Entenda antes de comprar em Notebook

Como escolher o tamanho de tela do seu notebook?

Mobilidade, autonomia da bateria... saiba o tamanho ideal da tela do notebook para suas tarefas.

Tela do notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A tela do notebook é um dos quesitos mais importantes na hora de escolher a sua máquina. Ela é uma das partes mais visíveis do notebook, e é fundamental para uma boa exibição das suas tarefas.

Geralmente, os notebooks possuem telas que variam de 10 polegadas, e podem ser encontradas em modelos de netbooks, por exemplo, caminhando pelos Ultrabooks (que têm, em média, 13") até um modelo mais robusto, como um notebook 18".

Veja preços de notebooks

Se você quiser uma tela pequena, e ao mesmo tempo uma máquina bem moderna, o notebook conversível pode ser uma boa escolha. Esse modelo tem como diferencial a possibilidade de se transformar em tablet, oferecendo a você dois produtos em um só equipamento.

Em relação ao tamanho da tela do notebook, as polegadas são sempre medidas diagonalmente a partir de um extremo da tela para o outro. Aliás, esse é um dos componentes que mais consomem energia dos notebooks.

Então, por conta disso, quanto maior for a tela, mais rápido sua bateria será descarregada. Esse é um dos mais importantes detalhes no momento de escolha do seu notebook.

Outra regrinha que você precisa saber diz respeito ao peso. Quanto maior a tela do notebook, mais pesado ele fica. Assim, se você quiser mais mobilidade, é melhor escolher notebooks de telas menores. Vale lembrar também que quanto mais tempo você irá passar na frente do note, maior deverá ser a tela. Confira a tabela abaixo e veja qual o tamanho da tela é a melhor para você:

Tela do notebook

Até 13 polegadas

14 a 15 polegadas

16 ou mais polegadas

Dimensões do notebook

Pequeno

Médio

Grande

Duração da bateria

Alta

Média

Baixa

Peso

Baixo

Médio

Alto

Principal característica

Mobilidade

Custo-benefício

Entretenimento

Vale a pena escolher um notebook com tela pequena?

Um notebook de 13", ou até menor do que isso, é ideal para quem pretende carregar o aparelho para todos os lugares, principalmente em viagens. Modelos com este tamanho são ultraportáteis, pois normalmente são finos e possuem bateria de longa duração.

Uma boa opção nesses casos é o Ultrabook, que costuma ter tela menor e boa configuração para unir mobilidade e bom desempenho em uma só máquina.

Notebooks com 14 e 15 polegadas: máquinas com bom custo/benefício

A tela que varia entre 14 e 15 polegadas é indicada para pessoas que precisam de um notebook com bom custo/benefício para o trabalho e os estudos, por exemplo.

O notebook de 14" é um dos mais comuns atualmente. Com isso, você pode encontrar uma grande variedade de modelos, configurações e preços. Este tamanho é confortável para trabalhar, editar textos e até mesmo para assistir a vídeos.

Leia também: Melhores notebooks custo/benefício

Notebook com tela grande: uma boa opção para jogos

Notebooks com 16 polegadas ou mais - como um notebook 17" - são uma escolha interessante para quem precisa de um notebook que substitua o PC como computador principal, pois a tela grande é mais confortável.

Além disso, o display maior pode ser, ainda, sinônimo de diversão, já que esse tamanho de tela é ideal para filmes, jogos e conteúdo 3D.

 

Com todas essas informações, fica mais fácil escolher o modelo certo para você. Seja na hora de pesquisar sobre notebooks ou qualquer outro produto, compare preços e faça a escolha certa.


Leia também: Melhores notebooks do momento

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook