Zoom indica em Notebook

Comprar um netbook: ainda vale a pena?

Saiba se o netbook realmente é o produto ideal para as suas tarefas.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os netbooks nasceram em 1997, quando o mercado identificou uma demanda por computadores cada vez mais compactos. Até então os notebooks, mesmo os menores da época, eram pesados e pouco práticos. Passou a ser comum que as pessoas tivessem ambos os modelos para objetivos diferentes.

Além do tamanho, outra diferença fundamental entre as tecnologias que envolvem o netbook e o notebook é o desempenho. Enquanto o primeiro apresenta uma configuração mais básica, sendo limitado por sua estrutura compacta e sistema simples; o segundo cada vez mais apresenta performance e tecnologia de ponta.

Com o tempo, os notebooks conseguiram se destacar também no quesito tamanho e peso, sem com isso perder qualidade e tecnologia. Isso por si só já fez com que os netbooks perdessem espaço. Mas o que realmente afetou o interesse de boa parte do público foi o surgimento dos smartphones e dos tablets. Pequenos e com boa configuração, esses dois aparelhos crescem nas vendas em todo o mundo.

A pergunta que fica é: ainda vale a pena ter um netbook? O que se deve levar em conta para responder essa pergunta é outro ponto: para que você precisa de um modelo compacto?

Vantagens dos netbooks

É sempre importante conhecer as nossas principais necessidades para saber qual modelo se enquadra melhor no nosso estilo de vida.

Tablets e smartphones são pequenos e práticos, mas quem precisa digitar textos mais longos não vai encontrar muito conforto neles. Produzir grandes textos em telas pequenas ou touchscreen exige uma agilidade e uma paciência a mais.

Outro ponto positivo para os netbooks diz respeito ao tempo da bateria. Claro que essa vantagem é justamente por possuir menos recursos, mesmo assim em viagens, por exemplo, é uma qualidade que não deve ser desprezada. Smartphones têm uma série de recursos interessantes, mas, ao usá-los, a bateria tende a acabar em poucas horas,

Por fim, o preço. Os netbooks geralmente são mais baratos do que diversos modelos de tablets, smartphones e, claro, notebooks disponíveis no mercado. Há modelos bem mais em conta do que tablets e smartphones de última geração.

Desvantagens dos netbooks

O principal problema dos netbooks atualmente é, com certeza, sua possível extinção. A Asus e a Acer, as únicas empresas que seguiram fabricando seus modelos, anunciaram que vão parar de produzi-los.

Quando um equipamento de tecnologia deixa de ser produzido, necessariamente suas peças de manutenção também começam a desaparecer do mercado. Isso significa um risco grande para quem tem um netbook que precisa de assistência técnica.

Um ponto de desvantagem acompanha o netbook desde sua criação. Sua configuração foi feita para ser mais simples, portanto, seus recursos são bem mais limitados. Não há leitores de CD e DVD. Sua configuração também é simples e, como veio caindo em desuso, a indústria pouco investiu para que ele se adequasse às novas tecnologias de alta resolução, por exemplo.

Conclusão

O netbook tem perdido importância, é verdade. Com os notebooks apresentando cada vez mais modelos modernos, como os Ultrabooks (que são leves e apresentam uma configuração robusta), e smartphones e tablets cada vez mais potentes, os netbooks que tanto chamaram a atenção anos atrás disputam agora um espaço que tem sido muito bem ocupado por produtos que não param de inovar.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook