superior e ainda conta com Controle On-Screen. Sua saída de áudio é MaxxAudio 7Wx2, o que lhe confere ótimos resultados!

Por que o LG 34UM68-P vale a pena?

  • Tela com resolução Full HD (2560x1080)
  • Tecnologia IPS
  • Qualidade de imagem (sRGB 99%)
  • Som Integrado MaxxAudio HD
  • DisplayPort

Monitor ultrawide IPS 38" Dell UltraSharp U3818DW

O modelo Dell UltraSharp U3818DW é um monitor ultrawide curvo com 38 polegadas (taxa de proporção 21:9) e ainda tela InfinityEdge, ou seja, praticamente sem bordas para um campo de visão muito mais amplo. O recurso também viabiliza imagens uniforme e também é capaz de reduzir movimentos dos olhos.

O monitor é ainda calibrado de fábrica com 99% de cobertura sRGB, proporcionando cores mais fieis e vivas. Já o tempo de resposta desse monitor é de 8ms (normal) e 5ms (rápido). Por fim, sua curvatura é de 2.300R, o que garante um uso mais confortável.

Por que o Dell UltraSharp U3818DW vale a pena?

  • Tela com resolução Full HD (2560x1080)
  • Tela InfinityEdge
  • Tecnologia IPS
  • Qualidade de imagem (sRGB 99%)
  • Curvatura de 2.300R
  • Ângulo de visão: 178° vertical/178° horizontal
  • Suporte de altura ajustável (até 115 mm)
  • Conectividade: 2xHDMI, DisplayPort

Monitor ultrawide Alienware AW3418DW

Um ultrawide monitor com 34 polegadas e tela com proporção 21:9 (Fonte: Amazon)
Um ultrawide monitor com 34 polegadas e tela com proporção 21:9 (Fonte: Amazon)

Um monitor gamer ultrawide com G-Sync e 34 polegadas de tela, bem como aspect ratio ultrawide 21:9. O Alienware AW3418DW conta com o diferencial de uma taxa de atualização de 120Hz! Como dispõe de um baixo tempo de resposta e também input lag, ele é bastante interessante para uma imersão de jogo completa.

Outro ponto de destaque é que ele apresenta 100% de cores e ângulos de visão marcantes em um painel IPS. Todas essas características fazem com que ele não seja apenas indicado para gamers, mas também para quem realização edição de vídeos ou imagens, por exemplo. É interessante destacar que a Alienware consiste em uma ramificação da Dell, por isso, o usuário pode contar com um bom suporte e garantias.

Por que o Alienware AW3418DW vale a pena?

  • Boa taxa de atualização em painel UltraWide QHD.
  • Resolução UWQHD ( 3.440×1440) (21:9)
  • Taxa de Atualização: 120Hz
  • Tempo de resposta: 4ms
  • Nvidia G-Sync
  • Painel IPS

Samsung CJ791

O monitor ultrawide Samsung CJ791 oferece proporção 21:9 em uma tela curva com 34 polegadas (Fonte: Samsung)
O monitor ultrawide Samsung CJ791 oferece proporção 21:9 em uma tela curva com 34 polegadas (Fonte: Samsung)

O ultrawide monitor Samsung CJ791 é outra opção com tela curva QLED que atende importantes requisitos para o público gamer! O modelo, assim como os demais, oferece proporção 21:9 em uma tela com 34 polegadas. Seu ângulo de visão é de 178º, somado a uma resolução de 3440 × 1440 pixels. Ele é indicado como um monitor gamer ultrawide graças aos seus 4ms de tempo de resposta.

Mas, seu maior diferencial é a conexão Thunderbolt 3, que transfere imagens por meio da porta USB-C. Ele também permite 85W para alimentação de diferentes dispositivos. Como resultado, sua taxa de transferência pode chegar a 40Gb/s, entretanto, isso apenas é possível para dispositivos compatíveis – isso inclui, por exemplo, a linha MacBook ou desktops que possuam porta integrada. Por fim, ele possui Game Mode, ajuste vertical de altura.

Por que o Samsung CJ791 vale a pena?

  • Tela curva QLED (3440 × 1440) (21:9)
  • Ângulo de visão de 178º
  • Conexão Thunderbolt 3
  • Taxa de transferência de 40gb/s
  • Tempo de resposta de 4ms

Monitor IPS 29" LG Full HD 29WK600-W

O modelo LG Full HD 29WK600-W foi lançado justamente com o objetivo de ocupar o posto do LG 29UM69G (que mencionamos no começo da nossa lista). Isso fica ainda mais evidente no design desse monitor ultrawide, que possui recursos mais atuais e modernos, bem como suporte para HDR.

Ele é ideal para quem quer elevar sua produtividade ou gamers que querem ampliar sua experiência de jogo. Como diferenciais, ele dispõe de HDR10, resolução nativa widescreen com 2560x1080 pixels e ainda proporção 21:9 em uma tela de 29 polegadas.

Aqui no Zoom, já fizemos um review completo do monitor LG ultrawide 29'' 29WK600-W, caso você tenha interesse em conferir!

Por que o LG 29WK600-W vale a pena?

  • Resolução: Full HD (2560 x 1080p) (21:9)
  • Painel LED IPS 29”
  • Widescreen UltraWide HDR10 (parcial)
  • AMD FreeSync
  • 2 x HDMI e 1 x DisplayPort
  • Tempo de resposta e input lag de 5ms GTG
  • Ajuste de inclinação

Monitor QLED 49" Samsung LC49G95TSSLXZD

O fabricante define esse monitor ultrawide como “a revolução da curva”. O Samsung LC49G95TSSLXZD conta com painel QLED, HDR1000 e também uma resolução DQHD, que garante cores mais realistas e uma qualidade de profundidade bastante detalhada. E, tudo isso fica ainda mais interessante pelo fato de ser uma tela ultrawide de 49 polegadas! Ou seja, ninguém poderá reclamar de falta de espaço útil para jogar ou trabalhar.

Esse monitor 49 ultrawide também é compatível com G-Sync, o que permite manter a placa de vídeo e o painel devidamente sincronizados. Isso ainda é capaz de eliminar cortes, atrasos na tela e também eventuais instabilidades na imagem. Outro diferencial em relação aos demais modelos é que esse dispõe de 240Hz de taxa de atualização, 1ms de tempo de resposta e uma tela curva de 1000R.

Por que o Samsung LC49G95TSSLXZD vale a pena?

  • Proporção de tela de 32:9 e curvatura de 1000R
  • Painel QLED curvo (5.120 x 1.440 pixels)
  • Taxa de atualização de 240 Hz
  • Suporte às tecnologias G-Sync e FreeSync 2
  • Cobertura de 125% da gama de cores sRGB
  • Portas Display Ports 1.4 e do HDMI 2.0

Acer Nitro XV340CK

O Acer Nitro XV340CK apresenta tela ultrawide de 34 polegadas (Fonte: Amazon)
O Acer Nitro XV340CK apresenta tela ultrawide de 34 polegadas (Fonte: Amazon)

Um monitor gamer ultrawide que surpreende positivamente pelas suas configurações e recursos! O Acer Nitro XV340CK apresenta tela ultrawide de 34 polegadas QHD e resolução de 3440 x 1440 pixels e proporção 21:9. Além disso, seu painel e tipo IPS, que permite cores mais vivas e realistas.

Vale destacar que esse é um monitor 144Hz ultrawide com taxa de resposta de 1ms e, por isso, tende a ser uma boa decisão de compra para gamers que querem garantir uma boa experiência de jogo sem perder nenhum detalhe. Como diferenciais, ele dispõe de tecnologia HDR10, (2 portas de exibição, 2 HDMI 2.0 e 2 portas USB 3.0).

Por que o Acer Nitro XV340CK vale a pena?

  • Tela IPS de 34 polegadas
  • QHD UltraWide (3440 x 1440) com tecnologia AMD Radeon FreeSync
  • Proporção da tela de 21:9
  • HDR10
  • Taxa de atualização de 144 Hz |
  • Tempo de resposta: 1 ms
  • Portas: 2 portas de exibição, 2 HDMI 2.0 e 2 portas USB 3.