Lenovo IdeaPad L340 é bom? Analisamos o notebook gamer com GTX 1050

Confira a análise do notebook gamer da Lenovo nos quesitos design, tela, desempenho, bateria e recursos extras.

Lenovo IdeaPad L340 é bom? Analisamos o notebook gamer com GTX 1050
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Lenovo IdeaPad L340 é um notebook gamer de entrada recomendado para rodar jogos simples, como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Overwatch, The Sims 4, entre outros. Esse modelo é equipado com a placa de vídeo GTX 1050 de 3 GB, que consegue até mesmo executar jogos mais recentes em configurações gráficas no médio ou baixo.

O laptop para jogos é leve e tem tamanho tamanho que os principais concorrentes. As teclas e touchpad têm boa qualidade, mas ainda é recomendado usar mouse e teclado externos para jogar. Neste artigo, o Zoom analisou a ficha técnica do modelo com processador Intel Core i5 e conta os detalhes de design, tela e desempenho.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Tela e design

Esse notebook gamer de entrada tem um estilo minimalista e parece bastante com o S145 da Lenovo, com a diferença de ser um pouco menor. O acabamento da tampa simula um aço escovado, no entanto a estrutura é totalmente de plástico. Existem alguns detalhes em azul que quebram a monocromia da cor cinza e garantem um estilo estilo “gamer” para o aparelho.

Lenovo IdeaPad L340 tem acabamento em plástico que simula aço escovado. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Lenovo IdeaPad L340 tem acabamento em plástico que simula aço escovado. (Foto: Divulgação/Lenovo)

A tela é do IdeaPad L340 tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e tecnologia IPS, que aumenta bastante o ângulo de visão. A dobradiça está centralizada e apresenta uma leve flexibilidade. As bordas são finas, o que garante maior aproveitamento de espaço. Em comparação com outros notebooks gamer da mesma faixa de preço, o display do L340 entrega resultado aceitável.

Processador, memória RAM e armazenamento

O processador presente no notebook é o Intel Core i5 9300H, de nona geração. Ele tem um clock base de 2,40 GHz, que tem desempenho superior se comparado com processadores da série U. Nos games Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL) e FIFA20, a performance tem um nível que vai de boa para ótima.

O notebooks tem como padrão de fábrica 8 GB DDR4 de memória em apenas um slot de RAM. O upgrade da memória para 16 GB DDR4 só é possível caso você troque o único pente de memória presente na placa-mãe. Por conta disso, também não existe a possibilidade de dual-channel.

O HD é de 1 TB com 5400 RPM e tem um desempenho satisfatório. Quando você inicializar o laptop, depois de quase dois minutos, todos os programas são ligados no Windows 10. Apesar disso, o uso total do disco não causa lentidão exagerada na inicialização. De qualquer forma, é recomendado instalar um SSD para ter o melhor desempenho.

Lenovo IdeaPad L340 tem tela que abre até 180º. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Lenovo IdeaPad L340 tem tela que abre até 180º. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Bateria

Com o aparelho desplugado da tomada, a bateria, usada no modo econômico para trabalhos leves (editores de texto e navegação) com um nível de brilho baixo, pode durar em torno de 3 horas e meia.

Haverá uma redução de tempo para aproximadamente 2 horas e meia com o uso de programas que exigem mais processamento. O gamer que quiser ver o desempenho da bateria em um jogo mais exigente, como o GTA 5, verificará que a duração será menor que 1 hora.

Recursos extras

O teclado retroiluminado tem teclas de cor azul. O padrão é ABNT 2, ou seja, vem com o "ç" e os demais acentos usados na língua portuguesa. Você terá uma precisão e suavidade maior na digitação. Contudo, as teclas da região "W, A, S, D" têm um aquecimento específico nos momentos de jogos. O touchpad é básico e com sensibilidade baixa.

Não existem conexões no lado direito, somente a trava de segurança. No lado esquerdo, existe a conexão de rede, energia, HDMI, duas conexões USB 3.0, uma conexão USB C e uma conexão de áudio para fone e microfone. O áudio desse aparelho tem uma qualidade boa para graves, médios e agudos que não sofrem distorções em um volume alto.

O teclado do Lenovo IdeaPad L340 tem retroiluminação azul. (Foto: Divulgação/Lenovo)
O teclado do Lenovo IdeaPad L340 tem retroiluminação azul. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Veredito: vale a pena comprar o Lenovo IdeaPad L340?

O notebook pode ser uma opção interessante caso seja encontrado por menos de R$ 3,5 mil. Há outros modelos no mercado, como o Acer Aspire Nitro 5 e o Dell G3, que têm desempenho semelhante ou até melhor por uma faixa de preço semelhante ao Lenovo IdeaPad L340. O principal ponto negativo do modelo é a memória que trabalha somente em single channel. Essa limitação pode prejudicar muito a experiência dos jogadores a longo prazo.

Confira ofertas do Lenovo IdeaPad L340 no Zoom:

Leia também: