Como tirar print no MacBook?

Tutorial sobre como tirar print no MacBook.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Tirar print no MacBook pode parecer simples, mas para quem sempre usou o sistema operacional da Microsoft pode não estar acostumado com o padrão diferente da Apple. No sistema do MacBook é possível capturar a tela inteira, apenas uma parte, uma janela ou menu em específico e gravar a tela. Neste tutorial, você vai aprender como tirar print no MacBook.

Abaixo, ensinamos todos os recursos disponíveis para você printar e gravar a tela no MacBook.

Aprenda como tirar print no MacBook (Foto: Shutterstock)
Aprenda como tirar print no MacBook (Foto: Shutterstock)

Captura de tela no Mac

Passo 1. Para capturar a tela inteira, pressione em conjunto as teclas Shift + Command + 3;

Como tirar print no Macbook? Para a tela inteira manter pressionado Shift + Command + 3 (Foto: Divulgação/Apple)
Como tirar print no Macbook? Para a tela inteira manter pressionado Shift + Command + 3 (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 2. Os prints são salvos na mesa com o nome "Captura de tela (data) às (horas).png". Caso a miniatura da captura apareça na tela, clique nela para editar a imagem.

Captura de uma parte da tela

Passo 1. Pressione as teclas Shift + Command + 4 em conjunto;

Como tirar print no Macbook de apenas uma parte da tela? Pressione Shift + Command + 4 (Foto: Divulgação/Apple)
Como tirar print no Macbook de apenas uma parte da tela? Pressione Shift + Command + 4 (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 2. Quando aparecer o cursor, arreste-o para selecionar a área desejada para captura. É necessário manter a barra de espaço pressionada enquanto faz a seleção. Para cancelar, pressione a tecla Esc;

Passo 3. Para concluir a captura, solte o botão do mouse ou trackpad;

Passo 4. Clique na miniatura da captura de tela para editar, caso ela apareça. Você também pode esperar que o print salvar na mesa, como explicado no exemplo anterior. A captura de tela também fica salva na área de transferência, portanto, é possível colá-la em um documento, e-mail ou janela do Finder com apertando Command + V.

Captura de um menu ou janela

Passo 1. Abra o menu ou a janela que deseja capturar;

Passo 2. Pressione em conjunto as teclas Shift + Command + 4 + barra de espaço. O cursor se transforma em ícone de câmera para sinalizar que a janela ou menu inteiros estão selecionados.

Como tirar print no Macbook de uma janela ou menu? Pressione Shift + Command + 4 + barra de espaço (Foto:Divulgação/Apple)
Como tirar print no Macbook de uma janela ou menu? Pressione Shift + Command + 4 + barra de espaço (Foto:Divulgação/Apple)

Passo 3. Clique na janela ou menu desejado para a captura de tela. Para cancelar a captura pressione Esc. Para tirar a sombra da janela do print, enquanto clica deixe pressionado a tecla Option;

Passo 4. Assim como nos outros exemplos, clique na miniatura da captura de tela para editar, caso ela apareça, ou espere que o print seja salvo na mesa. A captura também fica disponível

Em modelos iguais ou posteriores ao macOS Mojave, é possível mudar a pasta padrão onde são salvas as capturas de tela no menu opções do app Captura de Tela. Quando aparece a miniatura da tela depois da captura, é possível arrastá-la para uma pasta ou documento.

O MacBook permite, além das capturas, as gravações da tela. O app Captura de Tela tem ferramentas que possibilitam controlar o que você deseja gravar, colocar timer ou deixar o cursor e os clique aparecerem na tela.

Gravar a tela com o Captura de Tela

Passo 1. Pressione em conjunto Shift+ Command + 5, para abrir o Captura de Tela e visualizar as ferramentas, ou abra pelo Lauchpad do MacBook;

Passo 2. Selecione a ferramenta correspondente ao que deseja gravar ou capturar. É possível usar a Touch Bar, que são as teclas que ficam no topo do teclado do MacBook e apresentam diferentes funções dependendo do app utilizado;

Como tirar print no MacBook e gravar a tela com o app Captura de Tela. Saiba o que cada ícone significa (Foto: Divulgação/Apple)
Como tirar print no MacBook e gravar a tela com o app Captura de Tela. Saiba o que cada ícone significa (Foto: Divulgação/Apple)

Passo 3. No botão Opções você consegue selecionar se deseja mostrar o cursor do mouse na captura ou gravação, definir um timer ou escolher onde o arquivo ficará salvo. Com a opção "Mostrar Miniatura Flutuante" é possível deixar uma miniatura no canto direito da tela para que você consiga arrastar e compartilhar a captura ou gravação antes de ela ser salva no lugar escolhido;

Passo 4. Para iniciar a gravação, selecione a opção conforme o que você deseja que apareça:

  • Para gravar a tela inteira: clique em Gravar no ícone correspondente (como indicado na tabela acima). Para parar a gravação, clique no botão Parar Gravação na barra de menus.
  • Para gravar uma parte da tela: clique no ícone correspondente a Gravar uma parte da tela e selecione a área que deseja gravar. Para parar a gravação, clique no botão Parar Gravação na barra de menus.
  • Se a opção “Mostrar Miniatura Flutuante” estiver ativada, é possível executar as seguintes ações enquanto a miniatura estiver no canto inferior direito da tela:
  • Passe o dedo à direita rapidamente no trackpad para salvar o arquivo e fazer com que a miniatura desapareça;
  • Arrastar a miniatura para um e-mail, nota, documento janela do Finder;
  • Clicar na miniatura abre uma janela para marcar a captura de tela, recortar a gravação ou compartilhá-la.

Assim como as capturas de tela, as gravações são salvas na mesa, com os nomes iniciando com “Gravação de Tela” seguidos pela data e a hora. Os arquivos ficam salvos com a extensão .mov.

Como tirar print no MacBook: mais alguns atalhos no teclado

Já ensinamos a capturar a tela inteira, uma parte apenas ou uma janela e menu. Existem mais alguns atalhos que podem ajudar em recursos específicos.

Passo 1. Para capturar um menu e itens do menu: pressione em conjunto Shift + Command + 4 e marque com o cursor sobre os itens do menu que você quer capturar;

Passo 2. Para abrir o app Captura de Tela: pressione em conjunto Shift + Command + 5;

Passo 3. Para capturar apenas a Touch Bar: pressione em conjunto Shift + Command + 6.

Com informações de: Apple 1 e 2