Descubra como formatar o notebook

Seu computador está com algum vírus ou ficou muito lento? Para que seu desempenho melhore, é preciso formatar a máquina

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Depois de um tempo, o notebook pode começar a ficar lento e diminuir o desempenho, fazendo com o que sites e programas demorem muito tempo para carregar. Isso pode acontecer por diversos motivos e, um deles é a existência de vírus na máquina.

Para resolver esse problema, é preciso formatar o notebook. Mas, antes de realizar o procedimento, lembre-se que todos os seus arquivos serão apagados. Ou seja, é importante salvar o que lhe interessa em um pen drive ou HD externo. Além disso, claro, é preciso saber como formatar o notebook.

Feito isso, confira como formatar um notebook com Windows e um macOS.

Como formatar um notebook com Windows

Windows 7

Veja como formatar o notebook com Windows 7 (Foto: Divulgação/Microsoft)
Veja como formatar o notebook com Windows 7 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Mesmo sendo um sistema antigo, muitas pessoas ainda utilizam o Windows 7. E, para formatar esse tipo de sistema, é preciso criar um ponto de restauração.

Passo 1. Abra o "Menu Iniciar" e clique com o botão direito do mouse na opção "Computador".

Passo 2. Em seguida, vá em "Propriedades" e clique em "Proteção do Sistema", localizado no painel esquerdo.

Passo 3. Depois, será preciso apertar na aba "Proteção do Sistema" e em "Criar". Assim seu ponto de restauração estará pronto.

Passo 4. Caso já tenha ele, pule para essa parte: abra o "Menu Iniciar" e digite "Restauração do Sistema". Toque no resultado que aparecer com o mesmo nome da busca e siga as instruções que aparecer na tela.

Lembre-se que para formatar o Windows Vista e o Windows 7 é preciso usar o DVD de instalação. Basta seguir os passos de forma correta (o sistema direciona o usuário para isso). Ao final, irá aparecer uma janela com a pergunta "Que tipo de instalação você deseja?" e então, é só escolher a opção "Personalizada (avançada)" e continuar a configuração. Por fim, seu notebook será formatado.

Windows 8 e Windows 8.1

Confira como formatar o notebook com Windows 8 (Foto: Divulgação/Microsoft)
Confira como formatar o notebook com Windows 8 (Foto: Divulgação/Microsoft)

A mesma lógica do Windows 7 funciona para o Windows 8 e Windows 8.1.

Passo 1. Primeiro, crie um ponto de restauração. Para isso, vá no "Menu Iniciar" e digite "Ponto de Restauração".

Passo 2. Em seguida, clique no resultado com o nome "Criar um Ponto de Restauração" e aperte no botão "Criar".

Passo 3. Depois, para restaurar o sistema no Windows 8 e Windows 8.1, basta passar o mouse na lateral direita da tela e clicar em "Configurações" e, na janela seguinte, em "Mudar configurações do computador".

Passo 4. Logo em seguida, clique em "Atualização e Recuperação" e aperte na opção "Atualize seu computador sem afetar arquivos".

Passo 5. Diferente do Windows 7, agora você precisa clicar na opção ``Introdução'', na parte que diz "Remover tudo e reinstalar o Windows". Em seguida, seu notebook será formatado.

Windows 10

Como formatar o notebook com Windows 10? (Foto: Divulgação/Microsoft)
Como formatar o notebook com Windows 10? (Foto: Divulgação/Microsoft)

Com o passar do tempo, os sistemas foram atualizados e, se o sistema do seu notebook for Windows 10, é muito mais simples e fácil formata-lo.

Passo 1. Primeiro, abra o "Menu Iniciar" e vá em "Configurações”.

Passo 2. Depois clique em "Atualização e segurança" e selecione "Recuperação".

Passo 3. Em seguida, aperte em "Introdução" e selecione a opção que deseja. No Windows 10, é possível manter seus arquivos ou apagá-los. Agora o Windows vai exibir todos os aplicativos que serão apagados ao realizar a formatação.

Passo 4. Para continuar, aperte na opção "Avançar". Em seguida, selecione a opção "Restaurar" para iniciar o procedimento. Depois de alguns minutos, o computador será reiniciado e o sistema vai instalar novamente o Windows 10.

