ZenBook 14 de 2020 é bom? Confira a análise do novo notebook da Asus

Lançamento da fabricante conta com recursos inéditos, além de Intel Core i7 de 10ª geração

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O ZenBook 14 (UX434FAC) é o novo notebook premium da Asus. O dispositivo faz parte de uma linha de laptops que oferece tela com bordas finas e design compacto para facilitar o transporte. Além disso, a presença do processador Intel Core i7 de 10ª geração e do armazenamento em SSD promete aumentar ainda mais o desempenho geral do aparelho.

Por se tratar de um produto novo no mercado, nós aqui do Zoom avaliamos o modelo UX434FAC, que foi lançado no Brasil no dia 14 de abril de 2020, pensando em tirar suas dúvidas sobre os novos recursos oferecidos pela marca. Confira, a seguir, se o notebook vale a pena para você.

Leia também: Dell XPS 13 vale a pena? Veja análise do notebook premium

ZenBook 14 de 2020 traz segunda tela no touchpad. (Foto: Divulgação/Asus)
ZenBook 14 de 2020 traz segunda tela no touchpad. (Foto: Divulgação/Asus)

Design

Notebook compacto, fino e leve

Notebook possui dobradiças que aumentam inclinação da tela (Foto: Divulgação/Asus)
Notebook possui dobradiças que aumentam inclinação da tela (Foto: Divulgação/Asus)

De acordo com o anúncio da Asus, o novo ZenBook 14 possui o design mais compacto de todos os tempos. Vendido nas cores prata-metálico e azul escuro, o notebook foi desenvolvido para os usuários que precisam carregar o aparelho para todo o canto, já que pesa apenas 1,26 quilos e possui dimensões de 31,9 cm X 19,9 cm X 1,69 cm (LxPxA).

Além disso, o dispositivo possui dobradiças que aumentam a inclinação da tela do notebook. Esse recurso pode facilitar ao utilizar o teclado, além de aumentar a refrigeração e o áudio do aparelho. A Asus também informa que o teclado é retroiluminado.

Tela

14 polegadas com resolução Full HD

Ainda sobre o design, só que falando da tela, o novo ZenBook possui bordas finas de menos de 3 mm e display em LED de 14 polegadas, que conta com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Seu display foi projetado com o conceito NanoEdge, ou seja, quase não possui bordas, o que faz com que a tela ocupe 92% do espaço e ofereça uma exibição mais imersiva. Essa característica garante um campo de visão para o usuário de até 178 graus.

Hardware

O notebook é equipado com processador Intel Core i7 de 10ª geração

ZenBook 14 chega com 8 GB de memória RAM (Foto: Divulgação/Asus)
ZenBook 14 chega com 8 GB de memória RAM (Foto: Divulgação/Asus)

Um dos pontos mais importantes do novo notebook da Asus é a promessa de alto desempenho. De acordo com o anúncio da fabricante, o novo ZenBook 14 chega com o que é mais atual em relação ao processador, um Intel Core i7 de 10ª geração. Com ele, o usuário é capaz de executar tarefas com agilidade e também rodar programas pesados sem travamentos.

Além disso, o dispositivo conta com 8 GB de memória RAM, que, em conjunto com o Intel Core, oferece velocidade em multitarefas. Para os usuários mais exigentes, a Asus oferece suporte para quem deseja aumentar a memória do dispositivo com mais um pente. Entretanto, por não ser um notebook voltado ao público gamer, o novo ZenBook não chega com placa de vídeo dedicada.

Armazenamento

SSD de 256 GB para maior agilidade

Já nesse tópico, o lançamento da Asus não oferece armazenamento pelo HD tradicional, mas sim por um SSD de 256 GB. Com isso, as tarefas do notebook serão executadas muito mais rapidamente, aumentando a agilidade do sistema como um todo. Assim como na memória RAM, a Asus também incluiu um slot extra para SSD, caso o usuário decida por expandir o armazenamento.

Bateria

Fabricante promete autonomia para até 14 horas

Com o propósito de ser o mais portátil possível, a bateria do novo ZenBook promete autonomia para um dia todo de trabalho, para reuniões prolongadas e até para viagens. O dispositivo possui bateria de 50Wh que, segundo o site oficial, garante até 14 horas de uso.

Entretanto, vale lembrar que esse número pode variar dependendo do tipo de uso e da potência exigida do dispositivo.

Recursos extras

Uma tela secundária é o principal recurso extra oferecido pela Asus

ScreenPad 2.0 é a novidade da Asus para este lançamento (Foto: Divulgação/Asus)
ScreenPad 2.0 é a novidade da Asus para este lançamento (Foto: Divulgação/Asus)

Na questão dos recursos oferecidos pela marca, a presença do ScreenPad é a principal novidade. Segundo a Asus, o recurso adiciona uma segunda tela interativa e sensível ao toque de 5,6 polegadas que promete aumentar a produtividade do usuário. Com características semelhantes a um smartphone, é possível usar como uma extensão da tela principal e até mesmo utilizar aplicativos em segundo plano.

Outro recurso adicionado pela fabricante é na questão da conectividade. A Asus equipou seu novo ZenBook com o chamado Wi-Fi 6 que garante conexões de internet mais rápidas para fazer o download e upload de arquivos grandes, jogos online e vídeo chamadas sem travamentos.

Custo-benefício

O preço pode desanimar...

Por se tratar de um lançamento recente no mercado de notebooks, o preço do novo ZenBook 14 no Brasil chegou alto. O dispositivo está à venda no site oficial da marca por R$ 7.649 e isso pode desanimar o consumidor na hora da compra. A justificativa para esse alto valor se deve pela presença do Intel Core i7 de 10ª geração e pelo recurso extra do ScreenPad, que aumentam os custos de produção.

Conclusão

Com preço alto, notebook é recomendado para usuários que gostam de inovações

O novo ZenBook 14 da Asus é bastante inovador com a segunda tela no touchpad, no entanto ainda é um luxo para a maioria dos usuários. É possível comprar um notebook com performance bastante superior por um preço menor. Caso você seja um usuário que faça questão do recurso exclusivo do laptop e tem dinheiro para investir, a ficha técnica atualizada não deve deixar você na mão.

Ficha técnica completa do Asus ZenBook 14 (UX434FAC):

  • Tamanho da tela: LED de 14 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Processador: Intel Core i7 10510U
  • Velocidade do processador: 1,8 GHz até 4,9 GHz
  • Núcleos do processador: 4 núcleos
  • Memória RAM: 8 GB DDR3
  • Armazenamento: SSD de 256 GB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics (integrada)
  • Bateria: 3 células/ 50Wh
  • Portas USB: 1x USB 2.0, 1x USB-C, 1x USB 3.0
  • Portas de vídeo: HDMI
  • Portas de áudio: Áudio combo (f0ne + microfone)
  • Portas de rede: RJ-45 Ethernet
  • Entrada para cartão SD: Sim
  • Conexões sem fio: Bluetooth e Wi-Fi
  • Teclado retroiluminado: SimTela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 31,9 cm X 19,9 cm X 1,69 cm
  • Peso: 1,26 kg
  • Sistema operacional: Windows 10

Confira as ofertas para o novo ZenBook 14 e modelos antigos da linha:

Confira e se inscreva no nosso canal no YouTube!

Leia também: