Zoom indica em Notebook

Conheça os processadores Intel Core i Ivy Bridge

A geração mais potente da família de processadores Intel Core i.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Com a tecnologia a todo vapor, a Intel trouxe a terceira geração de processadores Core i. Os processadores Intel Core i Ivy Bridge tem a seu favor a nanotecnologia e são considerados os primeiros microprocessadores do mundo fabricados no processo de 22nm (nanômetros), o que pode representar um ganho de desempenho de até 20%. Em comparação com o modelo da geração anterior chamado de Sandy Bridge, o processador mais novo é recheado de recursos como a nova aceleradora gráfica HD 4000, que irá dobrar a capacidade gráfica em 3D e a performance de processamento de vídeos em alta definição.

Terceira geração de processador Intel Core i Ivy BridgeO primeiro passo é identificar a diferença entre um processaor Sandy Bridge e um processador Intel Ivy Bridge. Você pode saber exatamente o que apresenta cada um dos novos processadores sem precisar ver as especificações deles. Por isso, uma maneira de identificar se é uma versão mais avançada é ver o número de modelo (model number) do processador que são aqueles quatro dígitos que identificam as especificações do processador logo após de Core i3 / i5 / i7 que representam a linha do chip. Como no exemplo (Core i7-3520), se ele for de terceira geração, ou seja, um Ivy Bridge vai começar com o número 3. Se começar com "2" trata-se de um Sandy Bridge, logo um modelo mais antigo.

No segundo momento, é preciso saber como funcionam as tecnologias de cada um e seus benefícios. A terceira geração da família Core é o primeiro produto que usa essa nova tecnologia de manufatura de 22 nanômetros (o Sandy Bridge usava os de 32 nanômetros), o que pode representar uma economia de energia de 50%. A segunda geração da família Core já havia apresentado recursos como a computação inteligente com a arquitetura de 32 nanômetros e o Turbo Boost, que desliga partes do processador quando não está em uso. Já os processadores Intel Core i Ivy Bridge ampliaram essa inovação e trouxeram tecnologias antifurto, mais proteção ao guardar dados no computador e ao transmiti-los pela internet.

Outras novidades do Ivy Bridge também podem ser encontradas no processador Intel Core i5 Ivy Bridge. Além do Turbo Boost, ele se destaca pelo Intel Quick Sync Video que se encarrega de acelerar o desempenho da edição, gravação e compartilhamento de vídeos, e pela tecnologia Intel Wireless Display que permite a realização de streaming (transmissão) sem fio do conteúdo para a TV de alta definição. Um ganho considerável em relação ao notebook Intel Core i5 Sandy Bridge.

Já o Intel Core i7 Ivy Bridge também tem as mesmas funções que o i5, mas se diferencia pela tecnologia Intel InTru 3D que possibilita jogar, assistir a filmes em 3D com reprodução em Blu-ray estéreo 3D, com imagens de altíssima definição (Full HD) de 1080 pixels, o que não era possível no notebook Intel Core i7 Sandy Bridge.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook