Dell XPS 13 de 2020 vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica

Veja a análise da ficha técnica do modelo mais básico da linha XPS 13, que tem processador Intel Core i5 e 8 GB de RAM.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Os ultrabooks são aparelhos bem finos e leves, voltados para os consumidores que buscam boa portabilidade nos notebooks. Esses aparelhos estão ganhando mais relevância no mercado e a Dell é uma das empresas que está investindo em entregar opções que atendam esses requisitos, como é o caso do Dell XPS 13 de 2020.

A linha XPS já é conhecida, mas agora ela está mais “enxuta” e chega com um hardware moderno e potente, mesmo nos modelos mais básicos. O modelo mais básico da linha tem processador Intel Core i5 de décima geração, tela Full HD com bordas bem finas e uma construção robusta, tudo isso sem perder a elegância da linha. O preço, no entanto, é salgado e começa em R$ 9 mil.

O Zoom preparou uma análise completa da ficha técnica deste aparelho para te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir no novo notebook da Dell. Confira, abaixo.

Leia também: Melhor notebook custo-benefício em 2020: 10 modelos para comprar

O Dell XPS 13 é fino, compacto e tem design premium. (Foto: Divulgação/Dell)
O Dell XPS 13 é fino, compacto e tem design premium. (Foto: Divulgação/Dell)

Ficha técnica completa do Dell XPS 13 (2020):

  • Tamanho da tela: 13,4 polegadas
  • Resolução da tela: 1920 x 1200 (Full HD+)
  • Processador: Intel Core i5 1065G1 (décima geração)
  • Velocidade do processador: até 3,6 GHz
  • Núcleos do processador: 4 (quad-core)
  • Memória RAM: 8 GB DDR4 com 3733 MHz
  • Armazenamento: SSD NVMe de 512 GB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620
  • Bateria: 52 Wh
  • Portas USB: 2x Thunderbolt 3 tipo C com fornecimento de energia e DisplayPort
  • Portas de vídeo: 2x Display Port integradas à conexão Thunderbolt 3
  • Portas de áudio: Combo de fone e microfone
  • Portas de rede: Não
  • Entrada para cartão SD: Sim
  • Conexões sem fio: Wi-Fi 6 (802.11 ax) e Bluetooth 5.1
  • Teclado retroiluminado: Sim
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 296 x 199 x 14.8 mm
  • Peso: 1,2 quilo
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design

Boa construção alinhada a um modelo compacto e leve

A linha XPS tem como objetivo unir design elegante a um notebook bem compacto, que pode ser facilmente levado para qualquer lugar. O XPS 13 segue a risca essa filosofia, pois tem um acabamento externo liso, sem nenhum detalhe além da logo da empresa no centro. Esse modelo é vendido na cor prata, mas internamente o preto é predominante, com detalhes em fibra de carbono na parte de apoio dos pulsos.

Design do XPS 13. (Foto: Divulgação/Dell)
Design do XPS 13. (Foto: Divulgação/Dell)

Toda a construção desse aparelho é feita em alumínio, enquanto todos os componentes que são de plástico vem de matéria-prima reciclada. O XPS 13 é leve e pesa apenas 1,2 quilo, então ao colocá-lo na mochila o usuário até esquece depois de um tempo que está carregando um notebook. Ele é um modelo com boa durabilidade, pois seu chassi tem revestimento resistente a raios UV, manchas, amarelamentos e marcas.

A Dell destaca a maciez do seu teclado, além de parte do chassi onde o usuário apoia o pulso ser de fibra de vidro, para oferecer mais resistência e ergonomia. As teclas possuem um bom tamanho, mas ele tem padrão americano e não conta com o teclado numérico dedicado, então no começo pode ser um pouco difícil para alguns se acostumar com a posição de algumas teclas.

As teclas do XPS 13 são grandes e possuem um bom espaçamento. (Foto: Divulgação/Dell)
As teclas do XPS 13 são grandes e possuem um bom espaçamento. (Foto: Divulgação/Dell)

O touchpad também é maior que os modelos convencionais, mas não possui nenhum recurso diferenciado. Nas laterais do notebook encontramos todas as portas e conexões, que não são muitas.

O notebook tem duas conexões Thunderbolt 3 com fornecimento de energia e Display Port, um combo de áudio (fone e microfone) e leitor de cartão de memória. Entre as conexões sem fio ele possui o Wi-Fi 2x2 com placa de rede Killer 6 AX1650 e Bluetooth 5.0.

Tela

O XPS 13 tem tela Full HD com bom aproveitamento das bordas.

O XPS 13 tem tela Full HD com bordas bem finas. (Foto: Divulgação/Dell)
O XPS 13 tem tela Full HD com bordas bem finas. (Foto: Divulgação/Dell)

O número 13 do nome é justamente pelo tamanho dela, que é de 13 polegadas e tem bordas bem finas, chamada pela empresa de “borda infinita”. Isso ajuda o aparelho a oferecer uma experiência maior de imersão ao usuário, além de diminuir o tamanho do notebook. A Dell faz questão de destacar que apesar das 13 polegadas, ele possui o tamanho de um aparelho com tela de 11 polegadas.

O XPS 13 tem resolução Full HD+ e cobre 100% do espectro de cores sRGB, por isso é um ótimo aparelho para designers, editores e outros profissionais que precisam de uma fidelidade de cores maior.

Desempenho geral

Processador de 10ª geração voltado para tarefas leves

Esse modelo do XPS 13 é voltado para tarefas mais leves. (Foto: Divulgação/Dell)
Esse modelo do XPS 13 é voltado para tarefas mais leves. (Foto: Divulgação/Dell)

Esse notebook usa o processador Intel Core i5 1035G1, um processador de décima geração com quatro núcleos e 1 GHz de clock base, mas alcança até 3,60 GHz com a tecnologia turbo da fabricante. O modelo é voltado para tarefas básicas, como o uso do pacote Office, navegação na Internet, consumo de entretenimento em vídeo, programação entre outras. Programas de edição de fotos, vídeos e modelagem 3D até rodam em nível amador, mas não é o indicado para ele.

A memória RAM é de 8 GB, com módulo de 3733 MHz. É uma quantidade suficiente para o uso que ele é indicado, mas ela pode facilmente chegar ao seu limite dependendo do programa que o usuário estiver tentando executar. O lado negativo deste aparelho é que não é possível fazer o upgrade desse componente por conta própria, então se o usuário não comprar a versão de 16 GB já de fábrica, ficará a mercê dos 8 GB.

O XPS 13 é um notebook compacto e pode ser usado em qualquer lugar. (Foto: Divulgação/Dell)
O XPS 13 é um notebook compacto e pode ser usado em qualquer lugar. (Foto: Divulgação/Dell)

O XPS 13 usa um SSD M.2 modelo NVMe de 512 GB para armazenamento interno, então o usuário não terá problemas com desempenho, afinal esse SSD é o mais rápido da sua categoria. No entanto, o espaço livre pode ser pouco para algumas pessoas, e a Dell não informa se é possível trocar essa peça por outra com mais armazenamento.

Se você tem planos de trocar esse SSD, recomendamos que entre em contato com a fabricante antes de comprar o aparelho para confirmar a possibilidade.

Desempenho em jogos

O XPS 13 não tem placa de vídeo dedicada

O XPS 13 usa a placa de vídeo Intel UHD Graphics 620, um modelo integrado que é bem básico e faz parte da ficha técnica de muitos notebooks intermediários de entrada.

A GPU não é indicada para rodar programas e jogos pesados, mas ainda é possível ter um desempenho aceitável em títulos mais leves como League of Legends, The Sims 4 e outros que não precisam de uma placa avançada para rodar em configuração baixa.

Bateria

Até 12 horas de autonomia em uso moderado

A Dell promete até 8 horas de autonomia em streaming de vídeos. (Foto: Divulgação/Dell)
A Dell promete até 8 horas de autonomia em streaming de vídeos. (Foto: Divulgação/Dell)

Esse notebook tem uma bateria de quatro células com 52Wh de consumo. A Dell promete até 12 horas em uso moderado, usando apenas aplicativos leves como editores de texto ou mesmo navegação na internet.

Caso o uso seja para streaming de vídeo, essa autonomia cai para pouco mais de 8 horas, o que ainda é uma excelente duração, considerando que muitos modelos mal conseguem chegar à 6 horas por carga.

Preço no Brasil

Um notebook caro por tudo que oferece

Apesar de ter uma boa ficha técnica, o preço deste modelo do XPS 13 assusta. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 8.999, valor que é muito alto por todos os benefícios que o aparelho entrega. A principal dele é oferecer uma configuração bacana em um modelo compacto, leve e com boa construção, mas o consumidor acaba pagando caro por isso.

Se tamanho e peso não são prioridades nos seus critérios de escolha, pelo mesmo valor você conseguirá investir em modelos de alto desempenho, como é o caso Acer Predator 300, que tem processador i7 de nona geração, placa de vídeo RTX 2060 entre outras características.

Conclusão

Vale a pena comprar o Dell XP3 13 (2020)?

A Dell trabalha em uma combinação de boa portabilidade e ficha técnica balanceada para o XPS 13. É indiscutível que ele tem uma boa construção e consegue “espremer” o máximo de espaços desnecessários, por isso é um notebook leve, compacto e que ainda oferece vários recursos excelentes.

Para o usuário que está cansado de carregar aparelhos grandes e pesados, mas ainda deseja ter um bom desempenho em tarefas mais leves, esse modelo é uma boa opção de compra.

No entanto, o seu preço aqui no Brasil é bem alto e acaba sendo desanimador para alguns, pois como dissemos no tópico anterior, é possível achar modelos com configurações bem superiores pelo mesmo valor.

Encontre as melhores ofertas do XPS 13 aqui no Zoom.

Leia também: