Como limpar o teclado do notebook?

Dê um Zoom e descubra dicas e produtos para limpar o teclado do seu notebook.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Teclas falhando ou aquela sujeirinha marcada no "W, A, S, D" dos notebooks gamers? A verdade é que todo mundo já se pegou olhando para o teclado do notebook e pensou: como isso ficou tão sujo assim? Mas fique tranquilo, esse processo é normal e acontece nas melhores famílias.

Pelo contato diário com os dedos, as teclas vão acumulando poeira e pequenas partículas de sujeira. A boa notícia, contudo, é que é muito fácil tirar uns minutinhos do seu dia e limpar o teclado do seu notebook. Fizemos um passo a passo prático e rápido para você não se perder.

Leia também: Como limpar a tela do notebook

Como limpar o teclado do notebook com pano úmido?

Essa é a forma mais conhecida de limpar o teclado do notebook. Ela vai retirar sujeiras superficiais, mas pode deixar a desejar se a coisa estiver suja de verdade. Confira nosso passo a passo a seguir:

Passo 1. Antes de mais nada, desligue o notebook. Assim, você evita digitar qualquer coisa no computador e diminui o risco de danificar os componentes internos. Se ele estiver no carregador, tire-o também;

Passo 2. Pegue um pincel macio e passe entre as teclas para remover a primeira camada de sujeira;

Passo 3. Em seguida, passe um pano de microfibra seco por cima das teclas para limpar o restante da poeira;

Passo 4. Pegue outro pano de microfibra limpo, umedeça-o levemente e coloque um pouco de álcool isopropílico 70%;

Passo 5. Passe o pano por cada uma das teclas para limpar a gordura e outros resíduos;

Passo 6. Espera o teclado secar naturalmente para ligar o notebook novamente.

Se as teclas estão emperrando, limpe o teclado com um cotonete

Os cotonetes (ou até mesmo pequenos pincéis) alcançam áreas menores e mais delicadas, por isso podem ser mais efetivos caso você deseje uma limpeza mais profunda do teclado do seu notebook. Separe vários cotonetes para o procedimento, pois eles absorvem sujeira rapidamente.

1. Mais uma vez, não se esqueça de desligar o notebook e tirá-lo da tomada.

2. Molhe o cotonete em água ou em álcool isopropílico 70% diluído em água. (Se você optar por usar um pincel, isso não é necessário.)

3. Deslize as pontas entre as teclas, tentando buscar o vão entre elas.

4. Repita o movimento algumas vezes para tirar toda a sujeira.

Veja também: como ver as configurações do PC? Aprenda no passo a passo!

Como limpar teclado de notebook com profundidade? Removendo as teclas!

Na hora de aprender como limpar teclado de notebook removendo teclas, cuidado para não confundir na hora de colocar elas de volta (Fonte: Shutterstock/Stepan Popov)
Na hora de aprender como limpar teclado de notebook removendo teclas, cuidado para não confundir na hora de colocar elas de volta (Fonte: Shutterstock/Stepan Popov)

Aqui, a coisa fica mais complicada. Caso você já tenha dificuldade de teclar ou até mesmo diversas teclas que não respondem, pode ser o caso de uma limpeza mais técnica. Antes de remover as teclas do seu notebook, é interessante tirar uma foto do teclado para conferir o mapeamento das teclas. Assim, você evita colocar uma letra no lugar errado e arruinar sua escrita.

Com o auxílio de uma chave de fenda, faça uma alavanca para retirar as teclas e fazendo a limpeza interna com os cotonetes. Esta operação é mais arriscada, então se você não tem experiência com manutenção de computadores, pode ser mais fácil levar o seu aparelho em uma assistência técnica. Principalmente considerando notebooks, que costumam ter um espaçamento menor para esse tipo de manobra.

E aí, conseguiu pescar todas as nossas dicas de como limpar teclado de notebook? Na prática, você vai ver que fazer essa limpeza é muito simples. Mas lembre-se de realizar esses procedimentos pelo menos 1 vez a cada 15 dias. Isso deve evitar que você chegue ao ponto de precisar fazer uma limpeza mais profunda das teclas.

Leia também: