Zoom indica em Notebook

Amplie o espaço do seu netbook com a internet na nuvem

Você precisa de mais espaço no HD. O que fazer?

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Uma das grandes desvantagens de se ter um netbook é seu armazenamento limitado. A própria configuração do computador é destinada justamente para não armazenar uma grande quantidade de dados. É muito fácil estourar rapidamente o espaço em disco com arquivos grandes. Coleções de vídeos e músicas são bons exemplos.

Quando isso acontece, o que fazer? Muita gente não sabe que é possível realizar o armazenamento na Internet dos seus arquivos com segurança e praticidade, é o armazenamento em nuvem.

Quando você estoura o limite do HD do netbook, é possível utilizar serviços gratuitos de hospedagem de arquivos na Internet. E, além de hospedar, por que não compartilhar planilhas de Excel e textos do Word com colegas de trabalho, aumentando a produtividade? Além disso, você poderá acessar os dados de outros dispositivos, como smartphones, tablets ou notebooks.

Se você decidir armazenar planilhas de Excel, textos de Word e apresentações de PowerPoint, é possível também editá-los na própria Internet, sem a necessidade de abrir os programas na sua máquina. Tudo é feito no navegador da web. Você inclusive salva os arquivos no próprio ambiente online, ou seja, no armazenamento em nuvem. É útil para aqueles momentos em que você está trabalhando em casa e planeja continuar o trabalho no escritório, no dia seguinte. Basta jogar o arquivo na "nuvem" e continuar mais tarde.

Netbook com armazenamento na nuvemMas se quiser apenas transferir fotos, músicas e vídeos (ou qualquer outro tipo de arquivo) para acessá-los a partir de qualquer computador, também é possível.

A hospedagem, alteração e manipulação de arquivos na rede fazem parte de um conceito interessante que recebe o nome de computação em nuvem, também conhecido pelo nome em inglês, Cloud Computing. A nuvem, nesse caso, representa a Internet, o espaço onde tudo acontece. A vantagem de se usar serviços de computação em nuvem é que você pode acessar/guardar arquivos, além de editar seus documentos de qualquer computador em qualquer lugar do mundo, bastando apenas que você tenha acesso à internet. E você pode proteger tudo com uma senha pessoal. A grande desvantagem é que este tipo de serviço requer Internet banda larga.

Conheça dois dos melhores serviços de Cloud Computing, suas vantagens e desvantagens:

- Google Drive – Este serviço de Cloud Computing do Google é voltado para produtividade no trabalho, já que ele facilita o acesso e edição de documentos de Word, PowerPoint e Excel na própria Internet. Se você tem uma conta de e-mail Gmail, pode fazer parte do serviço de maneira simples e rápida. Você pode transferir seus documentos para o site e editá-los em uma interface bem intuitiva. Se quiser salvar uma cópia no computador onde está trabalhando, também é possível. Você pode compartilhar seus arquivos com colegas de trabalho, por exemplo, convidando-os para editar seus documentos mediante uma senha. Por outro lado, se quiser apenas transferir seus arquivos para guardá-los na rede, também é possível. O Google Docs oferece gratuitamente 1 GB de espaço, mas cobra uma taxa para armazenamento adicional.

- Windows Live Skydrive – O serviço da Microsoft é bem parecido com o Google Docs, mas é mais voltado para armazenamento de arquivos de todos os tipos. Assim como o Google Docs, você edita, salva e compartilha documentos do Office. Mas o espaço para guardar arquivos é cinco vezes maior: 5 GB. Se você já tem MSN, por exemplo, é facílimo entrar ao clicar no serviço Skydrive no topo da página da caixa de entrada de seu Hotmail. Uma grande desvantagem Cloud Computing do Skydrive é sua dificuldade de proteção dos arquivos mediante senha, já que a interface é um pouco confusa.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook