Entenda antes de comprar em Notebook

Bateria de Notebook: quando trocar?

A peça não dura para sempre! Veja quando é hora de substituir.

quando trocar a bateria de notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A evolução da tecnologia, ao longo dos anos, mudou a computação. Todas essas mudanças, no entanto, também trouxeram algumas questões, como qual o prazo da bateria de notebook. Diferente dos computadores desktop, essas máquinas precisam de energia para funcionarem fora das tomadas e as baterias não duram para sempre. Quem usa notebook sabe que, em determinado momento, ela já não mantém a carga com a mesma competência.

Mas qual é a hora certa de trocar? Toda bateria tem uma duração de uso e, quando chega esse tempo, ela naturalmente não terá mais o desempenho de quando era nova. Nesse momento, é preciso buscar outra, para ter novamente um desempenho de qualidade. Neste artigo, você entenderá mais sobre o assunto e vai conhecer as melhores alternativas de bateria do mercado!

Desvendando o mito: as baterias não viciam

Quantas vezes você já ouviu ou, até mesmo, acreditou que a bateria do seu notebook estava "viciada"? Maus hábitos de carga podem até prejudicá-la, mas essa não é a questão. Carregar várias vezes não fará com que ela precise de cada vez mais tempo na tomada. Essa demanda maior por carga acontece, mas é algo totalmente natural e que está relacionado à vida útil dela.

Bateria viciada

Toda bateria tem um tempo de uso no qual ela vai funcionar normalmente. Após isso, gradativamente, ela perderá a sua capacidade de reter a carga. A partir daí, seu tempo de uso vai diminuir, ficando abaixo do que ela geralmente suportava quando o computador era novo. De forma geral, as baterias podem durar de 3 a 5 anos no máximo de sua capacidade.

A vida útil varia bastante e está relacionada, principalmente, com o notebook para qual ela é usada. Alguns consomem mais, outros menos. Esse tipo de informação é importante de ser checada quando você compra um computador ou uma bateria nova.

Troca da bateria: o momento certo de buscar uma nova

É fundamental saber a hora certa de trocar a bateria de notebook. Isso vai garantir que o uso do equipamento seja o melhor possível, sem que ele atrapalhe o seu desempenho. Por mais que a substituição gere um custo, entenda isso como um investimento e uma forma de preservar seu bem.

Nem sempre uma bateria ruim gera apenas dificuldades de uso. Dependendo do problema em questão, ela pode, até mesmo, prejudicar o seu computador. Já imaginou o tamanho do prejuízo se isso acontecer? É muito melhor gastar menos e trocar a bateria na hora certa!

Há algumas situações corriqueiras e que ajudam a identificar o momento certo de realizar a substituição. Confira a seguir!

Bateria acaba rapidamente

Um dos casos mais comuns e o que mais liga o sinal de alerta aos usuários. Quando a bateria não retém a energia e precisa ser recarregada frequentemente, é hora de trocá-la. Na maioria das vezes, esse comportamento está ligado à vida útil dela, ou seja, não resta mais o que fazer.

Mensagens do sistema do notebook

Os sistemas operacionais também controlam o estado da bateria. Geralmente, quando ela já não está com o desempenho adequado, mensagens são mostradas ao usuário. Alguns notebooks falam sobre a necessidade de troca de forma urgente ou em breve. Outros, também mostram qual é a capacidade atual de retenção de carga.

Bateria estufada

Bateria estufada

O estufamento da bateria é resultante de reações químicas presentes nos compostos do aparelho. Ele faz com que as células cilíndricas da bateria se expandam, causando o efeito físico de aumento da peça. A partir desse momento, é fundamental realizar a troca urgente. Além do baixo desempenho, esse acontecimento pode danificar o notebook e, até mesmo, causar acidentes domésticos.

Escolha adequada: a bateria compatível com o seu notebook

 

É preciso, também, ter todo cuidado ao realizar a troca da bateria de notebook. Comprar qualquer uma nunca será a melhor escolha! Há especificações que devem ser respeitadas, sempre considerando o modelo do computador. Os ciclos também definem a vida útil dela e essa informação deve ser valorizada durante o momento da pesquisa. Antes de comprar, cheque informações como:

  • Capacidade da bateria;
  • Compatibilidade com o notebook;
  • Voltagem;
  • Modelo da bateria;
  • Garantia da peça.

Compatibilidade com modelo do computador é ponto fundamental

Uma boa bateria de notebook pode ser encontrada sem dificuldades, contudo, há opções para diferentes marcas e modelos de máquinas. A compatibilidade é uma questão importante e deve guiar suas buscas pela nova peça. Isso evita que você compre uma bateria ultrapassada ou que não funcione com o seu notebook.

O modelo do computador é a principal informação a ser verificada. Você encontra essa informação em diferentes locais, que variam de um notebook para o outro. Geralmente elas se encontram em etiquetas coladas em lugares como:

  • Embaixo do computador;
  • Dentro do compartimento da bateria;
  • Ao lado do teclado;
  • Embaixo da tampa inferior do notebook.

 

Você também pode checar a bateria certa pesquisando na internet o modelo do seu notebook. Com essa informação, você pode buscar o item ideal e que funcionará perfeitamente no computador. Com essa informação, é só procurar o modelo aqui no Zoom quando precisar trocar!


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook