Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web? Veja tutorial

Aprenda a fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web de forma simples e prática

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Está cansado de usar a tela do celular nas suas ligações? Sabia que já é possível fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp Web?

A ferramenta é ideal para pessoas que utilizam o programa pelo computador, trazendo mais praticidade para as conversas de vídeo diretamente no desktop. Além disso, as chamadas permitem uma imagem maior e, muitas vezes, com uma qualidade superior, por conta do monitor.Dessa forma, os usuários poderão ter uma experiência de comunicação mais completa.

Quer começar a fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp Web? Dê um Zoom e confira nosso passo a passo com todas as etapas e os requisitos necessários para ativar esse recurso!

Veja como fazer chamada de vídeos no WhatsApp Web (Foto: Shutterstock)
Veja como fazer chamada de vídeos no WhatsApp Web (Foto: Shutterstock)

Para ver suas chamadas em melhor qualidade, que tal conferir estas listas?

O que é preciso para fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp Web?

Depois de meses de teste, a função de chamadas de vídeo e áudio já estão disponíveis para o WhatsApp Web. Assim, os usuários podem se comunicar diretamente pela plataforma desktop, além de aproveitar outros recursos disponíveis na versão Beta da ferramenta.

No entanto, por não se tratar de um lançamento oficial, apenas um recurso de teste, a opção de chamada de vídeo pelo WhatsApp no PC não está disponível para navegadores.

Ou seja, o usuário deverá fazer o download do aplicativo para desktop se quiser fazer ligações utilizando o computador. Ainda, nem todos os usuários podem conseguir realizar as chamadas em um primeiro momento, por conta da disponibilidade da fase de testes.

No entanto, poucas pessoas relataram impedimentos na hora de experimentar o novo recurso do WhatsApp.

A princípio, para exibir a sua imagem para os contatos, é fundamental ter uma webcam instalada no equipamento. Se você não tiver uma, pode conferir nossa lista das melhores webcams para comprar em 2021.

Uma vez que os celulares e tablets já possuem câmera, não é necessário se preocupar com este item em ligações convencionais. No entanto, para o WhatsApp Web, é indispensável providenciar esse acessório. Para usuários de notebooks, na maioria dos casos não é preciso se preocupar, pois a webcam já vem embutida.

Por fim, também é importante ter um dispositivo de microfone para ativar o áudio da chamada. Mas a plataforma já reconhece as entradas mais simples, como fones de ouvido.

Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web?

Depois de providenciar todos os itens necessários para sua chamada de vídeo, chegou o momento de conhecer o tutorial para iniciar uma ligação de vídeo pelo computador.

Confira todas as etapas desse procedimento agora:

1. Faça o download do programa

Como mencionado, a versão experimental de chamada de vídeo pelo WhatsApp Web ainda não permite ligações pelo navegador.

Por isso, é necessário fazer o download do programa diretamente na plataforma desktop.

O WhatsApp disponibiliza o software gratuitamente para sistemas Windows e Mac. Depois de finalizar o download, basta abrir o programa e autorizar a instalação.

É possível fazer o download do programa direto do site do WhatsApp Web (Reprodução: Karina Carneiro)
É possível fazer o download do programa direto do site do WhatsApp Web (Reprodução: Karina Carneiro)

2. Conecte sua conta WhatsApp

Depois de instalar e realizar o acesso pela primeira vez, será preciso conectar sua conta WhatsApp no software.

Para isso, tenha seu dispositivo móvel em mãos. Acesse o aplicativo de mensagens e selecione o seu perfil, para localizar o botão “WhatsApp Web”. Geralmente, essa opção está disponível no menu superior.

Ao selecionar o ícone, escaneie o QR Code exibido na tela para realizar a conexão da conta na plataforma desktop.

3. Selecione uma conversa e o ícone de ligação

Depois de conectado, o seu computador irá exibir as conversas e mensagens recentes enviadas pelo celular, bem como os seus contatos salvos.

Assim, para iniciar uma chamada de vídeo pelo WhatsApp Web, basta selecionar uma conversa e clicar no ícone de ligação, representado por um telefone, para áudio, ou uma câmera, para vídeo.

As opções de chamada de vídeo pelo WhatsApp Web estão disponíveis ao lado da imagem do contato (Reprodução: Karina Carneiro)
As opções de chamada de vídeo pelo WhatsApp Web estão disponíveis ao lado da imagem do contato (Reprodução: Karina Carneiro)

4. Ative as permissões

Antes de iniciar efetivamente a chamada de vídeo, o programa irá solicitar algumas permissões para o usuário, para ter acesso ao microfone e à câmera.

Assim, você deve confirmar a liberação do dispositivo para autorizar a chamada e exibir sua imagem e som adequadamente.

5. Realize a chamada de vídeo pelo WhatsApp Web

Por fim, basta o contato aceitar a chamada e pronto! Vocês já podem conversar por ligação de áudio e vídeo normalmente. O vídeo é redimensionável, de modo que o usuário pode ajustar o tamanho da sua imagem e a imagem do contato da maneira que preferir.

Além disso, a janela também é flutuante, permitindo que o usuário possa fixar em qualquer parte da tela enquanto mexe em outros programas.

Esse recurso é interessante para pessoas que desejam mandar mensagens ou figurinhas no WhatsApp durante a chamada de vídeo.

No entanto, é importante lembrar que, por se tratar de uma ferramenta em fase de testes, as mensagens trocadas durante a chamada de vídeo podem não ser salvas em caso de erros ou mau funcionamento do programa.

Dessa forma, é recomendável fazer backup das conversas no WhatsApp periodicamente, para garantir que todas as mensagens sejam armazenadas.

Para encerrar, basta clicar no botão vermelho com ícone de telefone.

A chamada ficará registrada no histórico de ligações do contato, aparecendo tanto na versão desktop quanto no aplicativo do seu celular.

Vale a pena fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web?

A ferramenta que permite chamadas de vídeo pelo WhatsApp Web é interessante para usuários que costumam utilizar o computador com maior frequência.

Desse modo, não é preciso sair da plataforma e migrar para o celular para realizar uma ligação.

O recurso otimiza o uso do programa de mensagens no computador, além de disponibilizar novas formas de comunicação entre você e seus contatos.

Por isso, vale a pena testar a nova funcionalidade, e verificar se ela já está habilitada para o seu desktop.

Quer continuar acompanhando mais novidades sobre o universo dos aplicativos e tendências de mercado? Então não deixe de Dar um Zoom em nosso canal do YouTube para conferir mais dicas!