Discord: o que é, como criar conta e como usar

O Discord é uma ferramenta completa para gamers e outras pessoas que queiram um ambiente inteligente para interação

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Já ouviu falar no Discord, um aplicativo que permite acesso a um chat por texto, vídeo e áudio? Pois saiba que ele é cada vez mais popular para promover a união de uma comunidade bastante engajada na internet: os gamers! Diante do evidente sucesso e ótimos recursos, o software passou a ser usada frequentemente por todos os perfis de usuários, principalmente para quem busca uma boa experiência de bate-papo entre amigos, grupos de trabalho e outros.

Quer saber mais detalhes sobre o Discord e como ele possui diferenciais intuitivos e interessantes? Então dê um Zoom neste conteúdo e saiba maiores detalhes sobre como criar a sua conta e, claro, usar os principais recursos.

E, se você é da comunidade gamer, talvez se interesse por alguma destas listas:

O que é Discord?

O Discord foi lançado em 2015 e era focado primeiramente para a comunidade gamer (Fonte: Reprodução/ Internet)
O Discord foi lançado em 2015 e era focado primeiramente para a comunidade gamer (Fonte: Reprodução/ Internet)

O primeiro passo é que você compreenda o que é realmente o Discord, pois assim será muito mais fácil usar seus principais recursos e compreender sua proposta de uso. O app foi lançado em 2015 com principal foco em atender a comunidade gamer. Entretanto, com o passar do tempo a ferramenta passou por alguns aprimoramentos, permitindo um público mais amplo. Como resultado, ele é considerado um excelente aplicativo de mensagens, tanto para envio de vídeos, áudios e textos.

Plataformas onde o Discord é disponibilizado

A variedade de plataformas que o Discord está disponível é um dos motivos para que ele ganhasse cada vez mais popularidade. Ele pode ser usado como um app nativo para acesso em seu notebook com versões para Windows, Linux e também macOS.

Já para dispositivos móveis, ele pode ser tranquilamente usado em iPhone e iPad e dispositivos com sistema operacional Android. Quem preferir, ainda pode usar uma versão web (discord.com/app) – essa versão pode ser acessada em diferentes dispositivos também como, celulares, tablets e notebooks gamers e PCs convencionais!

Saiba como funciona

O Discord pode ser comparado a uma espécie de fórum, onde são encontradas inúmeras comunidades online. Além disso, os usuários podem usufruir de diversos recursos e características que dinamizam seu uso.

A organização de servidores é um dos maiores diferenciais do Discord (Fonte: Reprodução / Internet)
A organização de servidores é um dos maiores diferenciais do Discord (Fonte: Reprodução / Internet)
  • Servidores: Um grande diferencial é que as comunidades existentes no Discord são todas organizadas em servidores. Aliás, você pode criar seu próprio servidor gratuitamente e ainda determinar os níveis de acesso de outros usuários da maneira que preferir, bem como deixá-lo privado. Em geral, um único servidor do Discord pode organizar cerca de 250 usuários e mais um administrador.
  • Chats: Logo que você cria o seu servidor (ou ingressa em um) poderá contar com canais básicos e que tornam o aplicativo simples de ser usado. Entre esses recursos está o canal de textos (General). Por meio dele, é possível estabelecer uma conversa com outros usuários que pertençam à comunidade em questão. Além disso, o administrador poderá optar por criar até quatro canais de textos, que poderão ser organizados por temas.
É possível organizar os cargos para cada usuário no Discord (Fonte: Reprodução / Internet)
É possível organizar os cargos para cada usuário no Discord (Fonte: Reprodução / Internet)
  • Cargos de servidor: Assim como o canal de texto, os usuários também podem ser organizados – nesse caso, podem ser indicados cargos para cada um. Cada cargo pode ter uma identificação por cor e as permissões também podem ser configuradas conforme sua necessidade.

Organize os servidores em pastas

Desde 2019, o Discord liberou a função de organizar os servidores por meio de pastas. O processo é extremamente simples, sendo que basta apenas arrastar os ícones e manter suas comunidades devidamente separadas. Você pode organizar por jogos, categorias, amigos, grupos de trabalho e outros.

A organização no Discord é bastante intuitiva (Fonte: Reprodução/ Internet)
A organização no Discord é bastante intuitiva (Fonte: Reprodução/ Internet)

Além disso, quando você for realizar a criação de uma pasta e de cargos, será possível alterar sua cor e também nome. O perfil de organização e a dinâmica usada podem variar de acordo com a necessidade ou objetivo de cada usuário.

