Entenda antes de comprar em Notebook

Como colocar senha no notebook com Windows

Quer proteger seus dados pessoais? Aprenda a colocar senha no seu Windows 7, 8 ou 10!

como colocar senha no notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Você quer proteger seus dados, mas não sabe como colocar senha no notebook com Windows? Apesar de essa ser uma medida importante, nem todo mundo consegue fazer isso, especialmente porque há diferentes versões do sistema operacional sendo utilizadas ao mesmo tempo.

Essa é uma maneira eficiente de você proteger seus dados e evitar acessos não autorizados. Assim, mesmo em caso de roubos ou perdas, seus vídeos, arquivos pessoais, fotos, abas abertas no navegador etc. estão preservados.

É por isso que, neste artigo, vamos apresentar um passo a passo para inserir a senha no seu notebook, além de mostrar algumas características dos Windows 7, 8 e 10.

Então, que tal conferir?

Passo a passo para colocar senha no notebook

O Windows tem diferentes versões, e cada uma delas contém um passo a passo diferenciado para proteger os seus dados no notebook. As mais utilizadas são as que listamos, a seguir. Veja o que fazer.

Windows 7

  • A primeira etapa no notebook com Windows 7 é abrir o menu Iniciar e clicar em "Painel de Controle".
  • Em seguida, selecione "Contas de Usuário e Segurança Familiar".
  • Ao clicar, aparecerá a opção "Contas de Usuário" em outra janela. Clique novamente.
  • Pressione a alternativa "Criar uma senha para a conta".
  • Ao aparecer o campo, digite a senha duas vezes e, se preferir, uma dica para relembrar.
  • Por fim, clique no botão "Criar senha". Pronto! Seus dados já estão protegidos.

Windows 8

O notebook com Windows 8 pode estar configurado para usar uma conta Microsoft. Nesse caso, a mesma senha que acessa o Skype, o Outlook e outros produtos serve para entrar no sistema.

Caso você tenha criado uma conta local (criada para acessar somente o computador) sem vinculação a outra online (como a utilizada para o e-mail da Microsoft), pode adicionar uma senha.

Nesse caso, você deve primeiramente pressionar "WinKey (tecla com símbolo do Windows) + C". A Charm Bar (barra lateral à esquerda da tela) será aberta.

  • Selecione "Configurações" e, em seguida, a opção "Mudar configurações do PC".
  • Na barra lateral esquerda da tela de "Configurações", escolha a guia "Contas".
  • O próximo passo é selecionar "Opções de entrada".
  • Aparecerá a opção "Senha" e, logo abaixo, o botão "Adicionar".
  • Digite a senha duas vezes e a dica, se quiser. Então, pressione o botão "Avançar".

Uma tela informará que você adicionou a senha e pedirá para digitá-la para acessar a conta. Então, é só clicar em "Concluir" e o processo estará finalizado.

Windows 10

No caso do notebook com Windows 10, você deve clicar no menu "Iniciar" e depois em "Configurações".

  • Uma tela será aberta e haverá a opção "Contas". Clique nela.
  • Na barra localizada à esquerda, pressione "Opções de entrada".

Escolha o tipo de senha que desejar. Se for um PIN, que é um código numérico, basta pressionar o botão "Adicionar" e digitar a numeração duas vezes. Clique em "OK".

Se optar por uma senha com imagem, que permite usar movimentos de uma foto, por exemplo, clique em "Adicionar" na opção adequada.

Então, clique em "Escolher imagem" no lado esquerdo da tela e selecione a foto em seu computador. Confirme clicando em "Abrir".

A foto escolhida aparecerá do lado direito da tela e você pode confirmar o uso selecionando "Usar essa imagem".

A próxima etapa é fazer três movimentos sobre a imagem. Repita-os para confirmar. Caso sua tela não seja touch, utilize o mouse.

Ao terminar, surgirá uma tela. Clique em "Finalizar" e o processo está concluído.
Notebooks com Windows 7 e 8

O Windows 7 foi um sistema operacional importante, porque trouxe um design diferenciado e novos recursos e ferramentas. Essa ainda é uma versão bastante usada e está presente em 43,4% dos computadores do mundo, conforme a empresa de pesquisas Net Applications.

Já o Windows 8 foi bastante criticado por ter um design voltado para dispositivos touch, que dificultou sua usabilidade. As aplicações do 7 rodam de forma nativa nessa versão, mas houve mudanças significativas no visual, inclusive no que se refere à colocação de senha.

Notebooks com Windows 10

A versão mais recente do Windows está presente em 33,3% dos computadores, segundo os mesmos dados da Net Applications. Sua principal característica é ser vendido como serviço, o que significa que grandes atualizações são realizadas e novos recursos e tecnologias são agregados.

O design do Windows 10 foi modificado devido às críticas da versão anterior. A abordagem é mais tradicional, mas também funciona bem em telas touch.

Seguindo essas etapas, fica fácil saber como colocar senha no notebook, não é mesmo? Então, é só escolher a sua versão e colocar as dicas em prática.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook