Mouse Logitech MX Vertical em close em fundo cinza

Mouse Logitech MX Vertical: ergonomia onde menos se esperava

Apesar de causar estranhamento à primeira vista, o mouse Logitech MX Vertical cumpre a promessa de ergonomia e conforto

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Um dos pontos que a Logitech levanta ao divulgar seu mouse Logitech MX Vertical é a ergonomia. Só que é muito difícil de acreditar quando vemos um mouse vertical pela primeira vez. Na verdade, ergonômico é um adjetivo muito difícil de dar a ele quando nos deparamos com o produto. Apesar de diferente do convencional, acostumar-se a ele foi bem mais fácil do que imaginamos.

Logo, assim que me acostumei com o mouse, pude notar que a ergonomia é um fator presente nesse mouse vertical. O Logitech MX Vertical oferece sensibilidade de até 4.000 DPI com um botão de ajuste fácil.

Além disso, ele vem com mais dois botões programáveis. Isso significa que traz algumas configurações melhores do que os mouses convencionais, mas como o seu objetivo é oferecer conforto, não espere as especificações de um mouse gamer. E podemos dizer que o seu objetivo foi concluído.

Antes de começarmos, vale mencionar aqui que um dos fatores importantes na avaliação é entender qual é a proposta do mouse. Ou seja, se as promessas da fabricante estão sendo cumpridas, se as especificações mostradas são sentidas ao longo do uso e como elas se comparam ao padrão da categoria. Nesse caso, consideramos o mouse Logitech MX Vertical um mouse básico, feito para trabalho e estudo.

Para entender mais sobre o nosso processo, não deixe de conferir como avaliamos mouses no Zoom.

Mouse Logitech MX Vertical: prós e contras

Prós: bastante ergonômico, o mouse Logitech MX Vertical leva pouco tempo para se acostumar. Além disso, ele reduz o esforço que faz com o pulso para movimentá-lo, tornando-o bastante confortável.

Sua conectividade também é boa e basta plugar o receptor USB e ligar o mouse para que o seu computador o reconheça. Vale lembrar que também pode conectá-lo via Bluetooth usando o aplicativo Logitech Options, que possibilita usar apenas um mouse para controlar dois computadores simultaneamente, como se estivesse usando duas telas.

A resolução maior também o torna uma boa opção para jogos, mesmo que o mouse não tenha sido desenvolvido com a experiência de jogo em mente. O botão no topo central serve como um cursor, no qual o usuário pode definir a resolução, que vai de 400 até 4.000 DPI. Se está procurando um mouse gamer com o máximo de resolução possível, confira também nossa review completa do Logitech G502 Lightspeed, que avaliamos aqui no Zoom.

Contras: talvez por ser pensado para oferecer o máximo de ergonomia possível, é importante ressaltar que não recomendamos o mouse Logitech MX Vertical se costuma usar o mouse com a mão esquerda. Como um canhoto criado em uma casa de destros, me acostumei a usar o mouse com a mão direita, o que me permitiu testar o MX Vertical.

Outro ponto contra do mouse é que, por conta do seu formato, ele é mais pesado do que mouses comuns ou gamers. Pesando 135g, ele é cerca de 50g mais pesado que o M110 Silent, mouse convencional da mesma fabricante.

Está montando um escritório para trabalhar ou estudar com conforto? Então veja no Zoom as melhores opções de notebooks e periféricos para te ajudar!

O que vem na caixa?

O mouse Logitech MX Vertical vem com receptor e cabo USB para carregamento (Foto: Filipe Salles)
O mouse Logitech MX Vertical vem com receptor e cabo USB para carregamento (Foto: Filipe Salles)
  • Mouse Logitech MX Vertical
  • Receptor wireless
  • Cabo USB-C para uso com fio e carregamento da bateria
  • Manual de instruções e termo de garantia

Mouse Logitech MX Vertical: Ficha técnica

Mouse Logitech MX Vertical: Design e acabamento

Pegada diferente do que estamos acostumados

Como pode ver na foto que tiramos, a pegada do mouse é totalmente diferente do que vemos em um mouse convencional. Normalmente, esse periférico atende a um ou mais tipos de pegada, especialmente os gamers. Os tipos são: Claw, Fingertip e Palm. Mas quando falamos no Logitech MX Vertical, ele não está em nenhuma dessas categorias.

Isso acontece justamente por sua pegada ergonômica, voltado para quem passa muitas horas de trabalho em frente ao computador. Ou para quem já tem problemas de pulso que precisam ser minimizados.

Ainda assim, é importante frisar que, após poucas horas de adaptação e alguns cliques errados, o uso do mouse passa a se tornar natural. Ou seja, não terá problemas em acessar os botões principais, o botão de rolagem e os outros botões personalizáveis, que podem ser alcançados com o polegar.

Mas é justamente por causa disso é que ele não é recomendado para quem usa o mouse exclusivamente com a mão esquerda. Nesse caso, o ideal é buscar por modelos ergonômicos feitos especialmente para canhotos. Conheça alguns modelos do tipo aqui no Zoom!

Apesar de um início estranho, em pouco tempo a pegada do mouse se torna natural (Foto: Zoom)
Apesar de um início estranho, em pouco tempo a pegada do mouse se torna natural (Foto: Zoom)

Apesar da sua construção, é um mouse bastante discreto

Quem procura um mouse para usar durante um trabalho que exige diversas videoconferências ao longo do dia poderá ter o mouse Logitech MX Vertical ao lado sem preocupações. O mouse vem na cor grafite pela maior parte do corpo, exceto por uma barra prateada, onde está inscrito o logo da Logitech e o botão para configurar a resolução, ou seja, o nível de sensibilidade do periférico.

Sua construção não é a mesma de um mouse convencional e isso pode chamar a atenção, mas sua escolha de cores segue na direção contrária, sendo uma boa adição à decoração do seu escritório. A parte interna do mouse, onde sua mão repousa, é texturizada, servindo como uma espécie de almofada para segurar a mão. Essa área tem linhas espaçadas para demarcá-la, mas mantendo a discrição.

A parte interna do mouse Logitech MX Vertical é texturizada e traz conforto para a palma da mão (Foto: Zoom)
A parte interna do mouse Logitech MX Vertical é texturizada e traz conforto para a palma da mão (Foto: Zoom)

MX Vertical comporta diversos tipos de conexão

A conectividade também é um elemento bastante versátil no mouse Logitech MX Vertical. Se quer um escritório mais minimalista, pode usar o receptor para aproveitar o mouse sem precisar de fios. Basta plugar o receptor em uma porta USB do seu computador ou notebook e ligar o mouse na parte inferior e ele já estará pronto. Nessa área, também está um botão para sincronizar o mouse com o receptor.

O mouse Logitech MX Vertical pode ser usado com fio, já que conta com uma porta USB-C nele. A caixa do periférico já vem com um cabo USB-A para USB-C, sendo bem fácil conectá-lo a qualquer computador que encontre. Uma das poucas exceções seria o Galaxy Book S que revisamos aqui no Zoom, já que ele não tem a porta USB-A, a mais comum em computadores.

Dica: não entendeu muito bem essa coisa de USB-A e USB-C? Com as mudanças recentes na tecnologia, é importante entender a diferença entre elas, já que pode te poupar o uso de adaptadores. Vem aprender com a gente quais as diferenças entre os diversos tipos de portas USB!

Você pode usar o mouse por fio USB, wireless com o receptor ou via Bluetooth (Foto: Zoom)
Você pode usar o mouse por fio USB, wireless com o receptor ou via Bluetooth (Foto: Zoom)

Vale mencionar também que o mouse pode ser conectado via Bluetooth, não precisando nem mesmo do receptor, embora seja mais fácil. Isso significa que, caso leve o seu mouse para trabalhar em outro lugar, não precisa também levar o receptor.

A conectividade Bluetooth também oferece outra vantagem: a possibilidade de controlar dois computadores apenas com o mouse Logitech MX Vertical! Por meio da função Logitech Flow, presente no software Logitech Options. Para isso, é necessário ter dois computadores habilitados para Bluetooth conectados ao mesmo sinal de Wi-Fi. Ao fazer isso, o mouse irá transitar entre os dois PCs como se estivesse usando uma segunda tela.

Mouse Logitech MX Vertical: Botões

O mouse Logitech MX Vertical traz botões para avançar ou retroceder, além de um ajuste de sensibilidade (Foto: Filipe Salles)
O mouse Logitech MX Vertical traz botões para avançar ou retroceder, além de um ajuste de sensibilidade (Foto: Filipe Salles)

Diferente dos mouses gamer, o periférico vertical da Logitech não conta com tantos botões personalizáveis. Além dos botões convencionais e o de rolagem, o Logitech MX Vertical conta com um botão na parte superior que serve para ajustar a sensibilidade do mouse.

Na parte interna, também há dois botões, usados para avançar ou voltar páginas no seu navegador de internet. Na parte inferior, há apenas o cursor de ligar ou desligar o mouse, além de um botão para ajustar a sincronização com o receptor ou o sinal Bluetooth.

As configurações desses botões são feitas por meio do Logitech Options, mas não espere muitas opções de personalização. Por meio do software, é possível apenas ajustar a sensibilidade do mouse, alternar os botões da esquerda ou direita do mouse (que, curiosamente, servem mais para quem costuma usar o mouse com a mão esquerda), suavizar o botão de rolagem ou inverter sua direção.

Essas são as personalizações que você pode fazer pelo Logitech Options (Foto: Reprodução/Filipe Salles)
Essas são as personalizações que você pode fazer pelo Logitech Options (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Mouse Logitech MX Vertical: Sensibilidade

Apesar de esse não ser um mouse gamer, o Logitech MX Vertical tem uma boa variação de sensibilidade, que vai de 400 a 4.000 DPI. Alguns dos melhores mouses gamers baratos, por exemplo, não chegam a esse nível de resolução.

Isso facilita bastante a vida de quem trabalha com programas de edição de imagem ou vídeo, por exemplo. Ele também serve para melhorar um pouco suas partidas em jogos como Fortnite e League of Legends, se o seu escritório virar uma sala de jogos depois do expediente.

Como mencionamos antes, esses ajustes podem ser feitos tanto pelo Logitech Options, quanto pelo botão na parte superior do mouse. Considerando que ele é um mouse básico para trabalho, cujo diferencial é a melhor ergonomia, esse é um fator extra que pesa bem na avaliação.

Mouse Logitech MX Vertical: Bateria

Diferente de notebooks e celulares, você não precisará carregar um mouse wireless todo dia. A autonomia oferecida pela bateria desses periféricos costuma ser alta. Tanto que não carregamos o Logitech MX Vertical uma vez sequer em nossos dois dias de teste. Não o colocamos para carregar nem mesmo quando ele chegou, inclusive.

A Logitech promete até quatro meses de uso com a bateria totalmente carregada, informando que apenas um minuto de carregamento já garante três horas. É possível acompanhar o nível de bateria do mouse Logitech MX Vertical por meio do Logitech Options.

No meu caso, que comecei a usar o mouse sem carregá-lo antes, o programa me informa que o nível de bateria do mouse continua bom. Ou seja, é bastante provável que serão raras as vezes nas quais precisará colocar o mouse para carregar.

Você pode ver o nível de bateria do mouse Logitech MX Vertical em qualquer tela do Logitech Options (Foto: Reprodução/Filipe Salles)
Você pode ver o nível de bateria do mouse Logitech MX Vertical em qualquer tela do Logitech Options (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Mouse Logitech MX Vertical: Custo-benefício

Como um mouse desenvolvido especialmente para oferecer ergonomia, tornando-o um pouco mais robusto que os convencionais, não podemos dizer que ele é um mouse barato, que basta apenas uma ida à loja de informática mais próxima em uma emergência. De acordo com pesquisa que fiz aqui no Zoom no dia 29/04, data de publicação do review, é possível encontrá-lo por preços entre R$ 540 e R$ 600.

Por outro lado, o investimento compensa, principalmente se usa o mouse para trabalho por muitas horas seguidas. É comum que algumas dores surjam após tanto tempo de uso, mas isso não aconteceu enquanto eu avaliava o mouse Logitech MX Vertical.

Se quer evitar desgaste do pulso ou foi recomendado um mouse ergonômico para evitar problemas físicos, então ele traz sim bom custo-benefício. Agora, se a sua prioridade é jogar ou conta com outros itens de proteção como pulseira ergonômica e um mouse pad com protetor, talvez um mouse convencional seja o suficiente. Ao mesmo tempo, unir os dois itens mencionados acima com o mouse Logitech MX Vertical vão diminuir consideravelmente o desgaste de mãos e pulso.

Produtos similares

O mouse Logitech MX Vertical é um dos melhores mouse ergonômicos do mercado, mas está longe de ser o único, assim como o mais barato. A seguir, vamos mostrar alguns produtos com proposta similar ao periférico da Logitech.

Mouse Vertical Delux M618GX

Uma opção menos custosa que o mouse Logitech MX Vertical, esse modelo da Delux também oferece uma proposta ergonômica. Porém, seu clique do mouse não é tão presente, exigindo maior precisão na hora de clicar em algo.

Por outro lado, ele traz seis botões programáveis, além de também ser wireless. Ainda assim, vale mencionar que o M618GX da Delux tem menos da metade da resolução do Logitech MX Vertical, permitindo sensibilidade máxima de 1.600DPI, contra 4.000DPI do rival.

Confira as ofertas do mouse vertical Delux M618GX!

Mouse vertical Multilaser MO284

Assim como o mouse anterior, esse modelo da Multilaser também é sem fio, mas se atém às funcionalidades básicas de um mouse vertical. Ou seja, oferecer ergonomia e um nível de definição mais próximo aos mouses convencionais, com apenas 1.600DPI.

Além disso, ele vem apenas com dois botões extras, que servem para avançar e retroceder em seu navegador. Ou seja, é uma proposta que oferece ergonomia e a funcionalidade, mas sem nenhum extra.

Confira as ofertas do mouse vertical Multilaser MO284!

Leia também no Zoom:

Mouse Logitech MX Vertical: Conclusão

Fechando nossa review sobre ou mouse ergonômico da Logitech, pudemos verificar que, mesmo sendo uma proposta incomum, o periférico é fácil de manusear e realmente causando menos desgaste durante muitas horas de uso. A sensibilidade pode ser aumentada, mas você ainda pode configurar para o nível que poderia ser melhor para você.

Por outro lado, seria interessante que os botões de retroceder e avançar fossem programáveis, permitindo que colocasse outras funções que melhor se adequam a realidade do usuário. No meu caso, por exemplo, foram raras as vezes onde retrocedi e avancei alguma página com os botões. Ainda assim, é importante dizer que todos os botões são facilmente alcançáveis, tornando a experiência com o mouse Logitech MX Vertical bastante tranquila e produtiva, merecendo a nota 9 em nosso review.