O Discord bots é um diferencial

Um dos principais diferenciais do Discord é a possibilidade de se utilizar bots. Isso é possível justamente por conta da API aberta da aplicação, o que facilita bastante a vida de desenvolvedores que queiram ampliar os recursos da ferramenta. Para contextualizar, o Discord bots são pequenos programas que ajudam a incluir funções para o servidor e ainda permitir que algumas tarefas sejam automatizadas.

Uma boa parcela dos bots no Discord é dedicado principalmente para fins de entretenimento, ou seja, fazer a inclusão de jogos, usar o bot de música Discord, incluir emojis e memes e uma série de outras possibilidades. Por outro lado, há também o Discord bot list que ajuda a potencializar a experiência do app.

Sugestões de listas de bots

Para selecionar listas do Discord Bots, levamos em consideração as mais populares e que agreguem facilidade de uma maneira geral:

Loritta Morenitta é uma das listas mais populares no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)
Loritta Morenitta é uma das listas mais populares no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)

Um das listas mais populares de todas. Ela foi criada aqui no Brasil e consegue suportar uma boa gama de idiomas. As funções para entretenimento permitem comandos bem divertidos e ainda memes prontos para serem usados sem moderação! Tudo isso somado a funções sociais, reputação, recursos para personalização e muitos mais.

O Groovy é um dos melhores bot de música Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)
O Groovy é um dos melhores bot de música Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)

Um dos melhores bot de música Discord. Ele é bastante estável e conta com recursos fáceis para uma configuração personalizada. Além disso, apresenta um bom suporte para diferentes sites e também fontes de músicas.

Dark Memer é ideal para quem busca entretenimento e boas funcionalidades (Fonte: Reprodução/ Internet)
Dark Memer é ideal para quem busca entretenimento e boas funcionalidades (Fonte: Reprodução/ Internet)

Já quem quer mesmo contar com muitos memes e moedas virtuais, poderá aproveitar ao máximo esse Discord Bot. É um programa de pequeno porte que aposta bastante no bom humor. Além disso, ele dispõe de um sistema de moedas virtuais que ajudam a tornar a interação no servidor mais envolvente.

O Probot conta com ótimos recursos para moderação dos servidores no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)
O Probot conta com ótimos recursos para moderação dos servidores no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)

Um excelente bot de boas-vindas do Discord e que ainda permite o uso de ferramentas bem úteis para uma melhor moderação dos servidores. Além disso, é bem interessante para acompanhar não somente os registros como também estatísticas do servidor.

Os controles de notificações do Discord

Sabe aquela enorme quantidade de notificações que ficam apitando no seu celular ou outros dispositivos? Para algumas pessoas isso pode ser motivo suficiente para se sentir realmente incomodado (para não dizer a beira de enlouquecer). A boa notícia é que o Discord dispõe de funções que ajudam a lidar com isso, principalmente porque receber notificações de todos os servidores que você participe pode tornar a sua rotina um caos.

Para tanto, é possível estabelecer critérios de relevância e controlar as notificações de maneira inteligente. Você pode, por exemplo, segmentar por servidor, usuários ou canais. Quem determina o que é ou não prioridade é sempre o usuário.

Crie a sua conta

Criar uma conta no Discord é algo bastante simples e que nem mesmo exigirá tanto tempo para ser finalizada. Confira quais os passos necessários para ingressar oficialmente na ferramenta. O passo a passo abaixo é válido tanto pelo do Discord web como também Discord download (para seu dispositivo móvel):

  • Acesse o Discord por meio do seu navegador ou instale o aplicativo em seu dispositivo móvel;
  • Selecione a opção “Entrar” na parte superior da tela. Em seguida, na tela para login no Discord, clique na opção “Registre-se”;
  • Inclua a sua data de nascimento;
Insira a data de nascimento no campo solicitado (Fonte: Reprodução/ Internet)
Insira a data de nascimento no campo solicitado (Fonte: Reprodução/ Internet)
  • Pronto! Sua conta já está criada. Nesse momento você já poderá criar seu próprio servidor ou optar pelos modelos padrão disponibilizados pela ferramenta;
Crie seu primeiro servidor no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)
Crie seu primeiro servidor no Discord (Fonte: Reprodução/ Internet)

Se por acaso você quiser mudar dados em seu formulário de cadastro, basta selecionar a engrenagem no menu lateral (configurações do usuário).