Logo Buscapé
Logo Buscapé

A tecnologia de carregamento sem fio está ficando cada vez mais popular em vários dispositivos, e a Apple pretende expandir isso para os seus MacBooks, conforme mostram duas patentes registradas pela empresa. A ideia é eles possam fornecer carga para outros dispositivos da empresa como os iPhones, Apple Watch e AirPods via carregamento reverso por indução.

É válido lembrar que, no lançamento dos iPhones 12, a empresa introduziu a tecnologia MagSafe, um anel de ímãs que fica na parte traseira dos aparelhos. Com eles, os celulares carregam sem fio e ainda possuem compatibilidade com outros acessórios que podem ser conectados via magnetismo.

Ilustração de como funcionaria o carreamento reverso no MacBook (Foto: Divulgação/Patently Apple)

A patente principal mostra que a ideia da empresa é colocar várias bobinas de carregamento por indução na própria carcaça do MacBook, sendo que cada uma delas seria responsável por carregar um dispositivo diferente. Dessa forma, o usuário pode carregar o seu Apple Watch e AirPods Pro, por exemplo, bastando colocar os dispositivos em cima do MacBook nos pontos específicos.

Essas patentes já foram registradas há alguns anos, mas recentemente receberam mais de 40 novas reivindicações, mostrando que a empresa ainda não desistiu da ideia. Uma segunda patente também mostra que a empresa planeja criar capas para os iPhones e Earpods que terão uma bateria extra e alimentarão os dispositivos por carregamento sem fio.

Os iPhones 12 estrearam a estratégia de virem sem carregador na caixa, então pode ser que a empresa esteja pensando em estratégias de marketing para dar aos usuários mais possibilidades de ficarem "longe" dos carregadores por mais tempo, seja com as capas de bateria extra ou mesmo usando o MacBook como "doador" de carga.  

É válido ressaltar que o registro da patente não significa que a tecnologia será implementada nos MacBooks. A empresa pode encontrar obstáculos que inviabilizam a implementação do recurso. Um exemplo disso é o chassi dos MacBooks é feito de alumínio, material que impede esse tipo de indução, então a gigante da tecnologia teria que investir em outra matéria-prima para a carcaça dos seus aparelhos.

Com informações de: Patentlyapple




especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!