Como instalar bots para Discord e onde baixar os melhores?

Veja o tutorial passo a passo e aprenda como colocar bots para Discord no seu servidor

Filipe SallesEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O Discord é um dos programas mais famosos de conversa em voz, e tem como principal atrativo a possibilidade de criar servidores para milhares de pessoas. Contudo, quanto mais pessoas acessam um servidor, mais difícil é de gerenciar. Foi por isso que os bots, pequenos programas que automatizam várias funções e ajudam os administradores a cuidarem dos servidores, foram inventados. Mas como colocar bots para Discord?

Não sabe o que é o Discord? Então veja nosso guia completo sobre ele!

É muito fácil instalar bots para Discord, por isso até mesmo os servidores pequenos, com algumas dezenas de pessoas, já possuem bots instalados. Eles podem ser usados tanto para ajudar no gerenciamento quanto para algumas funções de entretenimento. Confira a seguir nosso passo a passo ensinando como colocar bots para Discord em um servidor!

Leia também no Zoom:

Discord: como fazer download?

Talvez você tenha chegado aqui e nem saiba o que é o Discord em primeiro lugar. Ele é um aplicativo de comunicação criado com o público gamer em mente. Isso faz com que ele tenha chat em texto, voz e vídeo, permitindo até criar salas onde todos podem se falar. Lembrando que você pode criar conta Discord e usar o aplicativo de graça e alguns dos melhores jogos multiplayer que mostramos no Zoom possuem servidores no app.

Você pode usar o Discord para conversar por texto, voz ou videoconferência (Fonte: Divulgação/Discord)
Você pode usar o Discord para conversar por texto, voz ou videoconferência (Fonte: Divulgação/Discord)

Muitas empresas e jogos contam com servidores no Discord justamente para oferecer uma ferramenta de interação entre os membros de sua comunidade. Ou seja, permite a iniciantes encontrarem pessoas para jogar ou dar dicas, grupos de jogos se formarem ou apenas uma sala de bate-papo onde todos podem conversar sobre seu game ou assunto favorito.

Vale mencionar que você não precisa ser gamer para ter como usar o Discord. Também é possível usar o app para criar salas de chat em sua empresa ou família, por exemplo.

Lembrando que também há como usar o Discord Web. Ele pode ser acessado na página principal do app em navegadores de internet e sem precisar baixá-lo.

Os bots para Discord surgiram como uma ferramenta que pode auxiliar na moderação dessas trocas de mensagens, sem a necessidade de um humano gerenciando o tempo todo. Só que a chegada desses bots ao serviço e a possibilidade de qualquer um criar bots para Discord fez com que muitos outros programas surgissem e nem todos eles fossem apenas para moderação e gerenciamento.

Foi assim que começaram a surgir bots de música para Discord, como o Loritta Bot, um dos principais atualmente. Agora que você já sabe o que é o aplicativo e para que ele serve, veja a seguir alguns detalhes sobre os bots para Discord!

O que são os bots para Discord e como funcionam?

Os bots para Discord são “usuários” criados a base de códigos que respondem a comandos específicos de forma automática. Eles são bem comuns em servidores grandes, pois ajudam a gerenciar toda a comunidade de forma rápida, prática e fácil.

Existem bots para várias funcionalidades, por exemplo identificar spam, criar respostas automáticas, definir regras de banimentos automáticos, automatizar tarefas diárias como dar boas-vindas para os novos usuários entre outros.

Os mais populares são os voltados para gerenciamentos de servidores, mas existem muitos criados para entretenimento, como alguns que enviam alguns memes para os servidores.

Como dito anteriormente, os bots para Discord funcionam a base de comandos que são definidos pelos seus criadores. Basta digitar o comando no chat do servidor que o bot irá realizar uma ação específica para aquele comando.

Conheça também: os melhores jogos para dois jogadores que também pode jogar online e usar o Discord para conversar!

O bot “Dank Memer” é focado apenas em enviar memes aos usuários e pregar peças. (Foto: Divulgação/Dank Memer)
O bot “Dank Memer” é focado apenas em enviar memes aos usuários e pregar peças. (Foto: Divulgação/Dank Memer)

Onde achar os melhores bots para Discord?

Você pode encontrar o link para convidar os bots no site dos seus próprios fabricantes, porém neste caso você já teria que saber qual deseja baixar. A maneira mais popular de encontrar e convidá-los é pelo site Top GG, que é um acervo com milhares de bots para Discord.

Neste site você pode pesquisar por nome, categoria, mais baixados e até mesmo os já verificados pelo próprio site. É por meio dele que encontramos o Loritta Bot, um dos mais populares entres bots para Discord desenvolvidos no Brasil.

Para começar, recomendamos bots inofensivos, que adicionam elementos menos essenciais, mas com menos risco de causar grandes mudanças no seu servidor. Por isso, confira abaixo alguns dos melhores bots de música para Discord que pode adicionar para iniciar seus testes no app.

5 melhores bots de música para Discord

  • Hidra: reproduz músicas do YouTube, Spotify, Soundcloud no seu servidor
  • RickBot: misturando meme e música, permite tocar o clássico "Never Gonna Give you Up" de Rick Astley a qualquer momento no servidor. Também reproduz músicas de plataformas como YouTube e Spotify, mas esse é apenas um detalhe.
  • Lasca: também permite reproduzir músicas de plataformas online, mas também toca canções armazenadas no seu computador.
  • Baixo: bot brasileiro focado em reproduzir música em alta qualidade de transmissão (512kb/s), com graves fortes e sem distorções.
  • Chillbot: canal que transmite hip-hop de baixa frequência ao vivo e 24 horas por dia. Ideal para quem usa o Discord para estudo ou trabalho e quer ajudar os colegas a se concentrar.

Agora que você conhece alguns dos melhores bots de música, escolha um como cobaia e veja abaixo como adicionar bots para Discord no seu servidor.

Como adicionar bots para Discord no seu servidor?

Antes de começar, é importante ressaltar que, para você adicionar um bot, você precisa ser o administrador do servidor em questão.

Passo 1. Acesse o site Top GG, que é o mais famoso para encontrar milhares de bots para Discord. Clique em "Login" e acesse sua conta do Discord.

Faça login no seu app antes de adicionar bots para Discord em seu servidor (Fonte: Reprodução/Top GG)
Faça login no seu app antes de adicionar bots para Discord em seu servidor (Fonte: Reprodução/Top GG)

Passo 2. Agora basta digitar o nome do bot que você deseja no campo de buscas do site. Caso você ainda não tenha definido qual irá baixar, pode descobrir novos bots classificando por mais baixados, música, os que são certificados ou mesmo buscando por tags.

Para esse exemplo, usaremos o Chillbot, uma das opções de bots de música para Discord que mencionamos anteriormente.

Use a barra de busca no Top GG para encontrar bots específicos para Discord (Fonte: Reprodução/Top GG)
Use a barra de busca no Top GG para encontrar bots específicos para Discord (Fonte: Reprodução/Top GG)

Passo 3. Ao escolher o bot, clique em “View” ou “Invite”. Qualquer uma das duas opções irá te direcionar para a mesma página.

Qualquer uma das opções te levará para uma página onde pode adicionar o bot para Discord em seu servidor (Fonte: Reprodução/Top GG)
Qualquer uma das opções te levará para uma página onde pode adicionar o bot para Discord em seu servidor (Fonte: Reprodução/Top GG)

Passo 4. Na página do bot, clique em "Invite".

Clique em "Invite" para adicionar qualquer bot para o seu Discord (Fonte: Reprodução/Top GG)
Clique em "Invite" para adicionar qualquer bot para o seu Discord (Fonte: Reprodução/Top GG)

Passo 5. Escolha o servidor onde o bot será instalado e clique em "Continuar" para prosseguir.

Se administrar mais de um servidor, também poderá incluir os bots nos outros servidores (Fonte: Reprodução/Discord)
Se administrar mais de um servidor, também poderá incluir os bots nos outros servidores (Fonte: Reprodução/Discord)

Passo 6. Em seguida, irá aparecer uma lista de permissões que o bot deseja acessar, essa que vai variar dependendo do bot que você escolheu. Você pode desmarcar as opções que deseja que ele não tenha acesso, mas pode ser que algumas delas sejam essenciais para o funcionamento correto dele.

Essas são algumas das permissões que bots para Discord irão solicitar do seu servidor (Fonte: Reprodução/Discord)
Essas são algumas das permissões que bots para Discord irão solicitar do seu servidor (Fonte: Reprodução/Discord)

Passo 7. Após instalados, alguns bots para Discord vão te convidar para o servidor deles, mas isso é opcional, se você não quiser entrar basta fechar a página.

Passo 8. Após clicar em "Autorizar", o bot será adicionado ao seu servidor.

Agora o bot já está instalado no seu servidor. Você pode encontrar os comandos de cada bot em suas páginas de convite, a que é mostrada no passo 4. Alguns bots também possuem a opção de se digitar “!help” ou variações, que ao serem digitados mostram todos os comandos disponíveis.

Não gostou de um bot para Discord? Veja como removê-lo do seu servidor a seguir!

Leia também: Melhor notebook com placa de vídeo dedicada em 2021: veja 6 modelos

Como remover um bot do servidor do Discord

No Discord, o bot é como se fosse uma pessoa comum no seu servidor, então para removê-lo basta fazer a expulsão da sala assim como você faz com um usuário.

Passo 1. Vá até o campo de “Disponível” e encontre o bot que deseja remover. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Expulsar”;

É bastante simples remover um bot do seu servidor no Discord (Fonte: Reprodução/Discord)
É bastante simples remover um bot do seu servidor no Discord (Fonte: Reprodução/Discord)

Passo 2. Confirme a expulsão do bot, lembrando que não é necessário adicionar nenhum motivo da expulsão;

Pronto agora o bot está removido do seu servidor! E agora que você sabe como adicionar e remover os robôs, veja abaixo um top 5 dos melhores bots para Discord!

Conheça também aqui no Zoom: Melhor notebook gamer custo-benefício em 2021: veja 6 modelos

Top 5: melhores bots para Discord

5. Loritta Bot

Já citamos ele anteriormente no artigo. Desenvolvido no Brasil, o bot serve para gerenciar seu servidor e evitar que tenha de fazer tudo por conta própria. Tarefas como moderar comportamento e uso de palavras proibidas, vetar links de conteúdo inapropriado e facilidade de personalizar o servidor são algumas funcionalidades de destaque desse bot.

Uma das vantagens de ter sido criado no Brasil é que o português é seu idioma nativo. Ou seja, no Loritta Bot você não corre o risco de esbarrar com textos mal traduzidos ou ter de usar o Google Tradutor para entender algo mais complexo.

4. ProBot

Outro mod voltado para gerenciamento do seu servidor, o ProBot permite personalizar o seu servidor, mudando cores e imagem de boas-vindas, por exemplo. Se é um gerente de comunidade, ele também cria relatórios com métricas sobre a participação dos usuários dentro do servidor, te ajudando a entender como eles se comportam.

Ele também possibilita criar filtros de moderação para evitar spam e envio repetido de mensagens, assim como tentativas de golpe, entre outros.

3. Pokétwo

Surpreendentemente, existe uma versão de Pokémon na forma de bot para Discord. Não oficial, o bot te permite colecionar, trocar e batalhar usando os monstros de bolso contra outros jogadores.

No entanto, vale lembrar que o jogo todo se desenrola por texto, com eventuais imagens. Ou seja, não se assemelha aos jogos originais, apenas simulando a experiência.

2. Dank Memer

Outro bot já citado em nosso artigos sobre bots para Discord, o objetivo do Dank Memer também é só entreter o seu servidor. Nele, você oferece acesso a um enorme banco de dados de memes extraídos do Reddit.

Além disso, ele conta com jogos, onde uma moeda virtual (e grátis!) pode ser trocada, doada, apostada ou roubada, como se fosse um enorme GTA V, só que em texto. Esse dinheiro de mentira também pode ser usado para comprar itens ou animais virtuais de estimação.

1. Mudae

Perfeito para quem gosta de anime, o Mudae é um bot com dezenas de milhares de personagens aleatórios de desenhos e jogos que pode sortear e tornar "seus". Dos conhecidos até os mais obscuros, o bot também permite colocá-los para duelar em uma arena ou conferir os bordões e frases marcantes que seus personagens usam.

Leia também: