Logo Zoom
Logo Zoom

Se você já pesquisou por modelos de mouse para comprar nos últimos tempos, deve ter percebido que essa tarefa não é tão simples assim. Afinal, não basta mais escolher só a marca ou uma faixa de preço do produto, já que há muitas opções de modelos com formatos diferentes que atendem a específicos tipos de pegada de mouse. É claro que isso pode te deixar bem curioso sobre quais são as principais pegadas e qual delas é a ideal para o seu uso e conforto.

A gente pode te adiantar que cada uma tem o seu benefício, mesmo que nem todas sejam tão ergonômicas assim, mas vamos detalhar melhor cada uma das principais pegadas de mouse e quais modelos correspondem à elas logo abaixo!

Palm

A pegada de mouse conhecida como “Palm” é, sem dúvidas, a mais popular, já que também é a mais natural para a maioria das pessoas. Essa pegada é aquela em que você coloca toda a palma da mão em cima do mouse, deixando o polegar e o mindinho nas laterais dele, enquanto parte do braço fica apoiado na mesa.

Essa pegada é bem interessante tanto para quem trabalha o dia todo na frente do PC ou para quem gosta de jogar no tempo livre. Afinal, é possível fazer movimentos precisos e de forma mais relaxada desse jeito, garantindo que você não cansará o braço e que não sentirá dor após algumas horas com a mão no mouse.

A pegada de mouse Palm é uma das mais confortáveis, mas não a mais ágil (Foto: Razer)

Ela serve para praticamente qualquer tipo de trabalho ou jogo, mas é bom ter em mente que você terá uma movimentação vertical mais lenta, já que seu braço estará em repouso na maior parte do tempo. Os mouses perfeitos para esse tipo de pegada são largos, de peso médio e muitos costumam ter um descanso nas bordas ou mesmo material texturizado para garantir que o polegar e o mindinho fiquem confortáveis.

Um bom exemplo de mouse perfeito para pegada “Palm” é o modelo Logitech G502, que possui um tamanho grande o suficiente para envolver toda a palma, além de contar com descanso para os dedos que não estiverem por cima de seus botões.

Claw

A pegada de mouse “Claw” também é bem comum, mas pode não ser tão confortável dependendo do mouse que estiver usando. Nessa pegada, o usuário faz um tipo de garra com a mão por cima do mouse, deixando a palma mais levantada, enquanto os dedos ficam arqueados nos botões.

Com esse estilo, você pode ter uma movimentação mais precisa do punho, enquanto também tem uma resposta rápida dos dedos ao clicar os botões do mouse, mas é uma posição que cansa e desgasta o braço e a mão no longo prazo. Quem joga partidas de jogos competitivos que exigem uma precisão maior, pode se beneficiar dessa pegada, mas é bom não exagerar ou usar um mouse especial para isso.

O tipo de pegada Claw é bom para melhorar a precisão, mas pode incomodar a longo prazo (Foto: Razer)

O ideal é usar um mouse com a parte traseira levemente mais alta, de forma que sua palma fique bem encaixada, aumentando o conforto desta pegada. Um modelo interessante e muito recomendado para essa pegada é o Razer Viper Ultimate, que é leve e permite que você transite entre a pegada “Palm” e a “Claw” com facilidade, o que desgasta menos o seu pulso. É claro que se preferir, também pode conferir nossas dicas de mouses gamer mais baratos!

Fingertip

Já a pegada “Fingertip” pode ser uma das menos confortáveis para o uso do mouse a longo prazo, mas é como muitas pessoas estão acostumadas a usar o periférico. Neste estilo, o usuário fica com a maior parte da mão levantada, enquanto apenas as pontas dos dedos tocam nos botões do mouse.

O estilo Fingertip combina mais com um mouse pequeno e mais leve (Foto: Razer)

Essa pegada permite que você realize movimentos mais rápidos, só que eles são menos precisos e podem cansar a mão e o braço depois de pouco tempo. Por isso, esse estilo pode ser indicado para quem precisa trabalhar de maneira ágil, mas não para quem joga no PC, por exemplo. Os mouses usados com esse estilo de pegada tendem a ser menores, mais leves e sem muitos botões laterais, já que pode ser difícil de acessá-los.

Um mouse interessante para esse estilo de pegada é o Logitech Pebble, que é bem fino, leve. Um ótimo modelo sem fio, é bem barato e que pode ser levado para qualquer lugar com facilidade. Por isso, se torna perfeito para quem precisa levar seu notebook na mochila e gosta de ter os acessórios por perto a todo momento.

Vertical

Uma pegada ainda pouco disseminada e com poucos modelos disponíveis no mercado é a do mouse vertical, que essencialmente deixa quatro dedos de um lado e o polegar do outro, como se estivesse segurando uma garrafa de água, por exemplo. Esse estilo deixa o seu pulso em uma posição vertical mais natural e que não pressiona a musculatura da região, diminuindo a fadiga e possíveis problemas como síndrome do túnel do carpo.

A pegada de mouse Vertical é bem diferente, mas perfeita para quem busca ergonomia (Foto: Mosaico)

Esse tipo de mouse é muito recomendado para quem precisa passar horas na frente do computador diariamente e tem sido usado por alguns profissionais em áreas criativas ou por atletas de eSports, por exemplo. Como essa é a pegada mais diferente, sua adoção no resto dos usuários de PC ainda é relativamente baixa, até porque ela pode causar estranheza à primeira vista ou um certa dificuldade de adaptação.

Os modelos atuais também costumam ser bem grandes e não tão atrativos visualmente, mas é uma opção interessante para quem procura uma opção mais ergonômica. O Logitech MX Vertical é um modelo bem popular e acessível para quem quiser experimentar essa pegada pela primeira vez.