Logo Buscapé
Logo Buscapé

O MacBook M1 é a primeira versão do notebook da Apple equipado com o chip fabricado em arquitetura ARM pela própria Maçã. Lançado em 2020, o computador pode ser encontrado nas versões Air ou Pro, com diferenças em construção e conjunto de hardware. Por entregar, ao mesmo tempo, excelente desempenho e eficiência energética, essa máquina costuma figurar entre não só os melhores MacBooks, como também os melhores notebooks do mercado.

Aqui no Brasil, o MacBook M1 está disponível nas principais lojas do país em diferentes configurações, inclusive em edições com chips ainda mais fortes: os M1 Pro e M1 Max. Para ajudar você a encontrar o modelo ideal, listamos, nas linhas a seguir, todas as versões do computador portátil oferecidas pela Apple. Além disso, ensinamos como escolher o melhor MacBook para o seu perfil.

MacBook Air vs Pro: o que muda?

MacBooks com chip M1 têm diferenças sutis do lado de fora. (Foto: Shutterstock)

Apesar dos MacBooks Air e Pro serem equipados com o chip Apple M1, o processador tem uma diferença importante, dependendo do modelo escolhido. No MacBook Air, o M1 conta com oito núcleos de CPU — responsáveis por processar as tarefas gerais — e sete núcleos de GPU — que cuidam do desempenho gráfico. Já o MacBook Pro tem os mesmos oito núcleos de CPU e oito núcleos na GPU em vez de sete.

Esse núcleo a mais no chip gráfico ajuda a garantir mais desempenho na hora de realizar tarefas muito pesadas que envolvem renderização ou modelos em 3D, como edição de vídeo e até mesmo jogos. Os MacBooks Pro ainda podem ser equipados com chips M1 Pro e M1 Max, que são muito mais poderosos do que a versão tradicional do chip.

A Apple também tem em seu catálogo o chip M1 Ultra, conhecido como um dos processadores mais poderoso do mundo, mas esse componente está disponível apenas no Mac Studio.

Também vale mencionar que as versões Air e Pro têm algumas diferenças no desempenho causadas pelo sistema de resfriamento. Como o MacBook Air M1 não conta com ventoinhas, o chip é um pouco mais limitado do que na versão voltada para profissionais. Para saber mais diferenças entre as edições dos computadores da Apple, leia nosso comparativo entre os MacBooks Air e Pro com chip M1.

Na nossa página de conteúdo, você ainda encontra artigos sobre notebooks e até mesmo guias de compras para escolher o melhor computador.

Como escolhemos o melhor MacBook M1

MacBooks Air e Pro M1 oferecem bom desempenho e ótima autonomia de bateria. Foto: Shutterstock)

Como falamos anteriormente, o MacBook M1 é um dos melhores MacBooks disponíveis hoje. Entretanto, existem diferentes versões do notebook no mercado. Há, por exemplo, as edições Air e Pro, sendo que cada uma delas vem com quantidades diferentes de memória RAM — 8GB ou 16GB — e armazenamento interno — de 256GB até 1TB.

O grande trunfo do chip M1 é sua construção em arquitetura ARM de cinco nanômetros. Essa tecnologia permite ao processador entregar alto desempenho, enquanto mantém excelente autonomia de bateria e temperatura baixa. Ou seja, você pode realizar tarefas pesadas, como edição de vídeo, e ainda ter bateria no final do dia para continuar usando o MacBook por mais algumas horas. Segundo a Apple, é possível navegar na internet por até 17 horas com apenas uma carga completa.

É importante mencionar que computadores Apple têm pros e contras. Apesar dos MacBooks terem bastante desempenho, o sistema operacional macOS costuma ter limitações relacionadas à compatibilidade com certos aplicativos e jogos.

Para escolher o melhor MacBook M1, nós consideramos o custo de cada versão e a versão do chip M1, assim como a oferta de armazenamento e RAM. Além disso, levamos em conta o tamanho da tela e a quantidade de recursos extras que acompanham o notebook. Confira, a seguir, todos os modelos do MacBook M1.

MacBook Air M1 8GB de 13 polegadas (8GB de RAM + 256GB de SSD)

A versão mais básica do MacBook Air M1 é a opção com melhor custo-benefício da lista. Mesmo tendo só 8GB de memória RAM, esse modelo entrega excelente desempenho, pois é equipado com o chip ARM da Apple. Se você busca um notebook para trabalhar, mas não quer gastar muito dinheiro, essa é a opção ideal para você, mesmo que seja impossível dizer que existe MacBook barato.

Vale citar que esse MacBook é compacto e muito fino — ideal para transportar em qualquer bolsa ou mochila. Além disso, por ser construído em alumínio, ele é durável, leve e não esquenta como os notebooks convencionais equipados com processadores da Intel ou AMD, mesmo durante tarefas mais exigentes.

Os únicos pontos criticáveis desse MacBook Air M1 de 8GB de RAM é a presença de somente duas portas USB-C e o armazenamento interno de apenas 256GB. Pela quantidade limitada de espaço, é provável que você tenha que depender de discos externos, pendrives ou serviços de nuvem para salvar arquivos mais pesados. Contudo, se isso não for um problema para você, esse notebook é uma opção bastante interessante.

Para saber mais sobre o modelo, confira nosso review completo do MacBook Air M1.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Modelo com preço mais acessível;
  • Tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,29kg;

MacBook Pro M1 8GB de 13” (8GB de RAM + 265GB de SSD)

Se você usa o notebook profissionalmente e precisa de um pouco mais de desempenho, mas ainda não quer gastar muito, a Apple oferece o MacBook Pro M1 de 13 polegadas. Com 8GB de RAM, esse modelo vai se sair muito bem até mesmo nas tarefas mais exigentes, como edição de vídeo e programação de aplicativos.

A principal diferença entre os modelos Pro e Air é a presença de ventoinhas para controlar a temperatura do chip M1. Como a versão Pro tem mais ventilação, o processador consegue operar em frequências mais altas, resultando em mais desempenho e autonomia de bateria no dia a dia. Entretanto, isso significa que essa edição tende a fazer um pouco mais de barulho.

Por ser o modelo mais básico, com apenas 256GB de SSD, esse MacBook Pro também enfrenta pode enfrentar dificuldades na hora de guardar arquivos mais pesados.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 com desempenho melhor;
  • Tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,4kg.

MacBook Air M1 8GB de 13” (8GB de RAM + 512GB de SSD)

Esse MacBook Air é quase idêntico ao modelo mais básico da linha. Porém, o armazenamento interno é maior, sendo 512GB em vez de apenas 256GB. Para quem precisa de mais espaço no computador para armazenar arquivos grandes, mas não precisa do desempenho de um MacBook Pro, essa é a opção ideal.

De resto, esse modelo do MacBook Air tem as mesmas especificações técnicas e construção da edição mais básica, incluindo a carcaça de alumínio, peso de 1,29kg e tela Retina de 13 polegadas, com resolução de 2560 x 1600 pixels.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Modelo com mais armazenamento interno;
  • Tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,29kg.

MacBook Pro M1 de 13” (8GB de RAM + 512GB de SSD)

Para quem precisa de mais espaço interno, mas ainda quer um MacBook para uso profissional, a Apple oferece o MacBook Pro M1 de 13 polegadas com 512GB de SSD. Assim como acontece na versão Air, esse computador tem configurações quase idênticas ao modelo mais barato, com exceção do disco usado para guardar os arquivos.

A maior vantagem de investir no MacBook Pro é ter o chip M1 com desempenho destravado e com um núcleo a mais de GPU para processamento gráfico. Além disso, a edição para profissionais tem autonomia de bateria maior, ideal para quem passa mais tempo fora de casa ou longe de tomadas.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 com desempenho melhor;
  • Tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,4kg.

MacBook Pro M1 de 14” (16GB de RAM + 512GB de SSD)

O MacBook Pro M1 também está disponível em um modelo com tela de 14 polegadas que, além da tela maior, é equipado com 16GB de memória RAM e armazenamento de 512GB em SSD. Esse MacBook também conta com o processador M1 Pro — versão mais poderosa do chip, com oito núcleos de CPU e 14 núcleos de GPU.

Ideal para profissionais que trabalham com aplicativos extremamente exigentes, esse computador oferece desempenho de sobra em modelagem 3D, programação e design. O MacBook Pro com M1 Pro também acompanha webcam com resolução Full HD (1080p) e tela Liquid Retina XDR de altíssima resolução.

Em relação ao MacBook Pro M1 tradicional, essa versão com o chip M1 Pro ainda tem mais entradas USB-C, leitor de cartão SD e porta MagSafe com encaixe magnético para o cabo do carregador.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 Pro de alto desempenho;
  • Tela de 14 polegadas com resolução de 3024 x 1964 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,6kg;

MacBook Air M1 de 13” (16GB de RAM + 1TB de SSD)

Voltando aos MacBook Air com chip M1 tradicional, a Apple oferece nesse MacBook Air 16GB de memória RAM e 1TB de SSD para armazenar uma quantidade gigante de arquivos sem se preocupar com o espaço disponível no computador.

Apesar de ter muita memória RAM e muito armazenamento, o chip M1 desse MacBook Air continua sendo limitado, com apenas oito núcleos de CPU e sete núcleos de GPU. Por isso, para quem tem condição financeira de investir em um computador desse nível, pode valer mais a pena comprar um modelo Pro com mais desempenho e um pouco menos de SSD.

Mesmo tendo um núcleo a menos de GPU, o processador M1 torna esse modelo um dos melhores MacBook Air do mercado.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Modelo Air com maior armazenamento interno e memória RAM;
  • Tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,29kg.

MacBook Pro M1 de 14” (16GB de RAM + 1TB de SSD)

O MacBook Pro M1 de 14 polegadas também tem uma versão com chip M1 Pro ainda mais forte. Nesse modelo, o processador conta com 10 núcleos de CPU e 16 núcleos de GPU para entregar muito desempenho em qualquer tarefa. Inclusive, essa edição é recomendada somente para profissionais muito exigentes que precisam de uma máquina fortíssima para trabalhar com animações e gráficos pesados.

Outro ponto que chama atenção é a melhor conectividade. Com três portas USB-C, leitor de cartão SD e porta MagSafe com encaixe magnético, não vão faltar opções para ligar gadgets e outros periféricos de uso geral.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 Pro de alto desempenho;
  • Tela de 14 polegadas com resolução de 3024 x 1964 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa apenas 1,6kg.

MacBook Pro M1 de 16” (16GB de RAM + 512GB de SSD)

Para quem busca o melhor MacBook Pro M1 de todos, a Apple oferece a versão com tela de 16 polegadas e processador M1 Pro. Nesse modelo, o chip construído em ARM conta com 10 núcleos de CPU e 16 núcleos de GPU, assim como a edição listada logo acima. Seu maior diferencial é o tamanho do display, que é bem maior.

No quesito desempenho, esse MacBook Pro M1 entrega performance surpreendente em qualquer tarefa. Por isso, o maior motivo para adquiri-lo é para aproveitar a tela maior. Inclusive, o display utiliza tecnologia Liquid Retina XDR de altíssima resolução. Devido ao tamanho maior, esse modelo também tem mais autonomia de bateria, podendo ficar até 21 horas ligado.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 Pro de alto desempenho;
  • Tela de 16 polegadas com resolução de 3024 x 1964 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa 2,1kg.

MacBook Pro M1 de 16” (16GB de RAM + 1TB de SSD)

O melhor MacBook Pro de todos é a versão de 16 polegadas com chip M1 Pro, 16GB de memória RAM e 1TB de SSD. Assim como o modelo citado logo acima, há desempenho de sobra para realizar até as atividades mais exigentes sem qualquer problema. O maior bônus aqui é o armazenamento interno que permite guardar uma grande quantidade de arquivos.

Por ser o MacBook M1 16GB mais forte, ele também é o mais caro e pode ser inacessível para a maior parte dos consumidores. Se mesmo assim você quer comprar um notebook desse nível, pode valer a pena buscar um MacBook usado.

Por que esse MacBook M1 é uma boa opção?

  • Chip M1 Pro de alto desempenho;
  • Tela de 16 polegadas com resolução de 3024 x 1964 pixels (maior que Full HD e menor que 4K);
  • Pesa 2,1kg.

Aproveite o Cashback Buscapé!

Você sabia que comprando seu MacBook M1 pelo Buscapé é possível conseguir parte do dinheiro de volta? Com o Cashback Buscapé, uma porcentagem do preço do produto volta para a sua carteira digital em alguns dias após a compra. Para saber como usar, leia nosso artigo completo sobre a ferramenta.

Você também pode assistir ao vídeo abaixo para conhecer o Cashback Buscapé:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!