Como formatar um macOS

MacOS X 10.6 e versões anteriores

Veja como formatar um notebook com MacOs 10.6 (Foto: Divulgação/Apple)
Veja como formatar um notebook com MacOs 10.6 (Foto: Divulgação/Apple)

Formatar notebooks com sistema da Apple é tão simples quanto Windows. Mas lembre-se de, antes de realizar o procedimento, salvar todos os arquivos que deseja em um pen drive ou HD externo. Caso contrário, você pode perder tudo.

Passo 1. Para começar, insira o disco de instalação que veio junto com o seu Mac no drive.

Passo 2. Em seguida, abra o "Menu Apple" (maçã preta que está no canto esquerdo superior da tela) e clique em "Reiniciar/Restart". Será preciso confirmar a sua escolha: clique em "Reiniciar/Restart" novamente.

Passo 3. Espere o aparelho desligar e, quando começar a reiniciar, aperte a tecla "C". Após pressioná-la, surgirá uma tela e será preciso apertar na opção "Utilitário/Utilities" e, depois, em "Utilitário de Disco/Disk Utility".

Passo 4. Agora, no canto esquerdo superior, clique no disco rígido e escolha a opção "Apagar/Erase". Dê um nome ao disco na opção "Nome/Name" e selecione o que deseja em "Formato/Volume Format".

Passo 5. Em seguida, escolha o formato que deseja: se quiser reinstalar o OS X, selecione Mac OS Expandido (Registo Cronológico). Tem outras opções, basta analisar qual a melhor para você.

Passo 6. Depois, confirme sua escolha apertando em "Apagar/Erase" e pronto, a formatação será iniciada.

OS X 10.7 e versões posteriores

Confira como formatar o notebook com OS X 10.7 (Foto: Divulgação/Apple)
Confira como formatar o notebook com OS X 10.7 (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 1. Abra o "Menu Apple" (maçã preta que está no canto esquerdo superior da tela) e clique em "Reiniciar/Restart". Será preciso confirmar a sua escolha: clique, novamente, em "Reiniciar/Restart".

Passo 2. O computador será desligado e, quando começar a reiniciar, pressionar as teclas "Command + R" e soltá-las assim que aparecer o logo da Apple.

Passo 3. Irá aparecer uma janela com "Utilitários do macOS" e será preciso clicar em "Utilitário de Disco/Disk Utility".

Passo 4. Selecione, então, a opção "Continuar/Continue" e escolha o disco rígido do seu Mac. Em seguida, clique em "Apagar/Erase" e dê um novo nome no local "Nome/Name".

Passo 5. Depois vá em "Formato/Format" e escolha a melhor opção para você. Lembre-se que para reinstalar o sistema MacOS, é preciso selecionar Mac OS Expandido (Registro Cronológico) para que a formatação seja mais rápida ou Mac OS Expandido (Registro Cronológico, Criptografado) para uma formatação mais segura.

Passo 6. Feito isso, para finalizar, clique em "Apagar/Erase" e, logo depois, seu Mac será formatado.

Vale lembrar que o tempo para formatar qualquer notebook, independente de ser Windows ou Mac, varia de acordo com a quantidade de dados armazenados na máquina e também pelo novo sistema que você optou.

Como formatar um Endless OS

Como formatar um notebook com Endless OS? (Foto: Divulgação/Endless OS)
Como formatar um notebook com Endless OS? (Foto: Divulgação/Endless OS)

Formatar computadores com Endless OS também é bem fácil, mas não se esqueça de fazer o backup dos seus arquivos antes. Veja as instruções abaixo:

Passo 1. Abra o App Center, mude para a guia Updates e certifique-se de ter instalado qualquer atualização de sistema operacional disponível.

Passo 2. Abra o Terminal digitando “Terminal” na área de pesquisa que está localizada na área de trabalho e pressione Enter.

Passo 3. No terminal, digite “eos-factory-reset” e pressione Enter.

Passo 4. Siga as instruções na tela e reinicie o computador quando for solicitado. Dependendo de quantos arquivos você tem em seu sistema, pode demorar um pouco para reiniciar o computador.

Passo 5. Você será direcionado para a tela “Bem-vindo ao Endless”. Selecione a linguagem que você deseja ter no sistema operacional.

Passo 6. Uma tela irá perguntar se você deseja testar o sistema a partir de um pendrive ou reformatar o computador. Selecione a segunda opção.

Passo 7. Em seguida é só selecionar o layout do seu teclado (existe a opção do sistema identificar para você) e depois aceitar os termos e condições. Feito isso a instalação será finalizada e o Endless OS estará pronto para uso.

Como formatar um Chrome OS

Aprenda como formatar um notebook com Chrome OS (Foto: Divulgação/ChromeOS)
Aprenda como formatar um notebook com Chrome OS (Foto: Divulgação/ChromeOS)

Formatar um computador com Chrome OS é simples e exige poucos passos. Após fazer backup dos seus arquivos, siga as etapas abaixo:

Passo 1. Aperte as teclas “Ctrl + Alt + Shift + R” e as mantenha pressionadas.

Passo 2. Selecione “Reiniciar”.

Passo 3. Na caixa de confirmação, clique em “Powerwash”.

Passo 4. O notebook estará formatado, basta você fazer as configurações iniciais de escolha de idioma, teclado e login na sua conta Google.

Importante: Ao formatar, você deverá fazer login com a conta do proprietário, ou seja, aquela que estava no sistema antes de formatar.

Como formatar um Linux Ubuntu

Veja como formatar o notebook com Linux Ubuntu (Foto: Divulgação/Linux Ubuntu)
Veja como formatar o notebook com Linux Ubuntu (Foto: Divulgação/Linux Ubuntu)

A maneira mais efetiva de formatar um Linux Ubuntu é usando o programa Resetter. Após fazer backup de todos os seus arquivos, veja abaixo como usá-lo.

Passo 1. Baixe o Resetter neste link.

Passo 2. Você pode fazer sua instalação normalmente, dando dois cliques sobre o executável ou usando o terminal para instalar.

Passo 3. Para instalar da segunda forma, abra o terminal (CTRL + ALT + T) e use o seguinte comando “$ sudo dpkg -i resetter_3.0.0-stable_all.deb”.

Passo 4. Após a instalação dos pacotes, execute o comando “$ sudo apt-get -f install”.

Passo 5. Agora que o programa está instalado, use o comando “$ sudo resetter” para abri-lo.

Passo 6. Na interface inicial do programa, você poderá escolher entre “Custom Reset”, caso queira formatar definindo todas as configurações, ou “Automatic Reset”, caso queira que o programa define tudo para você.

Resetter serve para formatar o notebook com Linux (Foto: Divulgação/Resetter)
Resetter serve para formatar o notebook com Linux (Foto: Divulgação/Resetter)

Formatando o Ubuntu com a opção customizada

Passo 1. Selecione a opção “Custom Reset”.

Passo 2. Selecione quais pacotes e Kernels deseja deletar, depois clique em “Next”.

Passo 3. O programa listará pacotes que estão faltando no PC, você pode optar por instalar eles ou não. Feito isso, clique em Next.

Passo 4. As contas que estão cadastradas no sistema serão listadas, se você quiser deletá-las, basta selecionar qual ou quais delas, e depois clicar em Next.

Passo 5. Clique em “Apply” para aplicar tudo o que foi selecionado nos passos anteriores.

Passo 6. O programa te dará a opção de criar uma nova conta, então clique em “Yes” para criar ou “No” para avançar sem criar. Caso você tenha selecionado Yes, será pedido um nome de login e senha para a nova conta.

Passo 6. O processo de formatação irá começar e você poderá acompanhar tudo pela tela ou terminal. Ao fim dele, basta reiniciar o computador, conforme o programa indicará.

Formatando o Ubuntu com a opção automática

Passo 1. Selecione a opção “Automatic Reset”.

Passo 2. O programa irá listar vários pacotes e Kernels que irá deletar, mas você pode tirar a seleção de alguns, se quiser. Com tudo pronto, clique em “OK”.

Passo 3. O sistema será formatado e te dará algumas credenciais para você fazer o login depois de tudo ser formatado, anote elas.

Passo 4. Quando o sistema estiver formatado, basta reiniciar o computador.

Leia também: