Não é segredo para ninguém que os computadores estão cada vez mais potentes, porém as demandas dos usuários também! São muitos recursos disponíveis e, por melhor que seja sua máquina, isso pode deixar o desempenho mais lento.

Para facilitar sua vida, preparamos um artigo sobre como deixar o Windows 7 mais rápido. São 6 dicas simples e práticas para facilitar seu dia a dia. Confira!

1. Mantenha o Windows atualizado

Windows 7

O primeiro passo é manter as atualizações do Windows 7 sempre em dia. Clique no botão "Iniciar", em seguida em "Configurações" > "Atualização e Segurança" > "Windows Update" e, por fim, selecione "Verificar se há atualizações".

Em caso positivo, siga as instruções e faça a atualização. Além de atualizações de segurança, as atualizações da Microsoft também corrigem erros para aumentar o desempenho do Windows.

2. Reduza os programas em inicialização automática

Quando você liga o computador, vários softwares são inicializados automaticamente, como gerenciadores de download e programas como o Skype, Steam e iTunes. Apesar de ajudar a tornar a navegação destes programas mais rápida, a abertura automática desses programas pode prejudicar a performance do computador.

Para resolver o problema, clique no botão "Iniciar" > "Configurações", depois escolha "Aplicativos" > "Inicialização". Selecione aqueles programas que você não quer que iniciem automaticamente e marque como "Desativado".

3. Remova os softwares não utilizados

Com o tempo, é comum que o usuário vá acumulando programas no seu computador. Porém, para deixar o Windows 7 mais rápido, é essencial que você seja seletivo. Tire um tempo para analisar o que é realmente útil, e apague o restante. Uma ferramenta como o CCleaner pode ajudar nesse processo.

Lembre-se que alguns programas de uso esporádicos podem ser instalados somente quando você precisar, e fotos, vídeos e documentos que você não usa com frequência podem ser guardados na nuvem. Assim, você mantém seu computador mais leve, e, de quebra, protege seus dados!

4. Desfragmente o disco para deixar o Windows 7 mais rápido

A medida que você vai armazenando e apagando arquivos, seu HD pode ficar fragmentado, isto é, com os dados desorganizados e espalhados por todo o disco rígido, o que faz com que ele tenha um trabalho extra.

O desfragmentador reorganiza os dados para que o Windows funcione com mais eficiência. Para acessar o programa, clique em "Iniciar" > "Todos os programas" > "Acessórios" > "Ferramentas do Sistema" e, por fim, "Desfragmentador de disco". Selecione "Analisar" e, caso seja necessário, faça a otimização.

5. Faça limpezas frequentes

À medida que você usa seu computador, o Windows vai acumulando lixo. Esse tipo de dado armazenado prejudica o desempenho da máquina. Para fazer a limpeza, clique com o botão direito do mouse no seu "Disco Local" > "Propriedades" > "Limpar arquivos do sistema".

6. Reinicie o computador com frequência

Até o computador precisa de uma folga para funcionar melhor, não é mesmo? Se você não tem o hábito de desligar seu equipamento, fique atento! Crie uma rotina para desligar ou reiniciar a máquina periodicamente. Isso garante que o Windows vai reorganizar os dados e melhorar o desempenho.

Esses são apenas alguns cuidados que você pode tomar para melhorar o desempenho do seu computador. Assim, sua máquina fica mais rápida e você, mais tranquilo.

Agora que você já sabe como deixar o Windows 7 mais rápido, é só colocar a mão na massa! Se ainda assim seu computador não ficar do jeito que você quer, dê um Zoom e confira a lista com os melhores notebooks do momento.

Leia também: