Asus ZenBook 14 é bom? Veja análise do notebook, ficha técnica e preço

Laptop tem desempenho avançado com foco em produtividade

Asus ZenBook 14 é bom? Veja análise do notebook, ficha técnica e preço
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O ZenBook 14 é uma linha de notebooks que possui mais de uma opção de configuração de hardware e aparência. Esse equipamento premium da Asus traz recursos interessantes e conta com forte apelo visual. Suas características e performance prometem agradar ao público mais exigente.

O preço é salgado, mas será que compensa? Nessa análise, nós aqui do Zoom avaliamos o modelo UX433FA com processador Intel Core i7 de oitava geração. Confira, a seguir, se o notebook vale a pena.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Tela de 14 polegadas em um corpo menor e mais fino

Teclado numérico é projetado no touchpad (Foto: Divulgação/Asus)
Teclado numérico é projetado no touchpad (Foto: Divulgação/Asus)

O design do ZenBook 14 é um dos mais bonitos do mercado atualmente. Esse notebook traz duas opções de cores: Icicle Silver (prata) e Royal Blue (azul) com detalhes em Rose Gold.

Seu display foi projetado com o conceito NanoEdge, ou seja, quase não possui bordas, o que faz com que a tela ocupe 92% do espaço e ofereça uma exibição mais imersiva. É leve, ultrafino, compacto e suas dimensões são semelhantes a uma folha A4. Pesa pouco mais de 1 quilo e pode ser transportado em uma bolsa ou mochila tranquilamente.

O acabamento é de qualidade, com textura em metal e touchpad em vidro. Suas dobradiças ErgoLift tornam a estrutura do equipamento flexível. Com isso, sua tampa com borrachas na superfície serve de suporte quando o laptop é aberto, o que proporciona melhor posição de digitação, com uma leve inclinação de 3 graus. Esse recurso otimiza o funcionamento do sistema de refrigeração e áudio, como também oferece melhor ângulo de tela com uma abertura de 141 graus.

Essa série apresenta tamanho 13% menor do que a geração anterior (UX430) da marca. Seu teclado padrão ABNT tem retroiluminação, o que é ideal para trabalhar em ambientes com pouca luz. Além disso, o computador projeta um teclado numérico no touchpad, o que é bem interessante para quem vai trabalhar com cálculos e planilhas. Com um bom espaço entre as teclas proporciona uma digitação confortável e ergonômica.

Design ultrafino e acabamento em metal com detalhes Rose Gold (Foto: Divulgação/Asus)
Design ultrafino e acabamento em metal com detalhes Rose Gold (Foto: Divulgação/Asus)

ZenBook 14 tem tela IPS com resolução Full HD

Aqui temos uma tela IPS com ângulo de visão de 178 graus e resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. Há duas versões de display para essa linha, uma com brilho e outra antirreflexiva. A primeira opção pode incomodar quem não está muito acostumado com os reflexos dos visores mais brilhantes. No entanto, uma película fosca antireflexo pode ser a solução para esse caso.

A tela é de vidro, mas não é sensível ao toque em nenhum modelo, o que pode ser um ponto negativo para um notebook de preço tão elevado.

Apresenta excelente resolução de imagem, reproduz cores com alto grau de fidelidade e cobre 100% da gama de sRGB. Com ótimo nível de brilho e contraste, é recomendado para assistir a conteúdos em streaming, pois oferece uma exibição de altíssima qualidade.

Hardware do ZenBook 14 conta com processador Intel Core i7 de 8ª geração

Com processador Intel Core i7 8565U de oitava geração, esse notebook opera com muita agilidade e pode trabalhar com diversas abas abertas ao mesmo tempo, sem travamentos.

Seu hardware dispõe de uma configuração avançada e funciona com memória SSD, que é mais rápida do que o HD convencional.

Você pode encontrar modelos com opção de memória RAM de 8 GB ou 16 GB, porém, pelo fato de sua memória ser soldada, não há como realizar um upgrade por aqui. Apenas a capacidade de armazenamento pode ser expandida.

É um equipamento desenvolvido para quem trabalha com aplicativos de escritório e precisa ter seu instrumento de ofício sempre à mão, em qualquer lugar. Oferece um excelente desempenho ao realizar as tarefas do dia a dia e executa com desenvoltura até mesmo alguns softwares um pouco mais exigentes.

Ele Responde bem ao trabalhar com editores de imagem, como Photoshop e Lightroom, por exemplo. Também edita vídeos em resolução HD com facilidade. No entanto, vídeos com definição 4K podem sofrer, principalmente na hora de renderizar, mas vale lembrar que apesar de editar alguns conteúdos mais pesados, essa não é a finalidade do ZenBook.

ZenBook 14 possui bateria de longa duração. Foto: (Divulgação/Asus)
ZenBook 14 possui bateria de longa duração. Foto: (Divulgação/Asus)

Esse equipamento também pode rodar games mais leves. Mas por sua placa de vídeo ser integrada, não é o mais indicado para esse tipo de público, que deve procurar por laptops com placa dedicada. Por ser um notebook de produtividade, a inicialização e carregamento de aplicativos são rápidos. Segundo a Asus, sua bateria pode segurar a carga por até 13 horas em condições de uso leve.

Áudio do ZenBook 14

O som é um dos grandes destaques do UX433FA. Seu áudio, certificado pela Harman Kardon, tem uma qualidade incrível. Com graves e agudos de qualidade, impressiona pelo grau de nitidez. Embora a saída de som esteja situada na parte de inferior do aparelho, isso não compromete sua performance.

Recursos do ZenBook 14

O ZenBook 14 incorporou no alto da tela, uma câmera 3D HD com infravermelho, entretanto a qualidade da imagem desse dispositivo com resolução de somente 1.0 megapixel não é uma das melhores.

Em termos de conectividade, el conta com uma entrada HDMI e três portas USB, uma delas tipo C, que oferece mais velocidade de transmissão e carregamento. No entanto, nenhuma tem tecnologia Thunderbolt. É bom se atentar que esse aparelho não carrega via USB-C, apenas pela entrada DC. Também não possui leitor de CD e DVD.

Ele apresenta entrada combinada para fone de ouvido e microfone, leitor de cartão microSD e dispõe das conexões Bluetooth 5.0 e Wi-Fi dual-band. Traz suporte a Amazon Alexa para realizar pesquisas e consultar informações por comando de voz.

Conclusão: o ZenBook 14 vale a pena?

O ZenBook tem um visual moderno e elegante, oferece velocidade de trabalho nas tarefas diárias, como execução de aplicativos de escritório e navegação com várias abas abertas simultaneamente.

Outro destaque é sua tela de qualidade, que é perfeita para quem gosta de assistir a conteúdos em streaming, além disso, conta com bateria de longa duração, que é um detalhe importante para quem faz muitas viagens a trabalho.

É leve, silencioso e compacto, características que se encaixam bem à necessidade de portabilidade. É um notebook que atende perfeitamente sua proposta de produtividade.

Ideal para quem precisa de um equipamento para levar ao escritório e possui uma rotina de trabalho intenso. Contudo, nessa faixa de preço, outras opções com configuração similar ou um pouco mais avançada, podem ser uma boa alternativa, como os modelos Samsung S50, Dell XPS 9380 e o Macbook Pro Apple MV912.

Ficha técnica do Asus Zenbook 14:

  • Tela: 14 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Processador: Intel Core i7 8565U de oitava geração, 1.8 GHz (com Turbo Boost até 4.6 GHz) e cache de 8 MB
  • Memória RAM: 8GB / 16GB
  • Armazenamento: SSD 512 GB / 256 GB / 2048 GB
  • Placa de vídeo: Integrada / Intel UHD Graphics 620
  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Conectividade sem fio: Wi-Fi 802.11 ac e Bluetooth 5.0
  • Interfaces: 1x USB-C 3.1, 1x USB-A 3.1, 1x USB 2.0, 1x HDMI, entrada DC, conector combinado fone/ microfone e leitor MicroSD
  • Bateria: 3 células / 4480 mAh
  • Dimensões (AxLxP): 1,59 x 31,9 x 19,9 cm
  • Peso: 1,19 kg

Compare ofertas do ZenBook 14:

Leia também: